Cine Rodas: Carreta acessível leva cinema e exposição de arte para 10 cidades de SP

Caminhão branco com carreta colorida do projeto "Cine Rodas" estacionado em um local aberto com palmeiras ao fundo. O lateral exibe imagens e logotipos coloridos, incluindo o título do projeto.

Texto alternativo: Caminhão branco com carreta colorida do projeto "Cine Rodas" estacionado em um local aberto com palmeiras ao fundo. O lateral exibe imagens e logotipos coloridos, incluindo o título do projeto. (Foto: Mosaiky / Editada)

Projeto cultural 100% acessível leva cinema e exposição de arte inclusivos, educação e diversão para famílias de cidades no interior e no litoral paulista.

📲 Use este link para seguir nosso canal no WhatsApp!  

Publicidade

Cine Rodas já está em SP

O projeto Cine Rodas, realizado pela Mosaiky Eventos – a mesma produtora do Graffiti #PraCegoVer, entre outros que marcam presença em diferentes regiões do Brasil – promete uma experiência cinematográfica única pelas ruas, avenidas e parques públicos de 10 cidades paulistas. Uma carreta transformada em cinema ao ar livre levará uma exposição de arte acessível para todas pessoas.

Mais que um veículo de projeção móvel, de acordo com projeto, a carreta oferece às pessoas um centro cultural itinerante que promove a inclusão, a conscientização e o amor pelas artes, com exibição de animações e curtas-metragens sobre temas atuais, além de uma exposição de arte.

Publicidade

Um pouco da programação

Entre os filmes exibidos, está a animação “Ian”, da Mundoloco CGI Ian Foundation, que aborda a paralisia cerebral e a importância da inclusão; o curta-metragem “Fim do Recreio”, que destaca a importância do recreio escolar; “Balú”, uma emocionante história sobre a amizade entre um menino e seu cachorro; e a animação “Folded Wish” (em português “Desejo Dobrado”), que retrata a jornada de duas irmãs gêmeas em busca da cura para uma doença fatal.

Além disso, a programação traz o famoso “Cordas”, que reflete sobre o amor incondicional e a verdadeira amizade, e “La Bruxa”, uma divertida história sobre uma bruxa em busca do amor.

Publicidade

A Exposição Tapete Vermelho

Enquanto aguardam as sessões de cinema, crianças, jovens e suas famílias podem entrar na carreta para conhecer a Exposição Tapete Vermelho, que apresenta 10 cartazes inspirados no material de divulgação dos filmes e animações exibidos durante o Cine Rodas.

A exposição também é acessível e inclusiva. Para entrar na carreta, pessoas que utilizam cadeiras de rodas têm à disposição um elevador. Os cartazes são desenvolvidos em sistema tátil com texturas em Braille, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam participar da experiência do projeto.

Entre os recursos de acessibilidade, há audiodescrição em todas as obras através de QR Code, fones de ouvido para pessoas dentro da neurodiversidade, como o Transtorno do Espectro Autista, além de cadeiras para pessoas com nanismo, gigantismo e obesidade.

 

“A Mosaiky é uma empresa totalmente focada em inclusão 360. Todos os pôsteres são acessíveis pelo tato aos cegos, por exemplo, pois contêm texturas, descritivos em Braille e audiodescrição”, exemplifica Sueli Parisi, idealizadora do projeto.

Publicidade

Serviço

Cidades que recebem o Cine Rodas

  • Mogi das Cruzes

Data: Dias 4 e 5 de julho
Local: Praça do Governador Mario Covas
Endereço: Av. Governador Adhemar de Barros, Brás Cubas, Mogi das Cruzes – SP (08735-075)

  • Jacareí

Data: Dias 8 e 9 de julho
Local: Parque da Cidade de Jacareí
Endereço: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489 – Centro, Jacareí – SP (12308-052)

  • Santa Branca

Data: Dias 12 e 13 de julho
Local: Praça Ajudante Braga (Praça da Matriz)
Endereço: Pça. Ajudante Braga, Santa Branca – SP (12380-000)

  • Biritiba Mirim

Data: Dias 14 e 15 de julho
Endereço: Av. Ferdinando Jungers, 270 – Biritiba Mirim – SP (08940-000)

  • Bertioga

Data: Dias 17 e 18 de julho
Local: CRAS – Chácaras na Vila do Bem
Endereço: Rua São Gonzalo, s/nº Vila do Bem Chácaras, Bertioga – SP (11250-000)

  • São Sebastião

Data: Dias 19 e 20 de julho
Local: Praça do Skate (Pista de skate da Rua da Praia)
Endereço: Rua Praia da Baleia, em Maresias, São Sebastião – SP (CEP 11600-000)

  • Ubatuba

Data: Dias 21 e 22 de julho
Local: Praça da Baleia
Endereço: Av. Leovigildo Dias Vieira, 38 – Barra da Lagoa, Ubatuba – SP (11680-000)

  • Caraguatatuba

Data: Dias 24 a 27 de julho
Local: Praça da Cultura
Endereço: Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 25 – 1-121 – Centro, Caraguatatuba – SP (11660-005)

Horário: Das 18h30 às 21 horas

Exposição Tapete Vermelho

Horário: Aberta para visitação das 15h às 17h
Idade: Classificação indicativa Livre – sessões sem restrições de idade;
Informações: Acesse o site oficial no Link

Publicidade

Sobre o Cine Rodas

O Cine Rodas é realizado em uma carreta itinerante para democratizar o acesso à arte e ao cinema. Criado em 2020, esse projeto já conta com uma seleção de mais de 120 filmes de classificação livre. O Cine Rodas oferece experiências tanto ao ar livre quanto dentro da carreta, incluindo exposições e workshops que incentivam a criatividade e o aprendizado nas comunidades visitadas. 

A carreta do projeto, com 21 metros de extensão, prioriza locais com pouco ou nenhum acesso a cinemas tradicionais, levando o projeto onde é mais necessário. As atividades são gratuitas e abertas a toda população, refletindo a essência do projeto no poder transformador da arte e do cinema.

Publicidade