PEC 32 é criticada por entidades de PcDs: Assista ao vídeo

Arte com um cadeirante e texto, detalhado na legenda, PEC 32 é criticada por entidades.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Reportagem “PEC 32 é criticada por entidades” é ilustrada por arte com foto e texto, que diz: PEC 32, Reforma administrativa. Como fundo, a fotografia de um homem branco, com cabelos grisalhos, em cadeira de rodas. Usa óculos de grau e mascara hospitalar. Está sozinho, em ambiente interno. Como fundo para o texto, efeito na cor vermelha. Créditos: Shutterstock/ Edição JI

Reforma administrativa é chamada de "perversa” por entidades de pessoas com deficiência

Após admissibilidade da proposta que muda regras do funcionalismo público ser aprovada pela CCJ da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (25), PEC 32 é criticada por entidades em prol das pessoas com deficiência

Entidades de defesa das pessoas com deficiência classificaram de “perversa”, “contrarreforma” e “retrocesso” a proposta de emenda à Constituição (PEC 32/20 , do Poder Executivo) da chamada reforma administrativa.

Publicidade

No mesmo momento em que a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovava a admissibilidade da PEC , na terça-feira (25), o texto era discutido na Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência com foco nos impactos da reforma nos usuários de políticas públicas e nos próprios servidores com algum grau de deficiência. Dois representantes do governo federal foram convidados para o debate, mas não compareceram.

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade ) apontou riscos de descontinuidade de políticas públicas e precarização dos serviços oferecidos por órgãos federais, estaduais e municipais. Assistente social e com baixa visão, a conselheira do Conade Daiane Mantoanelli afirmou que a proposta afronta a Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoas com Deficiência, além de aprofundar o processo de precariedade do serviço público iniciado com as reformas da Previdência e trabalhista.

Print do YouTube da Câmara dos Deputados, com Daiane Mantoanelli, sobre a PEC 32 é criticada por entidades.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador, no canal da Câmara dos Deputados, no YouTube. Na imagem, Daiane Mantoanelli, representante do Canade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Mulher branca, com cabelos pretos presos, óculos de grau. Ao fundo, uma almofada dom Frida Kahlo. No canto direito inferior da tela, um interprete de Libras. Créditos: Reprodução/ YouTube

“São 30 anos de conquistas de direitos sociais e trabalhistas – como estabilidade, licença-prêmio, licença-capacitação e desenvolvimento profissional para atender ao público – colocados em xeque”, disse. É uma reforma muito perversa porque faz com que a gente não consiga ter um projeto de vida profissional, já que diminui-se a participação de servidores públicos nos cargos de chefia. Corre-se o risco de voltarmos ao ‘primeiro-damismo’, ao assistencialismo, ao ‘toma lá dá cá.’”

Críticas parecidas foram apresentadas pela Rede Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), que engloba 16 entidades da sociedade civil. Na mesma linha, Liliane Moraes, do movimento Visibilidade dos Cegos do Brasil, acrescentou que a PEC ignora as especificidades das pessoas com deficiência, assim como, segundo ela, já vem ocorrendo em recentes instruções normativas de órgãos federais quanto às atividades presenciais e ao teletrabalho dos servidores em geral.

Print do YouTube da Câmara dos Deputados, com Liliane Moraes, sobre a PEC 32 é criticada por entidades.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador, no canal da Câmara dos Deputados, no YouTube. Na imagem, Liliane Vieira Moraes, representante do Movimento Cegos Brasil. Liliane é cega, tem cabelos pretos compridos. Ela usa óculos escuros, e trabalha no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No canto direito inferior da tela, um interprete de Libras. Créditos: Reprodução/ YouTube

Acessibilidade

Liliane é cega e trabalha no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela teme que a reforma administrativa aprofunde os atuais problemas de acessibilidade e de dinâmica interna dos órgãos públicos que já afetam a produtividade e a ascensão na carreira dos servidores com algum grau de deficiência.

Presidente da Associação Nacional do Ministério Público ligado a esse tema (Ampid), Maria Gugel apresentou outra preocupação quanto à PEC: o risco de discriminação nos testes de avaliação de desempenho do servidor com deficiência diante da falta de critérios objetivos.

Print do YouTube da Câmara dos Deputados, com Maria Gugel, sobre a PEC 32 é criticada por entidades.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador, no canal da Câmara dos Deputados, no YouTube. Na imagem, Maria Aparecida Gugel, Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid). Ela tem cabelo grisalhos curtos e usa óculos de grau. Atrás dela há uma estante com livros. No canto direito inferior da tela, uma interprete de Libras. Créditos: Reprodução/ YouTube

“Ao escalonar diferentes tipos de vínculos, criam-se diferentes tipos de categorias de servidores e servidoras no âmbito da administração pública, o que fatalmente implicará a prestação dos serviços”, declarou. 

“A PEC dá uma ênfase muito grande ao vínculo de experiência com o que nomina de desempenho satisfatório sem dizer o significado desse item.”

Ausência do governo

A comissão convidou dois representantes do governo para o debate: um do Ministério da Economia, que alegou compromissos; e outro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ao qual está subordinada a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O coordenador-geral da secretaria, José Chagas, chegou a confirmar presença, porém justificou, após o início da reunião virtual, ter tido imprevistos e não participou do encontro.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) , que comandava a reunião, não descarta a possibilidade de futura convocação de integrantes do Executivo.

“Uma ligação recebida com a audiência já iniciada. Quero repudiar porque não acredito que esse imprevisto possa ter sido percebido depois da audiência iniciada”, criticou. “Na minha opinião, existe uma ação orquestrada por parte dos representantes do governo convidados por meio de requerimento aprovado nesta comissão. Então, utilizaremos os instrumentos que temos, como por exemplo a convocação.”

Print do YouTube da Câmara dos Deputados, com o deputado Alexandre Padilha, sobre a PEC 32 é criticada por entidades.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela do computador, no canal da Câmara dos Deputados, no YouTube. Na imagem, o deputado federal Alexandre Padilha. Homem branco com cabelos curtos grisalhos. Usa óculos de grau. No canto direito inferior da tela, um interprete de Libras. Créditos: Reprodução/ YouTube

Comissão Especial

As entidades ligadas às pessoas com deficiência citaram o lema “nada sobre nós sem nós” para reclamar do avanço da PEC da reforma administrativa na CCJ sem ouvi-las. Elas esperam ampliar o debate e a “resistência” ao texto durante a tramitação da proposta na comissão especial que vai analisar o mérito do texto.

Na justificativa da PEC, o governo afirma que a reforma visa evitar colapsos no serviço e no orçamento públicos, além de trazer “mais agilidade e eficiência” aos órgãos da administração pública.

Entre outros pontos, a proposta do Executivo restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. Pelo texto atual, as novas regras valerão apenas para os futuros servidores.

FONTE:

  • Agência Câmara de Notícias
  • Reportagem – José Carlos Oliveira
  • Edição – Marcelo Oliveira

SUA OPINIÃO SOBRE: PEC 32/2020

ÍNTEGRA DA PROPOSTA

Assista ao vídeo da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência:

  • Tema: Impactos da PEC n° 32/2020 nos servidores públicos com deficiência
  • Local: Anexo II, Plenário 12
  • Início: 25/05/2021 às 14h08
  • Término: 25/05/2021 às 16h07

INFORMAÇÕES:

  1. JOSÉ NAUM CHAGAS, Coordenador Geral da SNDP – Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; (*)
  2. DAIANE MANTOANELLI, Representante da Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência; (*)
  3. REPRESENTANTE da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia; (**)
  4. LILIANE VIEIRA MORAES, Representante do Movimento Cegos Brasil; (*)
  5. MARIA APARECIDA GUGEL, Presidente da Ampid – Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência; (*)
  6. FRANCISCO DJALMA DE OLIVEIRA, Representante da Rede Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In). (*)

LEGENDA:

Presença Confirmada: (*)

Não Comparecerá: (**)

(REQ 8/2021 CPD, da deputada Rejane Dias)

Deixe um comentário