Minha Estomia Não Me Define: Nova campanha da Coloplast

Mulher tomando - campanha Minha Estomia Não Me Define, da Coloplast, com descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida de Tatiane Lacerda ilustrando campanha “Minha Estomia Não Me Define”, com o logo #EuPossoMaisDoQueVocêImagina, campanha da Coloplast Ativa. Mulher de pele morena, cabelos longos pretos, deitada em cadeira espreguiçadeira, tomando sol. Usa óculos escuros, biquíni preto e bolsa de estomia. Créditos: Acervo pessoal/ Divulgação Coloplast

Campanha “Minha estomia não me define” busca desmistificar crenças limitantes sobre uso de bolsas de colostomia, reforçando que cirurgia do trato digestivo é um novo sentido de vida

Recentemente, a Coloplast lançou a campanha “Minha estomia não me define”  com o propósito de quebrar tabus e mostrar que usar uma bolsa de colostomia não é um limitador. Pelo contrário! A cirurgia do trato digestivo que leva ao uso da bolsa é a cirurgia da vida, a grande chance que as pessoas têm de se recuperar de uma doença crônica (doença de Chron, câncer no intestino ou no reto, má formação congênita, doença inflamatória intestinal, entre outras) ou de um acontecimento que tenha lesionado gravemente a região. Esta é uma condição que já atinge cerca de 120 mil brasileiros! 

Publicidade

Para confirmar a relevância do tema, a empresa incentiva os estomizados a contarem suas histórias nas redes sociais, com as hashtags #minhaestomianaomedefine, #eupossomaisdoquevoceimagina e #maisdoquevoceimagina, como forma de motivação e empoderamento dos usuários de bolsas de colostomia. 

Já são 25 voluntários, que mostraram o quanto a bolsa não os define. Desses, quatro já autorizaram a divulgação no site do programa Coloplast Ativa , com depoimentos que refletem o agradecimento pela chance de continuarem vivendo e a batalha contra o preconceito.  

Quatro embaixadores da Coloplast, descritos na legenda, pela campanha Minha estomia não me define.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Montagem com quatro fotografia dos embaixadores da marca, seus nomes e os logos: #EuPossoMaisDoQueVocêImagina e Coloplast Ativa. Todos usam bolsa de estomia. Primeira fotografia é de Tatiane Lacerda, mulher de pele morena, cabelos longos pretos, óculos escuros e biquíni preto. Segunda foto, de Átila Beck, homem de pele branca, cabelos curtos cantos e barba grisalha por fazer. Usa camiseta branca com o logo Coloplast e segura um boneco – seu mascote, Tilinha, que também é estomizado. Ao lado está Frank Miguel, fisiculturista de pele parda, calvo e barba grande preta. Está com as duas mãos atrás da cabeça, e usa bermuda vermelha. Por último está Lilian Castro, mulher branca de cabelos curtos castanho. Está em frente a um lago e usa lingerie branca. Créditos: Acervo pessoal / Divulgação Coloplast / Edição JI

Através de e-mail marketing, SMS, embaixadores, redes sociais, site, associações de pacientes, influenciadores e imprensa, a campanha visa aumentar o número de pessoas familiarizadas com a condição, elevando o nível de entendimento e promovendo uma maior aceitação de estomizados por parte da sociedade.

Para a campanha, a empresa selecionou dois de seus embaixadores para reforçarem a mensagem positiva: Lilian Castro, dona de casa, e Frank Miguel, campeão de fisiculturismo:

“Sou atleta de fisiculturismo, empresário e dono das minhas escolhas. A estomia me trouxe de volta o que a doença [de Crohn] me tirou. Tenho uma vida normal e uma performance acima da média nos treinos. Minha estomia não me define e nunca me impediu de ser quem eu sempre quis”, revela Frank. “Ter a certeza de uma vida tranquila, serena e ao mesmo tempo intensa, são adjetivos que fazem eu esquecer minha estomia. Algumas pessoas usam brincos, outras colares, outras preferem anéis e eu além de tudo isso, também uso bolsa. Afinal, é só mais um acessório lindo que me deixa mais vaidosa e minha estomia não me define”, reforça Lilian. 
Lilian Castro praticando stand up paddle, descrita na legenda, para a campanha Minha estomia não me define.
Descrição da imagem #PraCegoVer: A embaixadora da Coloplast Lilian Castro está praticando Stand Up Paddle, uma prancha onde o usuário utiliza um remo, em pé ou sentado. Lilian usa viseira e camiseta branca, biquíni, e bolsa de estomia. Creditos: Acervo pessoal

Com canal no YouTube , onde compartilha informações sobre o uso da bolsa de colostomia, Átila Beck, estomizado desde 2007, também é embaixador da Coloplast. 

“Divido com você minha história nessa série de vídeos, onde nunca tive problemas em falar, conversar ou compartilhar com as pessoas sobre o que passei e como vivo até hoje, por sinal, muito bem, com todo esse ‘problema’ inicial”, informa o canal.

Nossa redação entrou em contato Tatiane Lacerda (26), ileostomizada há três anos. Embaixadora da Coloplast há 10 meses, Tatiane é recepcionista de hotel e também trabalha na noite, em eventos. 

“Tatiane Lacerda se define em superação, em quebrar tabus, em olhar para frente e ver que realmente é possível ter um futuro sendo ileostomizada. E não ter vergonha de mim mesma. Encarar que minha condição atual é uma chance pra viver intensamente, graças a Coloplast”, comemora.
Embaixadora da Coloplast, pela campanha Minha estomia não me define.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Tatiane Lacerda, mulher de pele morena e cabelos longos pretos está sentada, com a mão direita na cintura, e a mão esquerda atrás da cabeça. Usa camiseta preta curta e shorts branco com listras pretas. A embaixadora da Coloplast usa bolsa de estomia e um pequeno curativo, ambos na região abdominal. Créditos: Acervo pessoal

Com foco no melhor atendimento às pessoas estomizadas, a empresa oferece o Programa Coloplast Ativa , programa gratuito de suporte ao usuário. Nele é oferecido um atendimento personalizado, com orientação de fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, psicólogas e acesso a conteúdos educativos para esclarecer possíveis dúvidas. 

O atendimento do programa Ativa é realizado em domicílio com a enfermagem da Coloplast, equipada com kit de amostras grátis dos produtos para estomia e materiais para o cuidado diário adequado, como espelho, tesoura etc. Assim é possível testar o modelo de bolsa mais indicado para cada caso.   

Recomenda-se o uso de bolsa de colostomia por dia. Entretanto, na maior parte das vezes, o SUS não disponibiliza esse número à população. Para garantir o acesso e o uso adequado de bolsas, pessoas estomizadas têm como opção a loja online da Coloplast , com diversas opções de bolsas e adjuvantes à escolha dos usuários.  

Deixe um comentário

Este post tem 4 comentários

  1. Avatar de Ananias
    Ananias

    Esta de parabéns pelo conteúdo muito bom estava buscando esse conteúdo e acabei caindo aqui nesse blog muito bom.

  2. Avatar de Miguel Correia

    Estou pesquisando pelo assunto na Internet e acabei achando
    esse blog e esse artigo, ótimos por sinal…