Saiba a importância da acessibilidade em projetos arquitetônicos

Homem em cadeira de rodas lavando a louça. Descrição na legenda do artigo sobre a importância da acessibilidade em projetos arquitetônicos.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem de capa ilustrando artigo sobre a importância da acessibilidade em projetos arquitetônicos. Fotografia em área interna mostra um homem de pele branca e cabelos castanhos, em cadeira de rodas. Ele está lavando a louça na pia da cozinha, que tem acessibilidade, e permite ao cadeirante pleno acesso para a atividade. Créditos: Shutterstock

Empresas precisam estar preparadas para garantir produtos e serviços que garantam autonomia segura para pessoas com deficiência, através da acessibilidade em projetos arquitetônicos

A LBI – Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015 ), considerada um marco civilizatório, representa um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) na sociedade. Para que isso aconteça, no entanto, é imprescindível que as construções contemplem, desde a fase inicial, na elaboração do projeto, essa parcela de pessoas, que corresponde a cerca de 24% da população brasileira (Censo 2010 ).

Publicidade

De acordo com o blog do site de arquitetura A Arquiteta , investir em acessibilidade residencial é garantir a segurança e integridade física de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, “assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes” como qualquer pessoa, segundo o texto de Luciana Paixão – instrutora de cursos de arquitetura e autora de livros, guias e manual de construção civil.

Publicada em agosto de 2020 e atualizada neste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a nova Norma de Acessibilidade NBR 9050:2020 é exigida por órgãos responsáveis pela regulamentação técnica. Todo projeto submetido a análise de Centrais de Aprovação de Projetos e Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano precisa estar de acordo com a atualização. No site de catálogos da ABNT  é indicada uma série de normas necessárias para a aplicação da NBR 9050:2020/2021. 

Fotografia de banheiro residencial acessível. Descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área interna mostrando um banheiro acessível. O foco da imagem são as barras de apoio nas paredes, dentro do box, com azulejos vermelhos. Também é apresentado na imagem uma cadeira de banho, geralmente usada por pessoas como pouca mobilidade e idosos. Créditos: Divulgação Astra

Dessa forma, o primeiro passo para garantir acessibilidade está na capacitação e qualificação de profissionais que desenvolvem projetos atentos às necessidades desse público. Através do trabalho de arquitetos, engenheiros e projetistas, é possível atender às demandas de acessibilidade levando em conta importantes aspectos, como a garantia da qualidade do acesso para qualquer pessoa, estudando o perfil do usuário para garantir a melhor experiência do usuário.

Joaquim Coelho, diretor Comercial da Astra, aponta uma questão relevante em relação ao futuro desse mercado. “As empresas precisam estar preparadas para oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade desse público, que busca por maior visibilidade e autonomia. A Astra está muito atenta a este cenário e pronta para melhorar a qualidade de vida e de moradia destes consumidores”.

Joaquim Coelho Saiba a importância da acessibilidade em projetos arquitetônicos
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia do diretor Comercial da Astra, Joaquim Coelho. Homem de pele branca e cabelos pretos curtos. Ele está sorrindo e usa camisa clara, gravata e paletó cinza. Créditos: Divulgação Astra

acessibilidade em projetos arquitetônicos

Neste sentido, a empresa oferece aos seus clientes soluções para ambientes residenciais, públicos ou privados de uso comum, com uma vasta linha de produtos que proporcionam maior autonomia e facilitam o dia a dia nesses locais. Os itens vão desde barras de apoio, assentos e botões de acionamento de descarga elevados, até bancos e cadeiras para banho, cortina para box, espelho e acessórios para banheiro, além de um modelo de banheira acessível de hidromassagem.

Publicidade

Grande parte desses produtos pode ser incorporada com facilidade nas obras em andamento ou já finalizadas – principalmente as residenciais -, e integrar espaços como banheiros, quartos, corredores, escadas, rampas, entre outros, tornando-os mais acessíveis.

Para estes casos, a avaliação do usuário é essencial, uma vez que ele poderá analisar, com o auxílio e orientação profissional, quando necessário, o nível (alto, moderado, baixo) e o seu tipo de deficiência (física, intelectual, sensorial, motora, etc), e definir os produtos de acessibilidade que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.

Projetos acessíveis: Desenho universal

O projeto arquitetônico pode considerar projeções para futuras intervenções de acessibilidade universal e ambientes com funções reversíveis. Alguns exemplos são a instalação de rampas e de barras de apoio, indicadas para pessoas com dificuldade de locomoção, equilíbrio ou para quem busca tranquilidade e segurança para a família em todos os ambientes da casa.

Bons projetos devem manter a opção de conversão de ambientes e prever espaços que integrem a função atual, mas sejam também potenciais intervenções, que poderão ser facilmente incorporadas à residência.

Foto de banheiro acessível, com descrição na legenda,
Descrição alternativa #PraGeralVer: Foto em área interna mostrando um banheiro acessível. Nesta imagem, o foco está nas barras de apoio nas paredes, ao lado e atrás do vaso sanitário, com assento elevado. A imagem também mostra duas barras nas laterais do espelho em frente à pia. (Créditos: Divulgação Astra)
Sobre a Astra

A Astra S/A Indústria e Comércio é uma empresa multiespecializada que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas.

Com portfólio de 5.940 produtos, a marca distribui seus itens no Brasil e em mais de 30 países mundo afora. No Brasil, está presente em mais de 32.400 pontos de venda. Instalada em uma área de 102.400 m², dividida em cinco unidades, a Astra emprega cerca de 1.700 pessoas na região de Jundiaí, a 60 km da capital paulista. 

Referência no segmento de construção e acabamento, a Astra é anualmente premiada pela qualidade dos produtos e da prestação de serviço oferecida aos clientes e consumidores. Em 2018, entrou pela segunda vez consecutiva no roll das 1500 maiores empresas brasileiras, segundo ranking da Revista Empresas Mais, do jornal o Estado de São Paulo.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário