Imigrantes com deficiência intelectual têm tratamento especial nos EUA

Arte para o artigo Imigrantes com deficiência intelectual têm tratamento especial nos EUA
(Imigrantes com deficiência intelectual) Descrição da Imagem #PraCegoVer: Arte colorida com o texto: “Visa Eb-5: Deficiência intelectual. Especialista em direito internacional fala sobre tratamento especial a imigrantes com filhos maiores de 21 anos com deficiência intelectual”. Na imagem, sobre papel timbrado com a bandeira dos Estados Unidos, brasão e informações em inglês, duas peças de quebra-cabeça, cada um com a bandeira nacional americana e brasileira, um martelo de madeira utilizado por juízes e representando legalidade judicial, e a imagem de dois livretos azuis com o titulo em inglês, Passport. (Fotos: Freepik/ Shutterstock. Créditos: Edição de arte)

“Governo americano dá tratamento especial a imigrantes que tenham filhos maiores de idade com deficiência intelectual”, segundo o advogado Daniel Toledo

Muito se fala sobre a concessão dos diversos vistos para entrada nos Estados Unidos, mas um caso em especial é pouco discutido: o de imigrantes que têm filhos maiores de 21 anos com deficiência intelectual.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Imigrantes com deficiência intelectual

    Advogado especializado em direito Internacional, consultor de negócios internacionais e palestrante, Daniel Toledo conta do primeiro caso que atendeu dessa natureza, há dois anos: o do jovem Arthur, paciente com trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down), que na época tinha 28 anos.

    “Muito inteligente, independente para quase tudo, mas a questão da síndrome acaba trazendo algumas limitações que fazem com que a pessoa seja enquadrada em um requisito chamado ‘child’ (que em português significa ‘criança’)”, conta.

    Primeiros passos

    Inicialmente, os pais ou tutor do requerente do visto, precisam descrever detalhadamente a deficiência da pessoa, para o agente consular ou o embaixador para que, na hora da entrevista, ele possa entender a situação e a condição do indivíduo.

    A pessoa com T21, que tem algumas limitações, também tem muitas capacidades e condições de se desenvolver em várias áreas. “Talvez, por não terem estudado devido à baixa incidência de casos, os advogados que trabalham com imigração nem sempre têm oportunidade de atender esses clientes, como foi o caso do Arthur que me proporcionou um grande aprendizado”, revelou o advogado.

    “Desde o dia em que aceitei pegar esse caso até a entrevista da família no Consulado do Rio de Janeiro, foi extremamente gratificante. O próprio Arthur participou da entrevista e na saída, ele me mandou uma mensagem de áudio contando como a conversa aconteceu”

    Tratamento e atenção especializados

    O advogado explica que, se o requerente aplicar para um visto EB-5, por exemplo, que é específico para investidores que desejam abrir um negócio nos Estados Unidos, e tiver filhos maiores de 21 anos com alguma incapacidade, ele pode fazer jus ao processo de green card, pois existe essa exceção na lei em que contempla circunstâncias extraordinárias como doença grave ou alguma limitação intelectual ou física, permanente ou de longo período. A legislação americana não deixa de resguardar essas pessoas.

    Alguns processos o advogado precisa estudar muito para achar as formas legais de garantir os direitos do cliente. “Eu não gosto de dizer brechas na lei porque acredito que quem busca esse tipo de subterfúgio, fica procurando o erro dos outros para conseguir o seu resultado. Devemos procurar as possibilidades que a lei nos dá para que possamos agregar de alguma forma e somar”.

    Cada caso é diferente

    Toledo conta que ao assumir o caso da família do Arthur, fez uma pesquisa extensa e aprendeu muito. “Portanto, não é tão simples assim enquadrar uma situação dessa em um determinado processo dizendo que ele tem tais limitações. Essa foi a principal razão pela qual eu fiz questão que o Arthur fosse na entrevista no consulado, porque eu tinha certeza que ele não só mostraria para o agente consular que estivesse o entrevistando, o lado da limitação, como também mostraria suas capacidades, sua simpatia, sensibilidade, enfim, todas essas afinidades como empatia com o outro. Sem dúvidas, esse caso para mim foi uma grande lição de vida”, reconhece o especialista.

    Para concluir, Toledo ressalta que a incapacidade física é aquela que realmente limita os movimentos impedindo a realização das tarefas diárias de forma independente. Ou seja, a pessoa que sofre com a limitação necessita de ajuda e supervisão de forma constante.

    Assista ao vídeo: Vistos e green card

    Assista abaixo ao vídeo do canal Toledo e Advogados Associados, sobre vistos e green card para quem tem filho com deficiência intelectual, com mais de 21 anos:

    “Uma pergunta de inscrito nos fez lembrar do caso do Arthur. Um jovem de 28 anos com síndrome de Down que em razão de sua idade, estava fora da regra para acompanhar seus pais no processo de Green Card. Isto é mesmo uma regra?”, publicou no YouTube.

    Sobre o autor

    Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito Internacional, consultor de negócios internacionais e palestrante. Possui um canal no YouTube  com mais de 80 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB santos

    O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos, Miami e Huston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos.

    Mais informações podem ser obtidas no site neste link , ou em contato por e-mail, neste endereço: contato@toledoeassociados.com.br .

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário

    Este post tem 12 comentários

    1. Avatar de Jaciara dos Santos conceição

      Olá minha filha é autista e ela quer muito estudar em outro país peço a ajuda de vcs pois não tenho condições de pagar nada ela tem 15 anos fez no mês de janeiro e eu tenho uma filha pequena também que vai fazer 6 anos no dia 30 desse mês de abril

    2. Avatar de Luiz Junior
      Luiz Junior

      Bom dia. Sou surdo, eu gosto escrito em inglês e língua de sinais americano. Eu levar laudo Cid sobre deficiência de aprovar visto americano que morar nos EUA ? Quero um trabalhar na empresa em Los Angeles

    3. Avatar de Karla Lima
      Karla Lima

      Oi, sou surda queria saber sobre green card, vi ano passado liberou pra deficiência sem saber inglês pode pegar… eu tb posso?

    4. Avatar de Karla
      Karla

      Oi, sou surda queria saber sobre green card, vi ano passado liberou pra deficiência fazer green card sem saber inglês.. eu tb posso fazer?

    5. Avatar de Vanessa Lemos
      Vanessa Lemos

      Eu estou pensando em me mudar/estudar em Los Angeles,Califórnia,EUA.
      Mais minha mãe e muda e surda e não quero deixar ela sozinha no Brasil,é ela é minha dependente é aposentada, como faço para ela ir comigo legalmente? Com qual visto legalmente ela pode ir?

      1. Avatar de Rafael Ferraz

        Oi, Vanessa. Tudo bem? Conforme respondemos anteriormente, em maio, sugerimos que entre em contato com o autor deste artigo, o advogado Daniel Toledo, que certamente saberá lhe informar com exatidão.

        O email para contato é: contato@toledoeassociados.com.br

        1. Avatar de Karla
          Karla

          Oi, eu sou surda consigo fazer green card por causa deficiência? Vi criou ano passado liberou pra alguém é deficiência sem saber inglês pode fazer green card.. queria saber eu tb posso?

    6. Avatar de Vanessa Lemos
      Vanessa Lemos

      Eu estou pensando em me mudar para Los Angeles,Califórnia,EUA.
      Mais minha mãe e muda e surda e não quero deixar ela sozinha no Brasil,como posso levar ela legalmente para os Estados Unidos?