Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022

Foto família com mãe, filho e pai para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em família e em área externa sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022. Imagem com três pessoas, mãe, filho e pai. À esquerda está uma mulher branca com cabelos loiros compridos e óculos de grau. Está sorrindo e abraçada ao filho, que tem deficiência intelectual. Ele é um jovem de pele clara, cabelos e cavanhaque loiros. Está sorrindo e abraçando a mãe. À direita está o pai, homem branco calvo e grisalho. Está de perfil sorrindo. (Imagem: Reprodução Unsplash. Créditos: Nathan Anderson)

O que é Deficiência Intelectual e Múltipla, quais são as características da criança com múltiplas deficiências, quais são os tipos e as manifestações

De 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse público e para combater o preconceito e a discriminação.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    Este ano, a Semana Nacional da PCD Intelectual e Múltipla tem o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, com a inserção no mercado de trabalho como um dos principais obstáculos para essas pessoas. Esse é um direito de toda pessoa, com deficiência ou não, que possibilita a concretização das capacidades individuais e das dignidades coletivas e sociais.

    Datas como estas, são muito importantes para disseminar o conhecimento e a conscientização da população de forma geral. Mas na prática, a conscientização deve ser feita por todos, diariamente.

    Como podem se manifestar

    Conforme o artigo Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural: contribuições ao Estudo do Desenvolvimento Adulto (2013) , “As manifestações da deficiência podem ser classificadas em três grandes grupos: deficiência física, deficiência sensorial e deficiência intelectual. Em cada um deles existem especificidades que são definidas por um conjunto de fatores interligados, tais como a estrutura da própria deficiência, a constituição orgânica e subjetiva da pessoa, assim como suas vivências e condições socioambientais.”

    Crenças limitantes: Eternas crianças?

    Escrito por Sueli de Souza Dias e Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, o artigo conclui que “Diante de uma visão prospectiva de desenvolvimento é possível desfazer a crença de que a pessoa com deficiência intelectual permaneça por toda a vida na condição de eterna criança. Já não se pode conceber nos dias atuais que um defeito secundário prepondere em razão do escasso acesso aos domínios culturais ou de suporte pedagógico insatisfatório. A vivência da cidadania deve se sobrepor à necessidade de uma vida tutelada, fato possível a partir da mudança de crenças e concepções deterministas sobre o desenvolvimento humano.”

    Publicidade

    Saiba o que é Deficiência Intelectual e Múltipla

    Segundo o Instituto Jô Clemente (IJC), “na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas”.

    Ainda de acordo com o IJC, a deficiência intelectual também pode ser associada, como comorbidades , a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Trissomia do cromossomo 21 (síndrome de Down).

    O termo Deficiência Múltipla, de acordo com o documento da Secretaria de Educação Especial , Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades acentuadas de aprendizagem “…tem sido utilizado, com frequência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social.”

    Foto de pai e o filho, com deficiência intelectual. Os dois são pessoas brancas e estão encostando rosto com rosto, ilustra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida com a mesma família da imagem anterior, pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022. Dessa vez, sem a presença da mãe, pai e filho estão bem próximos, um encostando a testa no outro e sorrindo. (Imagem: Reprodução Unsplash. Créditos: Nathan Anderson)

    Características da criança com deficiência intelectual e múltipla

    As crianças com deficiência múltipla, de acordo com Grupo Urja Social , apresentam características que as diferenciam das outras. De maneira geral elas apresentam:

    • Dificuldade na abstração de rotinas diárias,
    • Dificuldades na comunicação interpessoal
    • Dificuldades no reconhecimento de pessoas da sua convivência
    • Presença de movimentos corporais involuntários
    • Respostas mínimas a estímulos causados por barulhos, toques, etc.
    • Necessitam de instruções organizadas e sistematizadas

    Tipos de múltiplas deficiências

    Física e psíquica:

    • Associa a deficiência física à deficiência intelectual;
    • Associa a deficiência física aos transtornos mentais;

    Sensorial e psíquica:

    • Associa a deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
    • Associa a deficiência visual à deficiência intelectual;
    • Associa a deficiência auditiva aos transtornos mentais;
    • Associa a perda visual ao transtorno mental;

    Sensorial e física:

    • Associa a deficiência auditiva à deficiência física;
    • Associa a deficiência visual à deficiência física;

    Física, psíquica e sensorial:

    • Associa a deficiência física à deficiência visual e à deficiência intelectual;
    • Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência intelectual;
    • Associa a deficiência física à deficiência auditiva e à deficiência visual;

    Uma ótima semana a todos e todas!

    Picture of Renata Ubugata
    Renata Ubugata

    Pedagoga, pós-graduada em Educação Infantil. Atualmente estudante de Educação Especial e Mãe apaixonada de dois meninos autistas.

    Publicações
    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário