AACD inclui mouse de cabeça no protocolo de atendimento a pacientes

Arte com foto do colibri na armação de óculos rosa e logo da AACD, vida é movimento: (AACD inclui mouse de cabeça no atendimento de pacientes)
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte colorida com foto do dispositivo Colibri, uma pequena caixa fixada com presilha na perna da armação de óculos, ambos na cor rosa. No canto esquerdo inferior está o logo da AACD, vida é movimento. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Divulgação)

Instituição se une à startup mineira TiX para implantar o Colibri, equipamento de tecnologia assistiva que permite controlar dispositivos eletrônicos com movimentos da cabeça e dos olhos

A AACD adota o Colibri, solução da startup mineira TiX Tecnologia Assistiva, em seu atendimento especializado a pessoas com deficiência física de todas as idades. O Colibri é um mouse de cabeça, sem fios, que permite controlar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos de cabeça e piscadelas.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Por mais autonomia

    A Instituição vai incluir o Colibri – tecnologia anunciada aqui em 2021 – como protocolo terapêutico dentro da estrutura de avaliação de seus pacientes e expandir a utilização da tecnologia para suas unidades.

    “A incorporação do Colibri no atendimento realizado pelos nossos profissionais levará um importante benefício aos pacientes, que por meio dessa tecnologia inovadora terão mais autonomia”, afirma a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.

    A implantação do Colibri, conforme assessoria de imprensa, foi realizada em etapas, de modo que os profissionais da AACD pudessem se familiarizar com a tecnologia e auxiliar com excelência os pacientes.

    Colibri alçando voos

    “Após fecharmos essa parceria com a AACD, habilitamos toda sua equipe de profissionais para o atendimento de pacientes com limitações no uso dos membros superiores. Nesse momento, oferecemos seis Colibris para a AACD e mostramos na prática para terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e pedagogos como a tecnologia atua”, relata Adriano Assis, CEO da TiX.

    Essa parceria com a AACD marca a primeira vez em que o Colibri é adotado em larga escala por uma organização que realiza reabilitação de pessoas com deficiência física, sendo que os pacientes, que participaram das fases de testes, já conseguem aproveitar os benefícios da tecnologia em suas rotinas diárias.

    Publicidade

    Sobre o Colibri

    O Colibri é um mouse de cabeça sem fios, criado para que pessoas que não podem usar as mãos consigam controlar celular, tablet e computador apenas com movimentos da cabeça e gestos faciais. Ele é pequeno, leve, tem bateria recarregável e basta pareá-lo via bluetooth para começar a usar.

    Foto do mouse de cabeça Colibri, da startup TiX, e das armações de óculos que acompanha o dispositivo em diversas opções de cores.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, com sobreposição dos logotipos da TiX e Colibri, respectivamente nos cantos esquerdo inferior e direito superior, da imagem. Sobre superfície escura, a foto mostra oito armações de óculos e oito dispositivos, nas cores: branco, azul, verde, amarelo, rosa, roxo, cinza e preto. Créditos: Divulgação/Editado

    Além disso tudo, o Colibri é lindo! Por ser um produto vestível, cada usuário pode escolher a cor do aparelho e dos óculos que o acompanha. Quem preferir, também pode prender o Colibri à armação de óculos que já usa. A acessibilidade do produto também é financeira, com opções de compra ou planos de assinatura, além do “Colibrino”, a versão do Colibri que qualquer pessoa pode construir em casa de graça.

    O Colibri veio para revolucionar a maneira como as pessoas com deficiência são incluídas na sociedade, proporcionando autonomia aliada à inovação e impacto social. 

    Para saber mais, confira a lista de links úteis abaixo.

    Sobre a AACD

    Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos – composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.

    A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com o projeto de cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras.

    Links úteis
    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário

    Este post tem um comentário