A importância das brincadeiras para crianças com deficiência visual

Arte com capa do e-book “Brincar É Para Todos” e foto de criança com deficiência visual.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte colorida com foto e logo. À esquerda, a imagem de um tablet com a capa do e-book “Brincar É Para Todos”, com duas crianças com deficiência visual brincando. Como plano de fundo, a fotografia de um garoto com cabelos encaracolados e deficiência visual. (Imagem: Edição de arte. Foto: Reprodução/ Laramara.org.br)

Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual – Laramara dá dicas de atividades lúdicas educacionais e formativas; baixe grátis o e-book "Brincar é para todos"

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência visual, seja ela de baixa visão ou cegueira total. Desse total, 1,4 milhões são crianças, que têm suas vidas completamente impactadas, inclusive, na hora de brincar.  

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Brincadeiras para crianças com deficiência visual

    E como se divertir é essencial para o aprendizado, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, ressalta a importância das brincadeiras adaptadas e o uso de recursos lúdicos para o desenvolvimento desde a primeira infância. Tais recursos devem explorar as sensações táteis por todo o corpo: 

    “Através do tato, é possível sentir a textura, a temperatura, o peso, o tamanho, o formato, entre outras características e, com isso, definir imagens mentais dos objetos manuseados. É uma possibilidade de conhecer o mundo ao redor e ganhar mais independência”, explica Mara Siaulys, presidente e fundadora da Laramara.

    E-book “Brincar é para todos”

    No seu livro “Brincar é para todos”, disponível também no formato de e-book no link , Mara orienta os pais com exemplos práticos de brinquedos de baixo custo, que agregam conhecimento, diversão e estimulam os receptores táteis das crianças com deficiência visual.

    Além de auxiliar no desenvolvimento da curiosidade e coordenação (ouvido-mão ou olho-mão), o Móbile é um dos brinquedos citados no livro, fundamental para o fortalecimento de braços e mãos. A criança estende as mãos, toca o objeto, e aprende sobre o item que está apalpando.

    Publicidade

    Mais brincadeiras e atividades cognitivas

    Para trabalhar os diferentes sons, Mara ensina como confeccionar um chocalho gruda-gruda, que emite diferentes tons. “O objetivo é grudar um chocalho no outro, e depois tentar separá-los, puxando um para cada lado.”

    O popular jogo da memória estimula a concentração e o raciocínio lógico. Adaptado com aplicação de diferentes texturas, desenvolve o tato e promove muita interação.

    Por fim, o desenho oferece um conhecimento total dos objetos – propriedades formais – e, por isso, é uma excelente atividade cognitiva. Por imagens, ainda é possível se comunicar, transcendendo assim a língua falada ou escrita.

    “É imprescindível que a criança cega tenha acesso a recursos que promovam seu desenvolvimento. A aprendizagem significativa e conceitual passa pelas vivências corporais no espaço e tempo, daí a importância de brincadeiras, jogos, atividades lúdicas e recreativas que estimulem a imaginação e ajudem a reconhecer as potencialidades de cada um”, conclui.

    Foto em ambiente interno com três crianças brincando e sobreposição do logo da Laramara, no canto esquerdo inferior: Brincadeiras para crianças com deficiência visual.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto em ambiente interno com três crianças brincando e sobreposição do logo da Laramara, no canto esquerdo inferior. À esquerda, menina negra com cabelos crespos, óculos de grau e camiseta na cor rosa e macacão. Ao lado, menino de pele parda com cabelos pretos e camiseta branca e azul. Na sequência, garota branca com cabelos loiros ondulados, óculos de grau e roupa escura. Os três brincam juntos sentados ao chão. Ao fundo tem um escorregador com outra criança. (Imagem: Editada. Créditos: Divulgação)

    Relançamento de livro

    Na última quinta-feira (15), a Laramara promoveu o relançamento o livro “O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil”. A obra é de autoria da pedagoga e educadora Marilda Moraes Garcia Bruno e tem prefácio assinado pela Fundadora e Presidente da Laramara.

    “A obra é fundamental para a interação com a pessoa com deficiência visual e o sucesso da sua inclusão em casa, escola e sociedade. Ela deve estar sempre presente no trabalho do educador e família”, afirma Mara.

    O livro resulta da experiência materna da autora, mãe de três filhos, e que atuou em todas as esferas da área da deficiência visual e da educação infantil. Ilustrações demonstram como interagir com a criança e orientam famílias e profissionais sobre as fases do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a inclusão escolar. 

    Atualização e revisão

    A escritora também faz uma revisão das Leis e Políticas da Educação e conclui com uma reflexão sobre a aprendizagem das crianças cegas e com baixa visão, oferecendo ao leitor uma Avaliação Funcional da Visão e do Desenvolvimento por um processo cuidadoso de observação de todas as atividades da criança em casa, na escola e na comunidade. 

    Apresenta ainda um minucioso questionário e aponta sugestões de brinquedos e objetos adequados para a criança ser motivada e orientada sobre Atividades de Vida Autônoma e Orientação e Mobilidade. 

    Por fim, a obra se encerra com uma bibliografia atualizada sobre deficiência visual e outras deficiências associadas. O livro pode ser adquirido durante o evento, pelo valor de R$ 50,00.

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário