ABNT aplica curso online de acessibilidade

Imagem ilustrativa ABNT aplica curso online de acessibilidade
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra a nota “ABNT aplica curso online de acessibilidade” a fotografia de uma cadeira de rodas parada em uma rampa em ambiente interno. Não há nenhum usuário na cadeira. A rampa faz o acesso entre dois ambientes com três degraus de desnível. Ao lado rampa, no chão, serrote, martelo e outras ferramentas. No canto direito superior da imagem, o logo da ABNT. Créditos: Shutterstock/Ed. JI

Curso ‘Acessibilidade para comunicação e sinalização visual, tátil e sonora’ segue princípios do desenho universal

Com o objetivo de capacitar profissionais da área de projetos, construções e gestão pública, ABNT aplica curso online de acessibilidade - aulas iniciam em 24 de fevereiro

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas aplica nos dias 24 de fevereiro a 2 de março, o curso “Acessibilidade para comunicação e sinalização visual, tátil e sonora”. As aulas acontecem de forma online ao vivo das 14h às 18h e têm o objetivo de capacitar profissionais da área de projetos, construções e gestão pública.

Acessibilidade é uma constante preocupação das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, pois está ligada ao fornecimento de condições às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para que consigam utilizar, com segurança e autonomia, os espaços públicos ou coletivos. Assim, o direito à acessibilidade tem promovido diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços.

As normas técnicas de acessibilidade visam garantir para toda a população o direito de livre acesso aos ambientes construídos e espaços da cidade, especialmente para pessoas com deficiências sensoriais ou pessoas com baixa visão, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva.

O curso é fundamentado nos princípios do desenho universal, baseados nas referências técnicas das normas técnicas da ABNT, de comunicação e prestação de serviços. Além de diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade, considerando as diversas condições de percepção e cognição, com ou sem a ajuda de tecnologia assistiva ou outra que complemente as necessidades individuais, símbolos e sinalização de acessibilidade.

Segundo nota à imprensa, as aulas terão temas como “Sinalização tátil no piso” e “Diretrizes para elaboração de projetos e instalação”, permitindo ao projetista buscar melhor desempenho para atender ao usuário potencial.

Informações e inscrições devem ser realizadas através do e-mail cursos@abnt.org.br ou pelos telefones (11) 3017-3680 e 3017-3684.

Piso tátil ilustra nota ABNT aplica curso de acessibilidade
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia mostra em detalhes uma extensa faixa de piso tátil, na cor amarela. Ao fundo, em segundo plano, é possível enxergar alguns pedestres. Créditos: Shutterstock

Publicidade

Recursos necessários

Computador ou smartphone com acesso Internet, com webcam interna ou externa, em local apropriado durante o período de acompanhamento do curso.

O Zoom se ajusta a capacidade disponível do link Internet, porém para uma qualidade razoável no acompanhamento das aulas, em alta definição (HD), é recomendado que a velocidade de download da conexão seja de 1.2 Mbps ou maior.

Acesso ao app Zoom

Os alunos inscritos no curso e que optarem pela modalidade de acompanhamento remoto, receberão um e-mail com o link para acesso a sala do Zoom. A primeira vez que você clicar no link, será instalado um plugin em seu navegador e iniciada a sessão de vídeo.

Na configuração padrão todos os alunos terão a câmera do microcomputador ativado e o microfone desativado. A desativação do som é necessária para evitar que ruídos locais interfiram na transmissão da aula para os demais alunos.
O Zoom pode ser rodado em qualquer um dos navegadores atuais das plataformas Windows, Mac, iOS, Android, BlackBerry e Linux.

Duração: 

  • 24 h em 6 dias, das 14 h às 18 h

Material fornecido: 

  • Apostila e as Normas ABNT NBR 9050:2020 – “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”; 
  • ABNT NBR 16.537:2016 – “Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação”; 
  • ABNT NBR 15599:2008 “Acessibilidade – Comunicação na prestação de serviços”.

As informações para acesso ao material didático em versão digital serão fornecidas no e-mail de confirmação do curso.

PUBLICIDADE

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

• Siga nas redes sociais:

Este post tem 3 comentários

  1. Avatar de abnt
    abnt

    As estruturas são importantes porque garantem que você não vai esquecer
    de nenhum elemento importante. A contagem de páginas do
    trabalho científico começa na folha de rosto.

    1. Avatar de Rafael Ferraz

      Olá, ABNT. Concordo com vocês. Do projeto até a execução tem um longo e importante caminho a ser percorrido.

Deixe um comentário