2ª edição do evento realizado pelo Ministério Público do Trabalho acontece nas modalidades virtual e presencial nos dias 20 e 21 de setembro
Boa leitura!
Reconecta 2022
O “Reconecta”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), vai ofertar mais de 2 mil vagas para pessoas com deficiência em todo o país – cadastradas por empregadores até quinta-feira (15.9).
O evento será realizado nacionalmente e regionalmente nesta terça (20.9) e quarta-feira (21.9), na modalidade híbrida, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de debater a temática. Uma das principais ações desenvolvidas pelo evento é a divulgação, por empresas, de oportunidades de emprego, facilitando assim o acesso das pessoas às vagas e seu preenchimento.
Para ver a programação completa e acessar as vagas, acesse o site no link: https://reconecta.mpt.mp.br ↗.
2ª Edição Nacional
O Reconecta deste ano será a segunda edição do evento nacional e contará com palestras, conferências e debates e eventos presenciais e remotos. Ao todo, 12 Procuradorias Regionais do Trabalho do MPT participam desta edição.
A programação, dividida em “atividades nacionais” e “atividades regionais”, será transmitida em salas simultâneas no portal do evento e contará com a participação de procuradoras e procuradoras do Trabalho, auditores e auditoras fiscais do Trabalho, especialistas e representantes de outras instituições públicas e privadas. Entre os temas abordados estão acessibilidade, cota legal, adaptação razoável, discriminação, entre outros. Toda a programação contará com recursos de acessibilidade, como libras, legendas e audiodescrição.
Conferência
A conferência de abertura será proferida pela auditora fiscal do trabalho e médica Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela e terá como tema “A avaliação biopsicossocial da deficiência na vida da pessoa com deficiência”. A mesa de abertura do evento contará com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, da vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, da coordenadora nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Adriane Reis, além de representantes de instituições parceiras.
Para a vice-PGT, o evento é de grande relevância e está alinhado com a missão do MPT de promover a igualdade no trabalho:
“O Reconecta é um importante evento para o Ministério Público do Trabalho porque reúne pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores, e empresas comprometidas com a inclusão desses trabalhadores nos seus ambientes de trabalho, ambientes esses que são acessíveis e inclusivos”, enfatiza Gugel.
Mais de 17 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Reconecta é um serviço prestado pelo MPT à sociedade brasileira para difundir informação sobre os direitos das pessoas com deficiência, principalmente relacionados à profissionalização e ao trabalho, bem como oferecer uma feira de empregabilidade, aproximando empregados e empregadores”, reforça a coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Adriane Reis.
Projeto Reconecta
Com o objetivo de efetivar a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, o MPT no Espírito Santo (MPT-ES) lançou em 2018 o Projeto Reconecta no estado. A iniciativa promoveu ambiente de intensa imersão ao mundo das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e contribuiu na ampliação do debate sobre inclusão e acessibilidade. O sucesso tanto dessa edição quanto da edição realizada em 2019 fez com que o Reconecta se tornasse uma iniciativa nacional em 2020.
Pingback: Cenário da Cota para PcDs no Estado de SP é insatisfatório, dizem economistas da Unicamp