IOS oferece 1.524 vagas em 9 cursos gratuitos de formação profissional

Banner roxo de divulgação da notícia “IOS oferece 1.524 vagas em nove cursos gratuitos de formação profissional”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte em fundo roxo ilustrando a notícia “IOS oferece 1.524 vagas em nove cursos gratuitos de formação profissional”. Imagem com logo do Instituto de Oportunidade Social – IOS (na cor branca), e texto centralizado (também em branco): “Cursos profissionalizantes gratuitos de Verdade” (essa ultima palavra em destaque, na cor amarela, dentro de um retângulo). “Inscrições abertas” (escrito em branco). Créditos: Reprodução/ ios.org.br

Oportunidades são para jovens de 14 a 29 anos, e para pessoas com deficiência

Com possibilidades de indicação para oportunidades de emprego após formação, IOS oferece 1.524 vagas nas áreas administrativa e tecnológica com aulas de duração entre 2 a 6 meses sem qualquer custo aos alunos

O Instituto da Oportunidade Social – IOS acaba de abrir inscrições para nove cursos profissionalizantes, todos 100% gratuitos, destinados a jovens com idade entre 14 e 29 anos e pessoas com deficiência. A maioria tem duração de um semestre letivo, mas há opções de cursos bimestrais (todos detalhados mais abaixo).

Publicidade

Ao todo são 1.524 vagas distribuídas em 12 unidades de atendimento que ficam nos estados de São Paulo (8), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1).

As aulas terão o formato online ou semipresencial, conforme a disciplina e a unidade escolhida. No caso das aulas online, o IOS fornecerá internet aos alunos que necessitarem de acesso à plataforma virtual de atividades. As inscrições devem ser realizadas até dia 12 de agosto no site do IOS: ios.org.br/ . Para tanto, basta estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública.

Fotografia dos alunos do IOS, em sala de aula, com descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área interna, dentro da sala de aula, mostrando professor, que está de costas. À frente do instrutor estão os alunos do Instituto, todos de uniforme e máscara de proteção. Cada aluno tem um computador, e estão olhando para o professor. Créditos: Rodrigo Rodrigues

Vagas e carga horária

A maioria das vagas (500) é para o curso de Gestão Administrativa com software de ERP, que tem duração de um semestre letivo e será oferecido pelas unidades de São Paulo (Itaquera, Lapa e Santana), Barueri, Diadema, Belo Horizonte e Joinville.

Há também, com duração de seis meses, 160 vagas para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido em São Paulo (Santana); 120 vagas para o curso de Suporte em TI, no Rio de Janeiro; 96 vagas para o curso de Infraestrutura e Redes, também em São Paulo (Lapa); 80 vagas para Programação WEB, na cidade de Porto Alegre (RS); 40 vagas para o curso de Informática e Preparação para o Trabalho, na cidade de Hortolândia (SP) – e mais 40 vagas para o curso de Educação Digital, na capital paulista (unidade de Santana).

Publicidade

Ainda em São Paulo, há também cursos rápidos, com duração de 2 meses que são: Introdução à Programação WEB (240 vagas, oferecido nas unidades de Santo Amaro e Santana, em São Paulo e; Atendimento ao Cliente (120 vagas), oferecido na unidade do Jardim Ângela, em plataforma Zendesk.

Fotografia do professor tirando dúvidas do aluno, em sala de aula, com descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área interna, dentro da sala de aula, mostrando professor atendendo um dos alunos. O professor é branco, tem cabelos pretos curtos, usa óculos de grau, máscara de proteção e jaleco branco, do IOS. Ele está em pé, ao lado aluno, apontando para a tela do computador. O aluno está de costas, é branco e também tem cabelos pretos, usa máscara, óculos de grau e o uniforme do Instituto. Créditos: Rodrigo Rodrigues

Conteúdos

Os cursos incluem conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Todos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio e até mesmo desenvolver o briefing de um produto.

Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de  Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o IOS formou cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e, também colaborou com o ingresso de 815 alunos no mercado de trabalho.

SERVIÇO:

Cursos profissionalizantes gratuitos do IOS para jovens e pessoas com deficiência

  • Inscrições: Até dia 12 de agosto
  • Link: https://ios.org.br/
  • Central de Atendimento – WhatsApp: (11) 97343 9010

Documentos para Inscrição (originais)

  • RG e CPF do aluno;
  • CPF dos pais ou responsáveis;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);
  • Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;
  • Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.
Professora e aluna do Instituto. Descrição na legenda, ilustrando a notícia "IOS oferece 1.524 vagas em nove cursos gratuitos de formação profissional".
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia em área interna, dentro da sala de aula, com uma professora atendendo uma aluna, que usa o computador. A professora tem a pele branca e cabelos pretos enrolados, na altura dos ombros. Está em pé, ao lado da jovem, com jaleco branco, máscara de proteção e óculos grau. A aluna também usa máscara e óculos de grau, é branca e tem cabelos pretos enrolados, na altura dos ombros. Créditos: Rodrigo Rodrigues

Unidades do IOS

São Paulo (Capital):

  • Santana (Sede do IOS) | Av. Gal. Ataliba Leonel, 245

Cursos:

Introdução à Programação Web – (80 vagas) – bimestral

Educação Digital – (40 vagas) – semestral

Gestão Administrativa com ERP – (160 vagas) – semestral

Montagem e Manutenção de Computadores (160 vagas) – semestral

Idade: 14 a 29 anos

  • Itaquera (Obra Social Dom Bosco) | Rua Álvaro de Mendonça, 456

Curso: Gestão Administrativa com ERP – (96 vagas) – semestral

Idade: 15 a 17 anos

  • Jardim Ângela (Sociedade Santos Mártires) | Rua Luís Baldinato, 09

Curso: Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk – (160 vagas) – bimestral

Idade: 15 a 29 anos

  • Santo Amaro (NURAP) | Rua Coronel Luís Barroso, 455

Curso: Introdução à Programação Web – (160 vagas) – bimestral

Idade: 15 a 29 anos

  • Lapa (Cursinho Poli) | Av. Ermano Marchetti, 576

Curso: Infraestrutura e Redes – (48 vagas) – semestral

Idade: 15 a 29 anos

Curso: Gestão Administrativa com ERP – (48 vagas) – semestral

Idade: 15 a 29 anos

São Paulo (SP):

  • Diadema (Obra Social São Francisco Xavier) | Rua da Terra, 80

Curso: Gestão Administrativa com ERP (64 vagas) – semestral

Idade: 15 a 17 anos

  • Barueri | Rua Benedito Dias, 87 – Nova Aldeinha

Curso: Gestão Administrativa (80 vagas) – semestral

Idade: 15 a 17 anos

  • Hortolândia | Rua do Canário, 308 – Jd. Boa Esperança

Curso: Informática e Preparação para o Trabalho (40 vagas) – semestral

Idade: 15 a 24 anos

Belo Horizonte (MG):

  • Filial IOS BH | Av. Pedro II, 1689. 3° andar – Carlos Prates

Curso: Gestão Administrativa com ERP – (120 vagas) – semestral

Idade: 15 a 29 anos

Joinville (SC):

  • Faculdade Censupeg | Av. Juscelino Kubitscheck, 627

Curso: Gestão Administrativa com ERP – (100 vagas) – semestral

Idade: 15 a 29 anos

Rio de Janeiro (RJ):

  • UNISUAM | Avenida Paris, 72

Curso: Suporte em TI – (120 vagas) – semestral

Idade: 15 a 24 anos

Porto Alegre (RS):

  • Fundação O Pão dos Pobres | Rua da República, 801 I Cidade Baixa, Porto Alegre 

Curso: Programação WEB – (80 vagas) – semestral

Idade: 15 a 24 anos

SOBRE O IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. 

Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. 

A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Dell, Brasilprev, Instituto Center Norte, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis, Hyundai, IBM, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.

LINKS ÚTEIS:

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário