Google e Reatech 2024: Por mais acessibilidade e inclusão digital

Homem usa o celular para ver informações em uma lata, mulher com prótese no braço trabalha no laptop, e homem ensina criança com laptop na Língua de Sinais. Logotipos do Google e Reatech 2024 + Expo Brasil Paralímpico. (Créditos: Edição)

Descrição da imagem: Homem usa o celular para ver informações em uma lata, mulher com prótese no braço trabalha no laptop, e homem ensina criança com laptop na Língua de Sinais. Logotipos do Google e Reatech 2024 com Expo Brasil Paralímpico. (Créditos: Edição)

Evento com participação do Comitê Paralímpico Brasileiro defende a tecnologia como importante ferramenta para expandir as possibilidades das pessoas com deficiência.

📲 Use este link para seguir nosso canal no WhatsApp!  

De acordo com a Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, o Brasil apresenta uma curiosa estatística: há mais smartphones do que habitantes . Em média, cada pessoa possui 1,2 aparelhos, e quando consideramos também computadores, notebooks e tablets, esse número aumenta para 2,2 dispositivos. Essa tendência reflete o crescente papel da tecnologia em nossas vidas, principalmente no cotidiano das pessoas com deficiência.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Tecnologia como aliada da inclusão

A Reatech Brasil 2024 é uma Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação que busca ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência. Neste ano, o evento realizado no São Paulo Expo terá um novo horário: entre 20 e 23 de novembro, a feira estará aberta todos os dias das 10h às 19h. Essa mudança visa proporcionar ainda mais acesso e participação para todas as pessoas interessadas.

“Hoje em dia, dependemos da tecnologia para fazer quase tudo no nosso cotidiano. Além disso, existem muitas ferramentas que facilitam a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência, ajudando a oferecer condições mais igualitárias. É preciso unir forças para que todos aproveitem estes benefícios”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.

Homem com deficiência em cadeira de rodas, usa óculos amarelos adaptados, interage com dispositivos tecnológicos em uma mesa enquanto duas pessoas observam ao fundo.
Descrição da imagem: Homem com deficiência física em uma cadeira de rodas, usando óculos amarelos adaptados com o Colibri, mouse de cabeça da Tix Tecnologia Assistiva, interagindo com dispositivos tecnológicos em uma mesa. Dois monitores estão na mesa, e uma pessoa de camisa verde e outra de camisa listrada observam ao fundo. (Foto: Divulgação/Reatech)

Publicidade

Google e Reatech 2024: Ampliando acesso

O Google está entre os expositores confirmados da atual edição. A multinacional tem investido significativamente em recursos acessíveis no Brasil. Mesmo com muitas soluções de acessibilidade gratuitas disponíveis, o Google percebeu que grande parte do público ainda não está familiarizado com todo o potencial de seu portfólio. Essa iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre as ferramentas acessíveis oferecidas pela empresa.

“Queremos promover a acessibilidade de forma ampla, que nossos produtos sejam utilizados por todo e qualquer tipo de pessoa, independentemente de onde estejam e de suas habilidades. Enquanto um problema não estiver resolvido para todas as pessoas, ainda temos trabalho a fazer. Essa parceria é uma ótima oportunidade de posicionar a empresa neste debate tão importante em nosso país”, destaca Bernardo Barlach, gerente do Programa de Acessibilidade e Engajamento Externo do Google na América Latina.

Publicidade

Informação acessível para todo mundo

Com base na pesquisa do Google, a missão da empresa é “organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas”. Segundo Barlach, essa filosofia está presente desde a fundação da empresa, há mais de 25 anos, e a Reatech está totalmente alinhada com esse pensamento.

A união entre as empresas também foi celebrada por Macedo. “É um prazer enorme receber uma empresa que está tão presente em nosso cotidiano. Os visitantes que procurarem o estande do Google na Reatech vão, com certeza, encontrar uma grande gama de ferramentas que ajudam a promover a inclusão”, diz o CEO da Fiera Milano.

Publicidade

Ouvir e aprender com a demanda

Historicamente, o Google adota uma abordagem colaborativa, envolvendo toda a comunidade desde o projeto de design até o lançamento. Essa participação ativa abrange todas as etapas de desenvolvimento, visando aprimorar a assertividade de seus produtos e serviços. Além disso, a proximidade com o público torna o evento uma oportunidade valiosa para compreender as demandas das pessoas usuárias.

“Queremos ter uma conversa muito rica com os visitantes, que são as pessoas com deficiência, os familiares, os profissionais da saúde… Vamos procurar saber como que elas utilizam o que oferecemos e ainda ajudá-las para que incorporem novas soluções em suas rotinas. Nossa meta é contribuir com o debate”, diz o gerente do Google.

Por isso, o layout do estande foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência acolhedora, para que as pessoas aprendam sobre as últimas novidades e saiam com uma compreensão mais ampla da autonomia que a tecnologia oferece no cotidiano. “Também devemos ter algumas surpresas, mas isso ainda está em desenvolvimento”, finaliza Barlach.

Publicidade

Expo Brasil Paralímpico

Conforme publicamos aqui, a presença do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na Reatech é uma excelente oportunidade para promover o esporte paralímpico e fomentar negócios no segmento. Durante o evento, participantes terão acesso a demonstrações de diversas modalidades esportivas adaptadas, proporcionando uma experiência prática e inclusiva. Além disso, o encontro com atletas paralímpicos enriquecerá a experiência de visitantes.

O CPB também utilizará o espaço para destacar a importância dos programas de desenvolvimento esportivo em todo o país. O Congresso Paralímpico, direcionado a estudantes e profissionais interessados no esporte paralímpico, será uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos e networking.

Publicidade

Serviço

Reatech Brasil 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data
: De 20 a 23 de novembro
Horário: Das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Informações: Acesse o site oficial no link

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. 

Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil. Mais informações no link .