Eficientes lança curso Redes Acessíveis para comunicadores com 19 aulas em cinco módulos

Banner com fundo degradê do azul para o roxo e texto. Centralizado no topo, o nome do curso Redes Acessíveis na cor branca. Eficientes lança curso Redes Acessíveis.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner com fundo degradê do azul para o roxo e texto. Centralizado no topo, o nome do curso Redes Acessíveis na cor branca. Abaixo há três quadros com informações. 1º: “Certificado de conclusão. 2º: “Juntos até 2023. 3º: “Mais de 18 aulas. (Imagem: Edição de arte. Créditos: Eficienteis)

Curso de acessibilidade comunicacional ensina a promover comunicação inclusiva na produção de conteúdos acessíveis; inscreva-se

A organização de jornalismo independente “Eficientes”, que aborda a inclusão da pessoa com deficiência em informações acessíveis, anuncia o lançamento de curso sobre acessibilidade comunicacional na produção de conteúdo. A autoria é de Larissa Pontes, Diretora Executiva e cofundadora do Eficientes.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Curso Redes Acessíveis

    Recentemente anunciado por Larissa, o treinamento direcionado a comunicadores mostra a importância da acessibilidade nas formas de se comunicar e como implementar práticas acessíveis em seus trabalhos. O curso foi lançado no último dia 10 de agosto e conta com um total de 19 aulas divididas em cinco módulos – cada um acompanhado por um e-book e exercícios.

    A acessibilidade comunicacional acontece quando não existem barreiras na comunicação. No Brasil, a cada quatro pessoas, três têm acesso à internet – são 134 milhões de pessoas quem passam em média nove horas conectadas por dia. Por isso, pensar em acessibilidade no ambiente digital é garantir que todas as pessoas tenham acesso às informações e uma melhor experiência na web.

    A importância da acessibilidade na web

    Larissa está bastante animada com o lançamento do curso e fala porque é importante produzir conteúdos acessíveis na web:

    “No mundo, existe um bilhão de pessoas com deficiência, representando de 15 a 20% da população mundial. De acordo com IBGE, no Brasil existem 45 milhões de pessoas com deficiência, representando 24% da população. Desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146/2015 ) exige que todos os sites públicos e privados sejam acessíveis. A partir do momento em que não produzimos conteúdo acessível, estamos excluindo um grupo de pessoas de ter acesso à informação de qualidade ou comprar um produto. O curso Redes Acessíveis vem para dar uma base de conhecimento e colocar a acessibilidade em prática”.

    Ao longo desses quatro anos, Larissa Pontes aprendeu, pesquisou, estudou e, colocando na prática a acessibilidade, percebeu o quanto era importante transmitir aqueles conhecimentos para comunicadores para que a inclusão e acessibilidade se tornem uma realidade na produção de conteúdo. 

    “Redes Acessíveis, é uma oportunidade única para você adquirir todos os conhecimentos e promover uma comunicação inclusiva”, afirma ela.

    Publicidade

    Bate-papo com a autora

    Em conversa com o Jornalista Inclusivo, a autora conta que a ideia de criar um curso surgiu em 2021, ao perceber que outros profissionais da comunicação a procuravam com dúvidas sobre a criação de conteúdo acessível, como descrições de imagens, por exemplo.

    “Eu estava estudando infroprodutos, especificamente sobre cursos digitais. Comecei me perguntar quais conhecimento eu tinha para poder ensinar as pessoas e uma análise das pessoas da área de comunicação, que chegavam para mim e sempre se falavam assim: ‘Tenho muita vontade de deixar o conteúdo acessível, mas não sei como fazer’”, conta Larissa.

    Foto colorida na vertical com a jornalista Larissa Fontes. Mulher de pele branca e cabelos pretos cacheados. Ilustra: Eficientes lança curso Redes Acessíveis.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida da jornalista Larissa Fontes. Mulher branca com cabelos pretos cacheados. Usa óculos de grau, camiseta clara e blazer branco com listras escuras. Está sentada, com os braços cruzados e sorrindo. (Foto: Reprodução. Créditos: Acervo pessoal)

    Quando começou a escrever o curso, a autora percebeu que a maioria dos sites acessíveis eram aqueles que falavam especificamente sobre pessoas com deficiência. Pesquisando por portais sobre outros assuntos, de forma geral, percebeu que poucos disponibilizavam recursos de acessibilidade.

    “Sei que pessoas com deficiência se interessam por diversos assuntos, como qualquer outra pessoa. Mas que elas não conseguiam ter acesso, por falta de acessibilidade. Então quando criei o Redes Acessíveis, decidi que iria falar para pessoas da área da comunicação. Ensino as pessoas a entenderem sobre acessibilidade comunicacional, a importância de ser colocada na prática e como utilizar essas ferramentas que o mundo digital disponibiliza”, completa a jornalista. 

    Publicidade

    Como será o curso?

    O Redes Acessíveis vai abordar assuntos como conceitos de acessibilidade digital, conteúdos e formatos acessíveis, recursos de acessibilidade nas redes sociais, audiodescrições, história e legislação sobre a causa da pessoa com deficiência, capacitismo, princípios de acessibilidade, o papel da mídia na comunicação acessível e o funcionamento de tecnologias assistivas.

    Sendo um produto digital que promove a inclusão e acessibilidade, o Redes Acessíveis não deixa de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas.

    As matrículas já estão abertas e disponíveis no Site do Eficientes . O valor do curso é de R$397,00.

    Sobre o Eficientes

    Fundada em 2018, a organização de jornalismo independente Eficientes foca em produzir conteúdo de qualidade e acessível, abordando em suas reportagens e serviços a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O Eficientes tem três frentes de atuação: o jornalismo, que produz informações de impacto, garantindo a pluralidade e a defesa dos direitos humanos e da pessoa com deficiência; eventos e campanhas, que leva discussões aprofundadas sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade; e Serviços, como o curso Redes Acessíveis, a assessoria de acessibilidade e inclusão e a convivência harmônica nas empresas. A partir desses conjuntos, o Eficientes busca engajamento diretamente por mais participação social, voz e respeito para as pessoas com deficiência.

    Sobre Larissa Pontes

    Larissa Pontes, jornalista, criadora de conteúdo, cofundadora, gestora de projetos e Diretora Executiva do Eficientes, uma organização de jornalismo que tem o objetivo de abordar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. É participante ativa para uma sociedade menos capacitista, mais diversa e acessível.

    Bacharel em Jornalismo e Pós-graduada em Jornalismo Independente e Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Pernambuco, já fez mais 10 cursos extras sobre acessibilidade, audiodescrição, capacitismo e produção de conteúdo para a internet. Há 4 anos leva informação acessível e de qualidade para todas as pessoas com deficiência.

    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário