Empreendendo em prol da inclusão, com Thaissa Alvarenga

Fotografia de Thaissa Alvarenga ilustra "Empreendendo em prol da inclusão”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: O artigo “Empreendendo em prol da inclusão” é ilustrado pela fotografia de Thaissa Alvarenga. Mulher de pele branca e cabelo comprido castanho claro com luzes. Está sorrindo, com os braços cruzados e usa camiseta preta. Créditos: Divulgação

“Meu filho tem Síndrome de Down, e agora? Quando as incertezas se transformam em novos caminhos”

Estimulada pelos desafios familiares, a publicitária é fundadora da ONG Nossa Olhar, criadora de plataformas de mídia social e segue empreendendo em prol da inclusão social

O nascimento de seu primeiro filho, o Francisco, mudou a vida da empresária Thaissa Alvarenga. O menino, que tem síndrome de Down (Trissomia do 21), foi a grande motivação para que ela transformasse as incertezas em novos caminhos. Thaissa, que é publicitária e era executiva com carreira consolidada no ramo imobiliário, deixou a rotina em uma grande empresa para se transformar em uma empreendedora social. Assim nasceu a ONG Nosso Olhar.

Quando Chico – como é chamado pela mãe –, ainda era pequeno, Thaissa passou a compartilhar o dia a dia, as descobertas, as visitas aos especialistas e toda a evolução do filho por meio de um blog, feito para desmistificar a deficiência intelectual e alcançar famílias que não tinham as mesmas oportunidades de acesso aos médicos e terapeutas especializados na síndrome. O blog Chico e Suas Marias (as Marias são Maria Antônia e Maria Clara, irmãs do Chico) foi crescendo e, mais tarde, surgiu a ideia de fundar uma instituição inclusiva.

Publicidade

Thaissa transformou esse novo sonho em realidade e fundou a ONG Nosso Olhar. A ONG é hoje um espaço de mobilização, educação e informação que incentiva, por meio de seus projetos, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nas atividades artísticas e culturais. “Eu acredito em propósito e a ONG veio para contribuir com a causa da inclusão e levar informação à sociedade. Tenho orgulho do trabalho que está sendo feito. Meu grande objetivo é proporcionar novas possibilidades para as próximas gerações e suas famílias”, explica ela.

Para isso ela foi além e agora atua como empreendedora social. O propósito de Thaissa é levar qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, por meio dos projetos da ONG que acolhem, apoiam o desenvolvimento, a inserção social e autonomia. Por acreditar no trabalho em rede, Thaissa une forças e atua em conjunto com outros projetos, instituições e pessoas que acreditam na causa.

Thaissa ilustra artigo "empreendendo em prol da inclusão"
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em close, mostrando o rosto da Thaissa, que está sorrindo. Créditos: Divulgação

Como empreendedora social, idealizou o Espaço Rede T21 junto à Mônica Xavier, do Instituto Empathiae, inaugurado em 2020. A casa colaborativa abriga duas instituições do terceiro setor e uma equipe terapêutica com fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta que prestam serviços. Há também uma professora de dança que dá aulas de ballet e projetos de acolhimento e inserção social, como o Tatame Inclusivo, em parceria com o ex-atleta e campeão mundial de Jiu-Jitsu, Felipe Nilo que, por meio das lutas inclusivas, contribui para o desenvolvimento e inserção das crianças e jovens com deficiência.

Todo esse trabalho, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos, tem ganhado reconhecimento. Além de ser membro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Thaissa também é fundadora e apresentadora do Inclua Mundo, um programa que traz discussões importantes, histórias reais, temas atuais e diversos entrevistados, como especialistas, famílias e pessoas com deficiência, e que está na grade de programação do Canal Papo de Mãe. A parceria com o canal foi além, e Thaissa também assina uma coluna no Portal do Papo de Mãe, página que está no Uol e é reconhecida como uma referência em informação para as famílias para contribuir na educação de seus filhos.

Seu mais novo projeto representa o sonho de levar informações e trabalhar o tema ‘deficiências’ com o público infantil. Com uma parceria entre a ONG Nosso Olhar e a Ziraldo Artes Produções (ZAP), o Chico e as Marias vão coprotagonizar as aventuras do Menino Maluquinho, na série de cartilhas feitas para promover a inclusão, que serão distribuídas em escolas e associações ligadas a deficiência intelectual.

Thaissa participa ainda do Conselho do Hospital Albert Einsten, que acolhe e orienta as mães que recebem seus filhos recém-nascidos com T21 ou outras deficiências intelectuais.

Se você ainda não conhece esses projetos, confira todos os links abaixo:

Ong Nosso Olhar:

Chico e Suas Marias

Assista ao vídeo abaixo, e conheça o programa Inclua Mundo – que agora faz parte do canal Papo de Mãe:

Inclua Mundo. A partir de quinta no site e no YouTube do Papo de Mãe. 

Como é a vida de uma pessoa com deficiência no Brasil? 

“As necessidades, dificuldades, desafios e os avanços. As respostas virão de profissionais da saúde, da educação e do mercado de trabalho que vão nos ajudar a refletir sobre a importância da inclusão e da diversidade, além das ações de mobilização”. 

Deixe um comentário