Deficiência intelectual no Outubro Rosa de 2020

Ginástica rítmica - Deficiência intelectual no Outubro rosa 2020

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia sobre Deficiência intelectual no Outubro Rosa com três jovens mulheres praticando ginástica rítmica. No momento da foto, dentro de um ginásio fechado, estão fazendo pose com os braços abertos e segurando fitas coloridas. No canto direito inferior há um laço rosa, símbolo da campanha de prevenção. Foto: Divulgação

Olímpiadas Especiais Brasil apresenta dicas de incentivo à prevenção do câncer de mama

Presente em nove estados brasileiros, a OEB assume também o papel de levar informação e qualidade de vida às suas atletas com deficiência intelectual no Outubro Rosa

No último ano, o Brasil registrou mais de 59 mil casos de câncer de mama e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2020 serão mais 66 mil  novos casos e a régua não para de subir.

As Olímpiadas Especiais Brasil , presente em nove estados brasileiros, somando 52 mil atletas cadastrados em oportunidades de treinamento e competição durante todo o ano, atenta à saúde de seus atletas, incentiva a prática do exame, repleto de cuidados desde o atendimento até o diagnóstico. 

Pela campanha Outubro Rosa, o movimento reúne dicas e orientações para equipe médica e familiares. A médica oncologista clínica e parceira da instituição, Melissa Meirelles, dá dicas de como realizar o exame e a prevenção em mulheres com deficiência intelectual.

“É importante a gente frisar o papel da família e da rede de saúde que atende essa mulher, porque muitas vezes ela não entende a necessidade ou o que precisa ser feito. Então, são eles que devem, também, assumir esse papel e estar atentos a isso”, destaca Melissa, que completa:

  • Redobrar o cuidado da família;
  • Ensinar o toque e a autoanálise para que a mulher identifique qualquer alteração, seja na cor, formato ou toque da mama;
  • No consultório ou ainda em casa, atenção ao explicar as etapas do exame, utilizando linguagens menos técnicas, se possíveis ilustrações, vídeos e demonstração;
  • Alertar a equipe de atendimento para que tenha maior cuidado e atenção ao explicar e manusear a paciente;
  • Permitir acompanhantes sempre que possível;
  • Explicar que haverá um desconforto nos exames, mas que será passageiro;
  • Caso a região fique dolorida, receitar e cuidar da mesma;
  • Manter a confiança para que ela retorne nos próximos anos;
Mulher segurando laço para o texto Deficiência intelectual no Outubro Rosa 2020
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia de baixo para cima mostra uma mulher branca segurando um grande laço que é o símbolo da campanha Outubro Rosa. Ela veste camiseta rosa claro, e está em área externa, sob um céu iluminado. Foto: Shutterstock

A parceira do projeto também destaca que a mulher com deficiência não tem um risco maior ou menor para o câncer:

“O que vemos é uma dificuldade em fazer o exame, a falta de conhecimento e que a infantilização do indivíduo aumenta esse risco porque você acaba afastando a pessoa do tratamento”, afirma.

Além da orientação para a parte médica, as Olímpiadas Especiais Brasil preparam uma conversa com suas atletas e famílias para ressaltar a importância dos exames preventivos.

Ginastica Ritmica OEB 1 Deficiência intelectual no Outubro Rosa de 2020
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Uma das atletas da OEB em apresentação de Ginástica Rítmica, segurando o aparelho chamado fita. Trata-se de uma vareta com uma longa fita fixada na ponta. Foto: Reprodução/ Divulgação

Olimpíadas Especiais Brasil

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F Kennedy. A organização internacional foi criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual através do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam com diversas modalidades esportivas e Programas, possuindo 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

A Special Olympics dá oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo competições em diferentes regiões do mundo. O programa conta com voluntários em treinamentos esportivos e competições, melhorando a vida das pessoas com deficiência intelectual e de todas as pessoas que os cercam.

Conheça mais sobre o Atletas Saudáveis , das Special Olympics, e outros programas de saúde, além das diversas atividades inclusivas para pessoas com deficiência intelectual através do esporte, nos links abaixo:

Website: https://specialolympics.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/OlimpiadasEspeciais

Instagram: https://www.instagram.com/olimpiadasespeciaisbrasil/

Twitter: https://twitter.com/olimpiadasespbr

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9x51S2n1KIfgnfarb2QvWA

Com informações da assessoria de imprensa.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário