Deficiência intelectual e o esporte: CPB fala das modalidades mais praticadas nesse tipo de deficiência

Foto colorida do atleta paralímpico Daniel Martins. Está correndo na pista de atletismo ilustrando o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e o Esporte.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em área externa ilustrando a Deficiência intelectual e o esporte. Na imagem está o atleta paralímpico Daniel Martins, correndo durante o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo 2019. O medalhista de ouro na Rio 2016, que tem deficiência intelectual, tem pele parda e cabelos pretos. Atras dele, em segundo plano, há mais atletas na pista de atletismo. (Foto: Reprodução. Créditos: Wagner Carmo/CPB)

Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual mostrando a importância da prática esportiva e as modalidades mais praticadas

Em 22 agosto, comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convida a todos a dar atenção à realidade de milhares de famílias de todo o país e a conhecer mais sobre os esportes praticados por pessoas com este tipo de deficiência. 

Entre os dias 21 e 28 de agosto, também é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, idealizada pela Federação Nacional das Apaes e tornando-se lei em 2017. 

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    A deficiência intelectual e o esporte

    Atualmente, três modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos contemplam classes exclusivas para atletas com deficiência intelectual: natação, atletismo e tênis de mesa. 

    Existem ainda outras modalidades para pessoas com deficiência intelectual, mas a entrada de outros esportes nos Jogos Paralímpicos deve passar pelos critérios de elegibilidade da Confederação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual (CBDI) e da Federação Internacional de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS-FID, sigla em inglês) até ser aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). 

    Modalidades mais praticadas na deficiência intelectual

    A deficiência intelectual é contemplada em três modalidades esportivas nos Jogos Paralímpicos. A natação, o atletismo e o tênis de mesa são os três esportes com classe única para esse tipo de deficiência. 

    Existem ainda outras modalidades para pessoas com deficiência intelectual, mas a entrada de outros esportes nos Jogos Paralímpicos deve passar pelos critérios de elegibilidade da Confederação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual (CBDI) e da Federação Internacional de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS-FID, sigla em inglês) até ser aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). 

    A Política de Elegibilidade do IPC prevê que, para competir em eventos paralímpicos, o atleta com deficiência intelectual deve apresentar “limitação da funcionalidade intelectual e comportamento adaptativo como expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas” com origem da deficiência antes dos 18 anos.

    Primeiras participações em Jogos Paralímpicos

    A estreia dos atletas com deficiência intelectual aconteceu em 1996, nos Jogos Paralímpicos de Atlanta e novamente na edição seguinte, em Sidney, mas um escândalo impediria os atletas com deficiências intelectuais de participar dos próximos Jogos Paralímpicos. A seleção espanhola de basquete levou à Austrália 10 atletas – entre os 12 do time – que não possuíam deficiência alguma e acabaram desmascarados.

    O episódio suspendeu as modalidades para pessoas com deficiência intelectual por mais duas edições, voltando apenas em 2012, nos Jogos Paralímpicos de Londres. Depois dessa edição, o IPC manteve as modalidades nas edições posteriores. Em Tóquio 2021, um total de 161 atletas competiram em três esportes diferentes – tênis de mesa pela classe 11, natação pelas classes S14, SB14, e SM14, e atletismo pelas classes T20 e F20.

    Publicidade

    Especificações dessas modalidades nos Jogos Paralímpicos

    As três modalidades para pessoas com deficiência intelectual – atletismo, natação e tênis de mesa – são de classe única, T20, S14 e T11, respectivamente. Dentre as três modalidades, o atletismo e a natação possuem provas específicas para esse tipo de deficiência. No atletismo, as provas disponíveis para atletas da classe T20 são: 400m, 1.500m e salto em distância. 

    E para F20, são provas de campo, como o arremesso de peso. Na natação, as provas elegíveis para a classe S14 (específica para atletas com deficiência intelectual) são: 100m costas, 100m borboleta, 100m peito, 200m livre, 200m medley e o revezamento 4x100m livre misto (nesta última, todos os nadadores precisam ser da classe S14, diferente do que acontece nos demais revezamentos). 

    Foto colorida do atleta paralímpico Daniel Martins, medalha de ouro na Rio 2016. Está correndo na pista de atletismo, atletismo, uma das modalidades mais praticadas na deficiência intelectual.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em área externa ilustrando o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e o Esporte. Na imagem está o atleta Daniel Martins, homem de pele parda e cabelos pretos, quando venceu a prova dos 400m masculino do atletismo (uma das modalidades mais praticadas na deficiência intelectual), na Rio 2016, no Estádio Olímpico. Ele está celebrando com a bandeira do Brasil nas costas e os braços abertos. (Foto: Reprodução/Veja. Créditos: Sergio Moraes/Reuters)
    Desempenho brasileiro nessas modalidades

    Um dos atletas com deficiência intelectual com destaque no esporte paralímpico brasileiro é Daniel Martins. Nascido em Marília (SP), o velocista do atletismo, de 26 anos, ganhou destaque na prova dos 400m da classe T20, sendo o recordista da prova com o tempo de 46s86. Além disso, o paulista é tricampeão mundial (Doha 2015, Londres 2017 e Dubai 2019), campeão nos Jogos Rio 2016 e campeão Parapan-Americano em Lima 2019 na mesma disputa. 

    Também nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, atletas com deficiência intelectual na natação brasileira “roubaram a cena” na prova dos 200m medley SM14, com um pódio completamente verde e amarelo. As gêmeas Beatriz Carneiro (ouro) e Débora Carneiro (prata), além de Ana Karolina Soares (bronze), foram as medalhistas da edição. Entre os homens, Felipe Caltran conquistou dois bronzes, nos 200m medley e nos 100m borboleta.

    No Campeonato Mundial da modalidade em Londres, também no ano passado, Débora conquistou a medalha de bronze nos 100m peito SB14. O Brasil tem seu espaço consolidado nas modalidades que contemplam a deficiência intelectual nos Jogos Paralímpicos. A cada dia, mais pessoas com deficiência se inspiram nos nossos atletas e, por isso, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) criou um guia chamado “Tudo que você precisa saber para se tornar um atleta paralímpico – desde a base até o alto rendimento” , que é voltado para aqueles que têm o desejo de se desenvolver como atletas de alto rendimento.

    *Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br )

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário