Orquestra Brasileira de Cantores Cegos estreia no Sesc dia 23 de novembro

Foto em preto e branco da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, que estreia no Sesc, durante ensaio com a Cia Poéticas Contemporânea. São pessoas de diferentes idades, gênero e raça, com deficiência visual.
Promovendo inclusão nos palcos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos já se aquece para estreia de espetáculo musical em Vitória (ES). (Foto: Julio Gabriel)

Foram selecionadas 16 vozes para compor o grupo que ensaia desde junho para três apresentações de estreia no Sesc Glória.

A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos está preparando um espetáculo com 15 canções da tradição oral de diferentes regiões do Brasil. O grupo, que já está em fase de ensaios, é composto por 16 pessoas com deficiência visual que foram selecionadas para o projeto. As músicas escolhidas para o repertório serão apresentadas ao público nos dias 23 e 24 de novembro, no Sesc Glória, localizado no Centro de Vitória.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Orquestra Brasileira de Cantores Cegos

A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos  é uma realização conjunta da Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil) e da Cia Poéticas da Cena Contemporânea. O projeto é patrocinado pela ES Gás e conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC (Lei nº 11.246/2021 ).

A seleção das 16 vozes que compõem a orquestra foi conduzida pelo maestro, regente e cantor Thomas Davison, professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Durante o período de junho a novembro, as pessoas selecionadas participam de ensaios e preparação técnica para a performance. Adicionalmente, cada integrante recebe uma bolsa mensal de R$ 400 durante os seis meses de duração do projeto.

Estreia no Sesc Glória com repertório inédito

O espetáculo apresentará um total de 15 canções, todas com arranjos vocais acompanhados por piano. O repertório, que reflete a diversidade cultural do Brasil, foi construído a partir da pesquisa de campo realizada por Renata Mattar, que viajou por todo o país para registrar cantigas tradicionais.

As canções são inéditas e foram coletadas em todas as regiões do Brasil. São músicas de domínio público, transmitidas de geração em geração, e que são frequentemente cantadas durante atividades cotidianas como trabalho, brincadeiras, hora de dormir e festividades.

As performances da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos apresentarão ao público uma variedade de músicas originárias de diferentes estados do Brasil, abrangendo uma ampla gama de ritmos e culturas. Isso inclui o congo do Espírito Santo, o Coco de Tebei de Pernambuco e a Bata do Feijão do Maranhão.

Assista ao vídeo

“Pescador e Canoeiro”, cantiga tradicional de Araçoaí, Vale do Jequitinhonha/MG.

Publicidade

Adicionalmente, as canções também representam diversos grupos indígenas e comunidades, como os Mehinako do Alto Xingu (MT), os Guaranis da aldeia Marake’nã no Rio de Janeiro, a comunidade quilombola Kalunga de Cavalcante (GO), bem como os territórios de Angicos (RN), Santo Antônio da Patrulha (RS), Serra Preta (BA), Vale do Jequitinhonha (MG) e Arapiraca (AL).

Foto em preto e branco da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, que estreia no Sesc, durante ensaio com a Cia Poéticas Contemporânea. São pessoas de diferentes idades, gênero e raça, com deficiência visual.
Descrição alternativa #PraGeralVer: A imagem é uma foto em preto e branco de um grupo de pessoas da Orquestra Brasileira de Cantores Cego, em um palco. As pessoas estão em uma linha, atrás de um casal que está dançando. O fundo é escuro e as pessoas são iluminadas pela frente. As pessoas estão vestindo roupas casuais. (Foto: Julio Gabriel / Cia Poéticas da Cena Contemporânea)

Espetáculo de estreia gratuito

A direção cênica do espetáculo está sob a responsabilidade de Rejane Arruda, uma encenadora, atriz e cineasta, enquanto a direção de arte é liderada por Antônio Apolinário. A cantora e musicista Tarita de Souza é responsável pelos arranjos de voz e piano.

Será preparada para o espetáculo uma combinação de arranjos vocais e composições corporais, executadas pelas atrizes e atores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea.

As apresentações do espetáculo de estreia da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos ocorrerão no Sesc Glória. Haverá três apresentações gratuitas ainda este ano. Duas delas serão especialmente para estudantes das redes públicas, do ensino fundamental ao ensino médio e a Educação para Jovens e Adultos, com transporte fornecido para o local do espetáculo.

Serviço

Estreia da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos

Data: Dias 23 e 24 de novembro

Local: Sesc Glória

Endereço:  Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória (ES)

Ingresso: Entrada gratuita

Sobre a Orquestra, Soca Brasil e Cia Poéticas

A Orquestra Brasileira de Cantores Cegos é um espetáculo que une Artes Cênicas e Canto Coral em uma abordagem multi-linguagem. O repertório diversificado inclui canções da tradição oral de vários estados brasileiros, abrangendo manifestações populares como o Congo, a música Tupiniquim e Quilombola do Espírito Santo. O elenco é composto por vinte e quatro artistas, incluindo dezesseis cantores cegos e oito atores do coletivo Poéticas da Cena Contemporânea.

A Associação Sociedade Cultura e Arte (Soca Brasil ) é uma associação sem fins lucrativos de artistas dedicados a projetos de inclusão e diversidade. Foi fundada em 2017 em Vila Velha, Espírito Santo.

A Cia Poéticas da Cena Contemporânea (@ciapoeticas ) é um coletivo independente que foi fundado em 2015 em Vila Velha. Eles se dedicam à investigação de poéticas contemporâneas em Cinema, Vídeo, Fotografia e Teatro.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar de Rejane Arruda (Orquestra Br de Cantores Cegos)

    Oi Rafael, muito obrigada pela matéria! Será maravilhoso se você puder ir na apresentação. Por favor nos avise pelo zap. Fique a vontade para nos contactar, ou através de Mike Figueiredo nosso assessor. Obrigada! Grande abraço!

    1. Avatar de Rafael Ferraz

      Olá, Rejane. Tudo bem?
      Muito obrigado pelo convite. Vamos nos falar pelo whatsapp.
      Abraço pra você também.
      =]

Deixe um comentário