Fundação Dorina completa 75 anos

Montagem com fotos do prédio da organização ilustra o texto "Fundação Dorina completa 75 anos"
Descrição da imagem #PraCegoVer: O texto “Fundação Dorina completa 75 anos” é ilustrado por uma montagem com duas fotos do prédio da Fundação, uma bastante antiga e outra atual. A primeira, do lado esquerdo, é a imagem digitalizada, em preto e branco, e com aparência de antiga. A segunda, já colorida, mostra o predito atual com a fachada amarela. Créditos: Divulgação/Edição JI

Organização sem fins lucrativos produz e distribui livros em braile gratuitamente ao público e cerca de 3 mil instituições do país

De caráter filantrópico e promovendo inclusão e acessibilidade, a Fundação Dorina completa 75 anos de serviços para pessoas cegas e familiares, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade

Referência nacional na Inclusão das pessoas com deficiência visual, e sinônimo de voluntariado, a Fundação Dorina Nowill para Cegos completa 75 anos, hoje, 11 de março de 2021. A data marca a trajetória e resiliência da instituição que, desde o início, vem atuando com o propósito de atender gratuitamente esse público, auxiliando na busca e conquista de uma vida autônoma e independente.

Ao longo dos anos, a Fundação vem expandindo cada vez mais o número de pessoas atendidas e os serviços como distribuição de livros em braile e audiolivros, plataformas digitais de ensino, habilitação e reabilitação, oftalmologia, psicologia e fisioterapia, são voltados para pessoas com deficiência visual. Além disso, a instituição também possui a maior imprensa braile da América Latina.

Publicidade

Todas essas ações, junto com outras importantes iniciativas, consolidam a relevância da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que mantém o legado de sua criadora, Dorina Gouvêa Nowill. Cega repentinamente aos 17 anos devido a uma doença não diagnosticada, a dama da inclusão dedicou sua vida para quebrar preconceitos e proporcionar igualdade para pessoas com deficiência visual.

Prédio antigo da Fundação para o Livro do Cego no Brasil (FLCB), ilustra o texto Fundação Dorina completa 75 anos
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia antiga, em preto e branco, da fachada do prédio da Fundação Dorina. A imagem leva o título: Fundação para o Livro do Cego no Brasil (FLCB), pronome nome da instituição, quando foi fundada em 1946. Créditos: Reprodução

“É importante seguir adiante com o nosso trabalho e comemorar esses 75 anos de apoio às pessoas cegas e com baixa visão, lembrando que a causa da acessibilidade e da inclusão ainda se faz necessária e relevante,” diz Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Vale lembrar que, de acordo com dados oficiais, a população brasileira com deficiência visual ultrapassa a marca de 6,5 milhões de pessoas. E é por elas que a Fundação Dorina Nowill vem atuando ao longo de seus 75 anos.

Publicidade

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Celebrando 75 anos de existência, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vem trabalhando para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário