Dia Mundial de Combate ao AVC 2021: Saiba identificar os sinais e o que fazer

Fotografia com homem negro em cadeira de rodas sendo abraçado por mulher negra de cabelos grisalhos, ilustrando Dia Mundial de Combate ao AVC 2021.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área externa, com duas pessoas, ilustrando o Dia Mundial de Combate ao AVC 2021. Homem negro em cadeira rodas, cabelos pretos curtos e bigode. Ele usa calça bege e blusa azul, e está sendo abraço por uma mulher, que está em pé, atrás da cadeira. A mulher tem pele negra e cabelos grisalhos curtos. Usa calça bege e blusa cinza. Créditos: iStock

Dia Mundial de Combate ao AVC 2021 busca conscientizar a sociedade com informações sobre prevenção da condição que atinge 17 milhões de pessoas por ano no mundo

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, é uma condição que afeta o suprimento de sangue, oxigênio e suprimentos que mantêm o cérebro em pleno funcionamento.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    AVC no Brasil e no mundo

    De acordo com a Rede D’Or São Luiz , quando o AVC ocorre, ele pode afetar uma ou mais áreas do cérebro, sendo que os neurônios – células que compõem o cérebro que não se multiplicam como o resto das células do corpo, podem acabar morrendo caso o AVC não seja tratado o mais rápido possível.

    Segunda maior causa de mortes no mundo, o AVC pode acometer uma a cada quatro pessoas em idade adulta durante a vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta principalmente para a prevenção sobre os sintomas e tratamentos da emergência.

    Ainda de acordo com o órgão, a cada 6 segundos alguém e cometido por um AVC no mundo, o que representa cerca de 17 milhões de pessoas por ano, que podem ficar com diferentes sequelas ou até mesmo ir a óbito.

    Mulher negra abraça criança negra. Sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar memórias.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar memórias. Mulher negra abraça criança e sorri. A imagem mostra fragmentos saindo da mulher, representando o que acontece quando uma pessoa sofre um AVC, danificando o tecido cerebral. Créditos: Associação AÇÃO AVC/World Stroke Day

    Mas quais são os tipos de AVC?

    São três tipos diferentes de AVC, sendo eles: o AVC isquêmico, o AVC hemorrágico e o AVC transitório, que também pode ser denominado de Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

    O AVC isquêmico – que acontece em cerca de 80% dos casos, é quando um dos vasos do sistema circulatório que fazem o suprimento de sangue e oxigênio do cérebro fica entupido ou obstruído de alguma forma, por meio de materiais como placas de gordura e coágulos sanguíneos.

    Já o AVC hemorrágico faz com que o paciente tenha um rompimento efetivo de uma ou mais veias de seu cérebro, causando um sangramento que pode gerar uma pressão no cérebro.

    Por fim, o AVC transitório ocorre quando há uma interrupção temporária do fluxo de sangue ao cérebro, que pode acontecer por diversos motivos.

    Professora em sala de aula, com crianças em suas mesas e sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar a fala.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar a fala. Professora com traços orientais, enfrente a lousa da sala aula. É possível enxergar algumas crianças sentadas. A imagem mostra fragmentos saindo do corpo da mulher, representando o que acontece quando uma pessoa sofre um AVC, danificando o tecido cerebral. Créditos: Associação AÇÃO AVC/World Stroke Day

    Um alerta aos sintomas

    Na campanha pelo Dia Mundial de Combate ao AVC, em 29 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Zona Leste, localizada em Santos (SP), alerta para os principais sintomas da condição e os cuidados de prevenção.

    “O AVC pode afetar diferentes áreas do cérebro e trazer sequelas motoras, como paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar, por exemplo. Além disso, pode impactar na compreensão e reconhecimento, prejudicando inclusive a memória”, explica Gisele Abud Nicolau, médica e diretora Técnica da UPA Zona Leste.

    Além dos diferentes tipos de AVC e diversas possibilidades de tratamento, a especialista alerta que o tempo é essencial nos casos da emergência “é importante identificar o mais rápido possível os sintomas, pois após a realização dos exames o fluxo da área isquêmica pode ser restabelecido e as sequelas minimizadas”, diz.

    Pescador de pele negra segura rede de pescar. Sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar mobilidade.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar mobilidade. Fotografia de um pescador, de pele negra, segurando uma rede de pesca. A imagem mostra fragmentos saindo do corpo do pescador, representando o que acontece quando uma pessoa sofre um AVC, danificando o tecido cerebral. Créditos: Associação AÇÃO AVC/World Stroke Day

    Publicidade

    Entre as estratégias de prevenção, Gisele ressalta os cuidados com os fatores de risco, como o sobrepeso, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercícios físicos e má alimentação. Além da prevenção, saber identificar os primeiros sinais de um AVC pode contribuir para evitar mortes e reduzir a possibilidade de sequelas.

    Para a profissional “é importante que todos possam reconhecer os principais sinais do AVC, que pode ser feito com quatro medidas simples, que seguem a abreviação S.A.M.U. Esses passos podem salvar muitas vidas e evitar sequelas profundas”.

    dia mundial do avc minutos podem salvar vidas Dia Mundial de Combate ao AVC 2021: Saiba identificar os sinais e o que fazer
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia com sobreposição de frase. Texto: Minutos podem salvar vidas. Mulher de pele branca e cabelos longos grisalhos beijando o rosto de outra mulher mais jovem, que usa um gorro na cabeça. A imagem mostra fragmentos saindo da mulher idosa, representando o que acontece quando uma pessoa sofre um AVC, danificando o tecido cerebral. Créditos: Associação AÇÃO AVC/World Stroke Day

    Sinais de AVC segundo o método SAMU?

    • Sorria: Peça para a pessoa dar um sorriso, caso um dos lados da face entorte ou paralise, é provável que seja um AVC;
    • Abrace: Veja se a pessoa consegue levantar os dois braços, se um deles cair, pode ser outro sintoma;
    • Mensagem: Incentive a pessoa a repetir uma frase de uma música preferida, se ela não conseguir pronunciar corretamente, pode ser mais uma indicação da doença;
    • Urgente: Caso tenha identificado alguns dos sintomas, busque ajuda de um profissional médico imediatamente. Entre os serviços públicos de emergência está o telefone 192, para remoção de pacientes.

    Conheça as medidas de prevenção ao AVC

    • Atenção com o colesterol: É importante reduzir a quantidade de alimentos ricos em LDL (conhecida como colesterol ruim, e que se deposita nos vasos sanguíneos);
    • Controle do Diabetes;
    • Controle do peso corporal: Mantenha o peso saudável para a sua idade e altura, evite o acúmulo de excesso de gordura no corpo. Consulte um médico para saber qual é o seu peso ideal;
    • Evite fumar e cuidado com as drogas: Estudos mostram que o tabaco favorece consideravelmente as chances de um AVC. As drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, podendo provocar a doença;
    • Mantenha uma alimentação equilibrada: Reduza o consumo de açúcar, gorduras, sal e bebidas alcoólicas. Modere o consumo de sódio (para pressão alta);
    • Pratique exercícios: O exercício contribui para o controle da pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e glicose, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. A prática regular de exercícios aeróbicos, está diretamente ligada à redução do risco de ter AVC.

    Publicidade

    Associação Ação AVC

    A Associação Ação AVC é uma organização sem fins lucrativos, que atua desde 2010, quando realizou a primeira Campanha Mundial do AVC em Alagoas. A entidade é membro da WSO – World Stroke Organization, organização mundial do AVC e tem o propósito de compartilhar conhecimentos sobre o AVC, inspirar esperança e novas possibilidades aos que estão envolvidos com o Acidente Vascular Cerebral.

    A organização realiza atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação. “Na pandemia, foi implementado o grupo de apoio on-line, um importante espaço de acolhimento, onde as pessoas podem compartilhar experiências e sentimentos com indivíduos que vivenciam a mesma situação”, destaca Ana Livia Oliveira Gomes, fisioterapeuta e coordenadora do grupo de apoio.

    A rede possui um site com diversas informações para quem sofreu o AVC e precisa de voluntários e pessoas dispostas a ajudar. Para mais informações, ou para se inscrever no grupo de apoio, basta acessar o site www.acaoavc.org.br , ou entrar em contato pelo telefone (82) 98839-6000 ou pelo e-mail falecom@acaoavc.org.br . A entidade também está presente no Instagram pelo @acaoavc .

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário