Dia Mundial do Braille 2021: Por que essa data é importante?

Dia Mundial do Braille 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustra o texto sobre o Dia Mundial do Braille 2021, a fotografia de uma pessoa fazendo a leitura pelo Sistema Braille. Créditos: www.flickr.com/photos/fotoblasete/ username:antonioxalonso , CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons/ Imagem editada

“Braille: sistema de alfabetização e inclusão social”, por Regina Oliveira

Coordenadora de revisão em Braille da Fundação Dorina Nowill fala da importância do único meio de alfabetização de crianças cegas ou com baixa visão, no Dia Mundial do Braille 2021

Foi no ano de 1825 que um sistema de escrita e leitura revolucionou a vida das pessoas cegas e com baixa visão: o Braille. Composto por seis pontos que, combinados entre si, permitem a representação do alfabeto, números e simbologias, a técnica desenvolvida por Louis Braille  atravessou gerações e foi pioneira ao permitir mais autonomia e independência das pessoas com deficiência visual.

Hoje, dia 4 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Braille. E, mesmo quase 200 anos após a sua criação, o braille continua sendo o único método de alfabetização para crianças nascidas cegas. É claro que nesse tempo a tecnologia avançou e permitiu a criação de diversos recursos de acessibilidade, ampliando o horizonte das pessoas com deficiência, mas nenhum deles – seja a audiodescrição, ou softwares que permitem a leitura de e-mails, por exemplo -, substitui esse sistema.

No entanto, alguns dados indicam que isso pode estar acontecendo. De acordo com Fredric K. Schroeder, vice-presidente da Federação Nacional dos Cegos dos EUA, cerca de 90% das crianças cegas americanas já estão crescendo sem aprender a ler e escrever. A percepção, segundo o próprio especialista, é que elas estão optando justamente por migrarem para esses recursos em detrimento ao braille. Não pode! Tecnologia e braille precisam andar juntos.

Gráfica em Braille da Fundação Dorina Nowill para artigo sobre o Dia Mundial do Braille 2021
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da gráfica Braille da Fundação Dorina Nowill. Mulher negra de cabelos pretos presos atrás da cabeça, está com protetor auricular, organizando folhas imprensas em Braille. Ao seu lado há uma pilha de folhas, e outras mulheres. Em frente as mesas onde essas mulheres organizam as publicações, estão as maquinas da gráfica que fazem as impressões em Braille. Créditos: Divulgação Dorina Nowill

Pesquisas indicam que informações visuais correspondem a 80% do total recebido por uma pessoa. E o áudio corresponde a apenas 20%. Partindo deste princípio, o braile é o único sistema que ajuda a suprir o acesso da pessoa cega à maioria de informações visuais.

Fora isso, a alfabetização em braille – quando feita cedo nas escolas ou instituições de apoio – tem impactos que serão levados ao longo da vida. Além de estimular o desenvolvimento cognitivo, principalmente por nos colocar de forma ativa na leitura, ele é fundamental para inclusão na sociedade para os processos de socialização com outras pessoas.

Para as crianças, o braille é ainda mais importante. Como elas dependem da representação tátil para aprender, é esse sistema que traduz para elas gráficos, equações matemáticas, mapas e figuras geométricas.

Foto de Regina Oliveira, pessoa com deficiência visual, ilustrando artigo sobre Dia Mundial do Braille.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Fotografia de Regina Oliveira, mulher branca de cabelos curtos, na altura dos ombros. Está parada em frente a uma parede amarela, e veste camisa azul e óculos escuros. Com deficiência visual, ela segura uma bengala que utiliza para se locomover. (Foto: Divulgação. Créditos: Fundação Dorina Nowill para Cegos)

É fato que, em 2020, a pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores da sociedade, inclusive a educação. Escolas foram fechadas para evitar a propagação do vírus, os processos de alfabetização sofreram adaptações e o distanciamento físico limitou ainda mais a inclusão dessas crianças. 2021, no entanto, chega com um ar de otimismo em todos os aspectos, principalmente por conta da chegada de projetos como Lego Braille Bricks – produto de uma parceria entre a Lego Foundation e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que chega às escolas nesse ano.

Com cerca de 300 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9 e símbolos matemáticos, o brinquedo educativo conta blocos em letras impressa e relevo, chega às escolas nesse ano para que todas as crianças – com ou sem deficiência – possam aprender e brincar juntas. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual (cegas ou baixa visão). Já o A Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima que o Brasil tenha pelo menos de 25mil crianças cegas. Para elas, que estão em pleno processo de alfabetização, são ações como essa que contribuem para o aprendizado inclusivo.

Como dizia D. Dorina de Gouvea Nowill, “Na escada da vida, os degraus são feitos de livros”. E a gente precisa do braille para lê-los.

Dia Mundial do Braille 2021: Por que essa data é importante?
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de uma criança parda, atendida pela Fundação Dorina Nowill. O jovem tem cabelos pretos curtos, usa óculos de grau, e está fazendo alguma atividade, com auxilio de uma funcionária da Fundação. Ela é branca, tem cabelos pretos, veste um colete com nome e logo da instituição e está segurando a mão jovem que faz a leitura. A criança está sorrindo, enquanto a instrutora ri. Créditos: Divulgação Dorina Nowill

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Há mais de 70 anos, A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para que crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo com capacidade de impressão de até 450 mil páginas no sistema por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas.

Contando com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.

• Siga nas redes sociais:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário