Ponto de Partida: Projeto da ASID Brasil quer conhecer melhor pessoas com deficiência no País

Foto em ambiente interno, com pessoas assistindo palestra. A pessoa em destaque usa camiseta com a frase: Juntos por uma sociedade inclusiva, ilustrando o Projeto da ASID Brasil, chamado Ponto de Partida.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, ilustrando o Projeto da ASID Brasil, chamado Ponto de Partida. Na foto aparecem quatro pessoas, assistindo uma palestra, com duas delas em destaque. À esquerda há uma pessoa de costas, em primeiro plano. Tem pele branca e cabelos curtos. Usa camiseta branca com uma frase. Texto: “Juntos por uma sociedade inclusiva. Em segundo plano, mulher de pele morena e cabelos presos em coque. Usa camiseta branca e calça preta. No canto superior esquerdo da foto, sobreposição da logo ASID Brasil e, no canto direito inferior, logo do Ponto de Partida. Créditos: Divulgação/ Assessoria de imprensa

Participe da Consulta Nacional Agentes da Inclusão, com direito a certificado, até 12 de dezembro

Consulta online é o ponto de partida do projeto da ASID Brasil, que fará um apanhado sobre tendências e percepções de pessoas com deficiência, familiares e pessoas relacionadas com a causa em todo o País

O ponto de partida para a mudança. É com esse lema que a ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças do Brasil) está realizando a Consulta Nacional Agentes da Inclusão para descobrir o que é realmente prioridade na vida da Pessoa com deficiência (PcD) em todo o país. Os dados obtidos por meio de formulário online ajudarão a definir caminhos e soluções para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Pessoas com deficiência (PcDs), familiares, amigos e pessoas próximas à causa são convidados a participar da pesquisa. 

A Consulta Nacional Agentes da Inclusão faz parte do Projeto Ponto de Partida, realizado pela ASID Brasil, e se divide em três pilares: compreender, compartilhar e acelerar novos projetos e inovações sociais com embasamento. Ao compilar dados e pesquisas pré-existentes no contexto de oportunidades de inclusão social da pessoa com deficiência no Brasil será possível entender o panorama socioeconômico do país, o que será o Ponto de Partida para gerar um relatório digital, acessível e replicável com foco na chamada para ação. 

“O Ponto de Partida é inspirado em outros projetos de mapeamento local, tanto da ASID como outros grandes institutos do setor e teses de impacto social. Após termos esses dados compilados, é preciso fazer uma validação com o público alvo por meio do compartilhamento dos relatórios e encontros de discussão coletiva, e a partir daí iniciar a articulação com os três setores encaminhando ações da ASID e oportunidade de parcerias”, explica Leonardo Mesquita, líder do Projeto e responsável pelo setor de Inovação Social e Redes da ASID Brasil.

Logotipo do projeto da ASID Brasil Ponto de Partida.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Com plano de fundo verde claro, sobreposição da logo do projeto, com o nome Ponto de Partida, na cor roxa. Da segunda letra “o”, saem três setas curvas, que se cruzam, nas cores amarela, laranja e azul. Na parte inferior aparece a informação: Um projeto ASID Brasil. Créditos: Divulgação

Escuta com beneficiários

Em 2020, famílias de pessoas com deficiência se cadastraram em uma campanha da ASID para doação de cestas básicas. Neste cadastro, a organização tentou compreender mais sobre o perfil dessas famílias. Entre as prioridades identificadas, as principais eram de um olhar mais atento para o setor público e a preparação de seus profissionais; educação; acesso a informações; e maior sensibilização da sociedade.

“O resultado dessa consulta de 2020 não é uma conclusão ou um censo. Porém, é um indicativo de que há, sim, pessoas em vulnerabilidade e são números relevantes a serem explorados. Mesmo fora de um contexto de vulnerabilidade social, percebemos que há grande parcela da população sem acesso a oportunidades de inclusão social. Por isso estamos agora fazendo essa consulta a nível nacional e não somente com beneficiários da ASID, o que chamamos de Ponto de Partida justamente por ser o início para chegarmos na ação”, conclui Leonardo Mesquita.

Bússola de oportunidades

Na consulta online, os participantes poderão responder com base em uma ‘bússola’ utilizada em encontros com beneficiários da ASID. Com escala de ‘0 a 3’, sendo que ‘0’ significa um cenário de total exclusão e ‘3’ de total inclusão de acesso a oportunidades. São questões como o grau de dificuldade em acessar serviços, benefícios e direitos, percepções sobre renda e escolaridade, serviços prioritários e urgentes, rotinas e redes de apoio. Ainda, é possível compartilhar ideias de soluções. O tempo para preenchimento da consulta é de aproximadamente cinco minutos.

A Consulta Nacional Agentes de Inclusão, que pode ser acessada até o dia 12 de dezembro, no link https://asidbrasil.org.br/ponto-partida  é dividida em três etapas:

  • Primeira Etapa: para dados pessoais e demográficos;
  • Segunda Etapa: para informações sobre inclusão social;
  • Terceira Etapa: sobre a política de utilização de dados e privacidade. 
Foto descontraída com cinco pessoas, três delas em primeiro plano, sendo que duas delas têm síndrome de Down.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida com cinco pessoas, sendo que três delas estão destacadas, em primeiro plano. À esquerda, uma jovem com trissomia 21 (síndrome de Down), pele parda, cabelos castanhos na altura dos ombros e camiseta branca. No centro, um jovem com trissomia 21, cabelos pretos e pele parda. Usa camiseta branca, faz pose com os braços cruzados e sorri. Ao lado está uma mulher de pele parda e cabelos longos cacheados. Está sorrindo e com a mão no ombro do jovem descrito anteriormente. Créditos: Reprodução/ ASID Brasil

Além de apoiar na construção de soluções inclusivas, os respondentes receberão de forma prioritária os resultados e análises da pesquisa, além de convites para participar de eventos virtuais da ASID Brasil de forma antecipada, sendo respeitados todos os protocolos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Organizações sociais que queiram apoiar a consulta poderão ter suas marcas vinculadas ao projeto.

Esse é apenas um ponto de partida, teremos uma grande jornada ainda pela frente. Nossos agentes da inclusão, os participantes dessa primeira campanha, irão nos apoiar na construção de soluções inovadoras ao longo do próximo ano. Irão receber de maneira prioritária os materiais e primeiras conclusões do projeto por e-mail ou acessando nosso site. Ainda, vamos organizar encontros coletivos para a discussão de ideias de soluções. Nossos agentes da inclusão terão um papel fundamental nessas definições. É o lema ‘Nada Sobre Nós Sem Nós, colocado em prática’. É importante ressaltar nossos cuidados com a proteção de dados. Estamos seguindo a LGPD e nenhum dado pessoal será publicado. Todas as nossas conclusões respeitarão a anonimidade dos respondentes”, complementa Mesquita, da ASID Brasil. 

Todos que participarem da pesquisa nacional receberão um certificado de Agente da Inclusão – ASID Brasil, que poderá ampliar a representatividade aos seus grupos, organizações e movimentos. Dúvidas sobre a pesquisa podem ser enviadas ao e-mail: leonardo@asidbrasil.org.br

Banner de divulgação da Consulta Nacional Agentes da Inclusão, com descrição detalhada na legenda, logo abaixo.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte oficial de divulgação do projeto, com plano de fundo verde claro. No topo, aparece o título: “Consulta Nacional Agentes da Inclusão”. Abaixo, ao lado da imagem de um megafone, está o link: asidbrasil.org.br/ponto-partida. No centro da arte aparece o seguinte depoimento, em texto: “Eu acredito que minha opinião importa para a construção de uma sociedade inclusiva!”. Representante da causa da pessoa com deficiência. No canto superior esquerdo da arte, sobreposição da logo do Ponto de Partida e, centralizado, no rodapé a logo ASID Brasil. Créditos: Divulgação/ Assessoria de imprensa

SOBRE A ASID BRASIL

A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. A ASID também possui reconhecimento a partir de prêmios de empreendedorismo social nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época,United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações nos ‘Links Úteis’, logo abaixo.

SERVIÇO:

Consulta Nacional Agentes de Inclusão – Projeto Ponto de Partida ASID Brasil

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais: