fbpx

História do site & Equipe

Primeiramente, para entender sobre o site é importante esclarecer que o Jornalista Inclusivo tem compromisso com a verdade, e por isso propõe informações de fontes seguras e fidedignas para todas as pessoas, em defesa dos direitos e causa da Pessoa com deficiência. 

Os autores dos conteúdos são profissionais de diferentes áreas, parceiros fixos e convidados, engajados e também comprometidos com a causa da Pessoa com deficiência. São parceiros que atuam em harmonia com a pluralidade, em prol do bem-estar coletivo, pela diversidade e, sem qualquer distinção.

Jornalismo Inclusivo vai além do necessário “apontar de dedos” para nomenclaturas moralmente, socialmente, e humanamente aceitas e corretas. A busca é pela representatividade, desmistificação, equidade, protagonismo e justo espaço dessa parcela da sociedade.

ACESSIBILIDADE & INCLUSÃO ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO É O VERDADEIRO SENTIDO DE DEMOCRATIZAR:

É evidenciar que toda pessoa é única, com direitos que vão do lazer à saúde, passando pelo trabalho, reabilitação, justiça,  matrimônio. Logo, é preciso cobrar, saber onde procurar, e de quem cobrar, para fazê-los valer. 

E quando esbarramos em incertezas, precisamos ter a certeza de quem, quando, onde e como denunciar. Pois acreditamos que onde existe o respeito à informação, a concretização de acessibilidade e inclusão é consequência.

Da forma que cada um preferir (com podcasts, vídeos, artigos, posts de redes sociais, E-books, E-mails), e com acessibilidade (player de narração, tradução em LIBRAS, descrição de imagens) queremos aproximar essas realidades que não devem ser comparadas ou diferenciadas. Tampouco negligenciadas, desassociadas ou discriminadas ‘como maioria ou como minoria’.

Para falar sobre o site, é justo citar um dos mais notáveis analistas de temas contemporâneos, um grande pensador da modernidade, o sociólogo, filósofo e professor emérito polonês, Zygmunt Bauman (que aos 90 anos, em 2016, já criticava o novo tipo de amizade de Facebook), que disse:

NA ERA DA INFORMAÇÃO, A INVISIBILIDADE É EQUIVALENTE A MORTE.

Zygmunt Bauman (19 de novembro de 1925 – 9 de janeiro de 2017)

Eis que esse pensamento se encaixa no atual panorama da Pós Modernidade. Afinal, em plena Terceira Revolução Industrial, quem não se adaptar aos novos padrões de trabalho será mais uma vítima do desemprego.

E essa realidade é ainda mais inflexível se você é uma pessoa com deficiência física, sensorial ou intelectual. Pois mesmo diante a Lei de Cotas (Lei nº 8213/91), existe, ainda, um desesperador e injusto abismo entre formação acadêmica e emprego equivalente a tal.

MAS QUEM É ESSE JORNALISTA?

Desconhecido, sou um leitor, crítico, eterno músico e fotógrafo, formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo (2002/2006), em Itu (SP).

Trabalhei na área desde o primeiro ano de faculdade. Me formei, zarpei para trabalhar como fotógrafo em navios de cruzeiro e, mesmo que bastante jovem, passei por diversas áreas da profissão.

Fiz estágio em rádio em AM e revistas de nicho, fui repórter nas ruas, cobri delegacias, câmara de vereadores, e prefeitura, além de articulista, assessor de imprensa e produtor de conteúdo web.

Este que vos escreve sobre o site, Rafael Ferraz Carpi, sabe que a inclusão só é real onde a acessibilidade‘é aplicada, e em todas as formas – atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.

Unindo o útil ao agradável – formação acadêmica e condição física – criei a página Jornalista Inclusivo, no Facebook , em 2017. Agora, com apoio de parceiros que confiam neste projeto, a ideia de levar informações às pessoas com deficiência tomou tamanho e ganhou canal próprio.

No início, a busca era por informações sobre nossos diretos, legislação, tratamentos, novidades e grupos on-line. Depois, com alma de jornalista, o anseio foi pelo compartilhamento dos resultados obtidos nessa incessante busca.

E POR QUE JORNALISTA INCLUSIVO?

Depois de ficar tetraplégico, em 2011, percebei nas redes sociais como é grande a busca por informações sobre os direitos da pessoa com deficiência, tratamentos e reabilitação, lazer inclusivo, turismo adaptado e mercado de trabalho, entre outros.

Trabalhando como freelancer e colaborador de outros sites, sempre atento, portanto, às novas informações, senti que era hora de encarar o desafio profissional e pessoal de criar o site Jornalista Inclusivo – Acessibilidade & Inclusão através da Informação.

Agora o Jornalista Inclusivo potencializa o compartilhamento de notícias, reportagens, artigos, entrevistas e todo tipo de conteúdo informativo, sempre pensando nas “dores” desse público.

Por fim, nosso conteúdo é sobre ter que lutar por uma sociedade justa, e atenta às necessidades de garantir e promover a  inclusão a partir da acessibilidade à informação.

E o mais importante sobre o site, é que eu só proponho isso, pelo privilégio de contar com a parceria de pessoas que tornam e esse time incrível: 

Obs.: Infelizmente, alguns profissionais já não fazem parte do projeto. Entretanto, outras parcerias têm contribuído com participações esporádicas, seja na produção de conteúdo, sugestão de pauta, fontes e know-how. Gratidão a todos que fazem a diferença na causa da pessoa com deficiência, apoiando o jornalismo independentemente e especializado.

  • Belly Palma (Gestora de Moda Inclusiva e Negócios Inclusivos), com “Inclusão & Moda, um Match Perfeito”
  • Carol Nunes (Fisioterapeuta Neurofuncional com enfoque em Neuropediatria), mas “Sem & Filtro & Com Afeto”
  • Douglas ‘Dôdi’ Jericó (Músico Independente), com o podcast “Na Escuridão da Luz”
  • Murilo Pereira dos Santos (Paratleta e Estudante de Jornalismo), mas “Sem Barreiras”
  • Rafael Ferraz Carpi (SEO, Criador de Conteúdo, Editor, Redes Sociais, MKT Digital), como “Jornalista Inclusivo”
  • Rafaela Costa (Psicóloga e Doula Acessível em Libras), com “Recortes da Psicologia Inclusiva”
  • Drª. Viviane Guimarães (Advogada Especialista em Saúde e Direito da Pessoa com Deficiência), no “Advogada Responde”

Contudo, além de um bom time, o network também é essencial. Por isso, contamos com outros jornalistas, criadores de conteúdo, veículos de comunicação, agências de notícias, outros portais e blogs, para sempre compartilhar os melhores conteúdos com todos os nossos leitores. 

OK. E SOBRE O SITE JORNALISTA INCLUSIVO?

Finalmente, ainda sobre o site, trata-se de um veículo com editorias no Menu Principal, e informações de interesse do grande público, em especial ao das pessoas com deficiência. São publicações das principais notícias desse universo, mas com alguns diferenciais:

  • Os artigos são assinados por profissionais especializados, que convivem no dia a dia com esse público, engajados na causa e defesa dos direitos, além de profissionais com alguma deficiência;
  • Mais que um Blog de textos, apresentamos o nosso RodaCastCanal de Podcast Acessível & Inclusivo; e uma Vídeocoluna de Humor para afastar o  ̶C̶A̶P̶A̶C̶I̶T̶I̶S̶M̶O̶ (atualmente sem contribuinte, portanto aberto a interessados).
Projeto, design e conteúdo é de responsabilidade de Rafael Ferraz Carpi de Andrade Lima – Jornalista (MTB: 0089466/SP).
Curtiu? Compartilhe nas Redes Sociais:
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no email

Nossa Equipe

O Jornalista Inclusivo está muito bem acompanhado de excelentes profissionais, de diferentes áreas. De jornalistas, a profissionais da saúde, artista e humorista, são parceiros com conteúdos de qualidade para artigos, vídeos e podcasts:

RFerraz Carpi - Editor - página sobre o site Jornalista Inclusivo

Rafael Ferraz Carpi

Jornalista & Editor
MTB: 0089466/SP (EDIÇÃO geral)

Rafael Ferraz Carpi de Andrade Lima é formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006). Em Itu/SP, ainda na faculdade, teve breve passagem pela Rádio Convenção AM 670, e trabalhou nos jornais Periscópio e Folha da Cidade. 

Foi fotógrafo em navios de cruzeiros (Pullmantur Cruises e Costa Crociere), Executivo de Contas nas revistas Feed&Food e Cães&Gatos, e Assessor de Imprensa na agência Sigma Six Comunicação. 

Tetraplégico desde 2011, passou a produzir conteúdo web, Social Media e Edição de Imagem, além de escrever para blogs e sites de parceiros.

Criou a página Jornalista Inclusivo no Facebook , em 2017. Entre 2018 e 2020 foi Assessor de Imprensa da Refresh Brazil, e hoje,  como jornalista, assina como editor responsável pela conteúdo e publicações deste portal.

Dra. Viviane Guimarães - Advogada - página sobre o site Jornalista Inclusivo
Dra. Viviane Guimarães

Advogada - OAB: 27075/PE (Artigos)

Advogada no Escritório VGuimarães AdvocaciaDra. Viviane Guimarães é Especialista em Direito à Saúde e da Pessoa com Deficiência, em Recife/PE.

Secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PE; conselheira titular da OAB/PE no Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco (CONED).

Atualmente é coordenadora do Comitê de Crise para Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o enfrentamento da Covid-19 em PE; Membro do Instituto de Juristas Brasileiras (IJB) de Pernambuco; e conselheira fiscal da Associação dos Advogados Previdenciaristas do Estado (AAPREV).

Carol Nunes - Fisioterapeuta Neurofuncional - página sobre o site Jornalista Inclusivo

Carol Nunes

Fisioterapeuta neurofuncional
CREFITO-3/183663-F (ARTIGOS)

Ana Carolina Navarro Nunes é formada em Fisioterapia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, campus Marília/SP (2011); Especialista em Fisioterapia em Neurologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (2012).

Fisioterapeuta Neurofuncional com foco de estudo no Desenvolvimento Neuromotor Atípico desde 2015; coordenadora do setor Neurofuncional e Fisioterapeuta na Clínica Fisiocenter, em Itu/SP.

Especialista em alinhamento biomecânico pediátrico e ajuste de órteses. Fitter TheraTogs nível I e nível II. Especialista em estimulação elétrica direcionada à tarefa em crianças com paralisia cerebral.

Estudiosa de causas contra capacitismo e envolvida em redes de apoio de mães Atipicas.

Rafaela Costa - Psicóloga e Doula Acessível em Libras - - página sobre o Jornalista Inclusivo

Rafaela Costa

PSICÓLOGA ACESSÍVEL EM LIBRAS
CRP 02/22232 (ARTIGOS)

Rafaela Costa é Psicóloga com Atendimento Acessível em LIBRAS, em Recife/PE. Atua há 9 anos como Tradutora Intérprete de LIBRAS na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. E também é Doula, como dispositivo para Assistência Humanizada da Gestação, Parto e Puerpério.

Formada em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA (2018); Especialista em Rede de Atenção Psicossocial (2019), Autismo (2019) e Deficiência Visual (2020), pela Faculdade Campos Elíseus.

Formada em Doula, pelo grupo CEFAPP (2019); Curso de LIBRAS e Intérprete, pelo Centro de Apoio ao Surdo – CAS (2008 – 2010); Formada em Surdocegueira (2014), pelo Instituto Benjamin Constant – IBC; Formada em Tiflologia (2013), pelo CAP; Especialização em Educação Inclusiva FCE (2013); Certificação em Proficiência em Libras, pela UFSC (2011); Pedagogia pela FATIN (2011).

Dôdi - Cantor & Compositor - Jornalista Inclusivo
Dôdi

cantor & Compositor (Podcasts)

Douglas “Dôdi” Jericó é formado em Processamento de Dados, Bacharel em Sistemas de Informações e Técnico em Análise e Desenvolvimento de Softwares. Atualmente trabalha na IBM Brasil como IT Specialist. 

Como músico, se apresentou  entre 1997 e 2005, com diversos vídeos e músicas autorais  na Internet, e finalista do Reality Show Popstars (2003/SBT).  Lançou o primeiro álbum em 2013, quando passou a usar o nome artístico Dôdi (apelido dado por sua irmã na infância). 

Tetraplégico desde 2009, além de palestras motivacionais, é artista independente com repertório nas principais plataformas internacionais de streaming.

Foto de Belly Palma - Página Sobre Equipe Jornalista Inclusivo
Belly Palma

Gestora de moda inclusiva (Artigos)

Com expressiva presença e atuação nas redes sociais, Belly Palma é formada em administração de empresas (FAAP/2015).

Ativista na causa da Pessoa com Deficiência, Belly é Gestora do programa de Moda Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcd).

Depois de atuar na área do agronegócio, e empreender na área da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Belly desenvolve os módulos dos cursos de moda inclusiva oferecidos pela SEDPcd, e faz a ponte entre futuras parcerias para o setor e a SEDPcd, entre outras atividades do dia-a-dia.

Belly também é Consultora de Negócios Inclusivos na Vinclus @vidainclusiva, e responsável pela coluna de artigos “Inclusão & Moda, um Match Perfeito!”, aqui no site Jornalista Inclusivo.

Murilo Pereira dos Santos (Paratleta & Estudante de Jornalismo - página sobre o site Jornalista Inclusivo
Murilo Pereira

Estudante de Jornalismo & PARATLETA (Artigos)

Murilo Pereira dos Santos é estudante do 2° ano de Jornalismo, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto/SP. 

Com 20 anos, e Paralisia Cerebral, o futuro jornalista é Paratleta pela categoria BC1 da Bocha Paralímpica Ituana. 

Antes de ingressar na Faculdade, Murilo já escrevia sobre sua história e amor ao futebol. 

Hoje é Administrador da página “Sem Barreiras” , no Instagram e Facebook, sobre Paradesporto; e também da página “Vem Comigo” , focada em Jornalismo Esportivo, exclusivamente no futebol.

Quer Fazer Parte do 
Nosso Time? 
Jornalista Inclusivo?! 
Se você desenvolve algum trabalho na área e pode somar com a equipe, acesse a página de contato abaixo e nos envie sua mensagem!

Este site usa Cookies

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. 

Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies e nossa Política de Privacidade.