Acessibilidade

Barra de ferramentas

Site Acessível: Descrição

O plugin “One Click Accessibility”  é uma barra de ferramentas de Acessibilidade com um único clique. Localizado no ícone de cadeira de rodas à esquerda superior da tela, a ferramenta visa tornar a web mais inclusiva, facilitando a navegabilidade do site para pessoas com deficiências.

Embora a maioria das questões relacionadas à acessibilidade não possa ser resolvida sem alterar diretamente o conteúdo, essa ferramenta geralmente oferece uma série de recursos que podem ser ativados ou desativados com apenas um clique. Confira abaixo como utilizar os recursos.

Barra de Ferramentas: Recursos de navegação

1. Aumentar/diminuir o texto: O redimensionamento inteligente permite ampliar o tamanho da fonte para facilitar a leitura em qualquer dispositivo.

2. Escala de cinza: Este recurso converte a exibição de cores do site para tons de cinza. Isso pode ser útil para usuárias(os) com certos tipos de daltonismo ou sensibilidade à cor.

3. Contraste negativo: Este recurso inverte as cores do site, transformando texto claro em escuro e vice-versa. Isso facilita a leitura para algumas pessoas com baixa visão.

4. Alto contraste: Este recurso aumenta o contraste entre o texto e o fundo, tornando o texto mais fácil de ler.

5. Fundo claro: Este recurso altera o fundo do site para uma cor clara, o que pode facilitar a leitura para algumas pessoas.

6. Sublinhado de links: Este recurso adiciona um sublinhado a todos os links do site, tornando-os mais visíveis.

7. Fonte legível: Este recurso altera a fonte do site para uma que seja mais fácil de ler em qualquer tela ou dispositivo.

Imagem do recurso Barra de Ferramentas de Acessibilidade Digital acionada na página inicial do site Jornalista Inclusivo.
Descrição alternativa #PraGeralVer: Captura de tela da Barra de Ferramentas de Acessibilidade Digital ativada na página inicial do site "Jornalista Inclusivo". No topo, o nome "Jornalista Inclusivo" é exibido. A barra possui o título "Site Acessível", próximo ao ícone de cadeira de rodas. Em seguida, são apresentadas as opções já descritas.

Página de Ajuda: Recursos de Acessibilidade

1. Ativar pular para o conteúdo: Este recurso permite que usuárias(os) pulem diretamente para o conteúdo principal do site, ignorando outros elementos da página, como menus, cabeçalhos e ícones de redes sociais.

2. Adicionar destaque de foco para elementos focáveis: Este recurso adiciona um destaque visual aos elementos que podem receber foco, como links e botões, tornando-os mais visíveis.

3. Remover o atributo de destino de links: Este recurso remove o atributo “target” dos links, impedindo que eles abram em uma nova janela ou guia.

4. Adicionar funções de marco a todos os links: Este recurso adiciona funções ARIA aos links, melhorando a acessibilidade para usuárias(os) de tecnologias assistivas.

5. Mapa do Site / Feedback / Página de Ajuda:

5.1. Mapa do Site: O Sitemap, ou mapa do site, é uma lista de todas as páginas do site. Ele ajuda usuárias(os) a entenderem a estrutura do site e a encontrarem rapidamente o que estão procurando. 

5.2. Feedback: Este recurso permite que usuárias(os) forneçam feedback sobre o site. Isso pode incluir relatar problemas, sugerir melhorias ou elogiar o que gostam no site.

5.3. Página de Ajuda: Este recurso leva usuárias(os) para uma seção do site onde podem encontrar respostas para perguntas comuns, tutoriais e outras informações úteis.

Esses recursos são projetados para melhorar a experiência do usuário e tornar o site mais acessível e fácil de usar. 

Contribuições

Quer contribuir para a Acessibilidade do site Jornalista Inclusivo, enviar sugestões ou correções? Fique a vontade para enviar as suas solicitações.

Além disso, se tiver qualquer dúvida, apontar algum erro ou observação, por favor, basta acessar o Formulário de Contato

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse a página Sobre o Site.