Jornalismo Inclusivo

Acessibilidade e Inclusão em Notícias

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão redondo flutuante, na lateral esquerda. Para a tradução em Libras, acione a Maya, tradutora virtual da Hand Talk, no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima ↗ utilize o player de narração abaixo.

Jornalista Inclusivo é um site de notícias acessível para todas e todos, com conteúdo sobre acessibilidade e inclusão sob a perspectiva da pessoa com deficiência (PcD), distribuído em notícias, entrevistas e artigos

Trabalho de jornalismo inclusivo e independente, tem linha editorial focada no protagonismo e representatividade PcD, com pautas sobre direitos, mercado de trabalho, saúde, educação e cultura, entre outras. 

O projeto foi criado em 2017, compartilhando conteúdo nas redes sociais e artigos em diversos blogs, com textos assinados pelo jornalista Rafael Ferraz, sobre a sua experiência na tetraplegia.

Em 2020 foi lançado o site Jornalista Inclusivo, com a participação de parceiras e parceiros em diferentes áreas. Com o site também foi lançado o RodaCast – Canal de podcast do Dôdi, e a videocoluna Mau Exemplo de Superação, assinada pelo Paulo Fabião

Em 2022 foi ao ar a newsletter Jornalismo Inclusivo em Notícias, projeto mentorado pela Abraji, no programa Acelerando a Transformação Digital, em parceria com o Meta Journalism Project e o International Center for Journalists (ICFJ). 

Assine a newsletter para receber nosso conteúdo: inclusivo.substack.com ↗

O Jornalista Inclusivo conta com importantes empresas parceiras:

> Hand Talk, plugin que torna o site acessível em Libras com tradutora virtual;

> EqualWeb Brasil, solução líder mundial em acessibilidade digital;

> Audima, player que transforma o conteúdo do site em áudio;

> Cria Corpo Soluções Cibernéticas ↗, serviços de desenvolvimento e TI.

Seguimos buscando melhorias para entregar um conteúdo de qualidade a todas e todos.

Críticas e sugestões? Entre em contato.

Na era da informação, a invisibilidade é equivalente a morte.

Zygmunt Bauman (1925 - 2017)
Ilustração em círculo, com plano de fundo azul e o avatar do editor Rafael Ferraz Carpi.

Rafael Ferraz

Jornalismo Inclusivo

Comunicador Social desde 2006, formado em Jornalismo pela Faculdade Prudente de Moraes (FPM). Trabalha com jornalismo inclusivo e consultoria em acessibilidade e inclusão. Foi repórter na Rádio Convenção AM 670, jornais Periscópio e Folha da Cidade. Foi assessor de imprensa na Sigma Six Comunicação e na Refresh Brazil. Executivo de contas nas revistas Feed&Food e Cães&Gatos. Fotógrafo nos navios Sky Wonder (Pullmantur Cruises), Costa Mágica e Costa Romântica (Costa Crociere). É tetraplégico e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência.

Imagem em círculo, com fundo azul, do avatar do Dôdi. Um homem branco com cabelos loiros.

Dôdi

Podcaster

Douglas “Dôdi” Jericó é formado em Processamento de dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. IT Specialist na Kyndryl/IBM Brasil, é músico, cantor e compositor com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming. Dôdi está tetraplégico desde 2009, é palestrante e responsável pelos podcasts no canal RodaCast.

 
Acatar do rosto do Diego, sobre fundo azul.

Carlos Diego

Tecnologia da Informação

Cientista Social (FFLCH) e MBA em Governança de TI em Sustentabilidade (LASSU/POLI) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (UNESP/PROFÁGUA). Membro Especialista da plataforma Harmony with Nature da Organização das Nações Unidas (ONU). Atua como diretor do Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas, Guardião do Kernel na Porto Rural, curador da Baia Hacker Space, redator na PachaMen e executivo na Cria Corpo.

Colunistas que estão ou já passaram por aqui:

Drª. Viviane Guimarães
Drª. Viviane Guimarães

Advogada especialista em Direito da Saúde, da Pessoa com Deficiência, Bioética e Biodireito. É Secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da PcD na OAB/PE; conselheira titular da OAB/PE no Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da PcD de PE (CONED); coordenadora do Comitê de Crise para Defesa dos Direitos da PcD para o enfrentamento do Covid-19 em PE; Membro do Instituto de Juristas Brasileiras (IJB) de PE; e conselheira fiscal da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Estado (AAPREV).

Todas
Carol Nunes
Carol Nunes

Formada em Fisioterapia pela Unesp, Ana Carolina Navarro Nunes tem especialização Neurofuncional com enfoque Neuropediatrico. É coordenadora do setor Neurofuncional da clínica Fisiocenter, em Itu (SP), onde também atende como Fisioterapeuta. Aqui no site Jornalista Inclusivo ela é responsável pelo espaço "Sem Filtro & Com Afeto".

Todas
Daniela Rorato

Daniela Rorato

Mãe do Guto, empreendedora social e gestora da Soluções Inclusivas (@sejainclusive ↗). Ativista em defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcDs), é especializada em políticas públicas para as PcDs e já trabalhou na assessoria da Frente Parlamentar em Defesa das PcDs do Estado de Pernambuco. Foi Vice-Presidente fundadora da ONG AMAR e já recebeu prêmios pelo trabalho em prol dessas pessoas em Pernambuco, como a Medalha do Mérito Heroínas do Tejucupapo, a mais alta comenda do estado de Pernambuco, na categoria Ação Social, e o Prêmio Tacaruna Mulher. Criou o projeto “mãelitante” onde busca, através da sororidade, ajudar e unir mães de crianças com deficiência.

Todas
Murilo Pereira

Murilo Pereira

O Jornalista Murilo Pereira dos Santos é Paratleta pela categoria BC1 de Bocha Paralímpica Ituana. Ele é editor do "Prosa de Gol" (@prosadegol), nas redes sociais, e da página "Sem Barreiras" (@_sem_barreiras), esta última oriunda do seu blog, que também dá nome a sua coluna aqui no site Jornalista Inclusivo, sobre paradesporto e outras questões relacionadas a paralisia cerebral, acessibilidade e inclusão.

Todas