Suvinil aborda acessibilidade e inclusão digital nos canais online

Imagem de capa para o texto “Suvinil aborda acessibilidade e inclusão digital na loja online e redes sociais” é uma montagem com duas fotografias, dos influenciadores PcD Isa Meirelles e Gabriel Isaac.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem de capa para o texto “Suvinil aborda acessibilidade e inclusão digital na loja online e redes sociais” é uma montagem com duas fotografias, dos influenciadores e criadores de conteúdo Isa Meirelles e Gabriel Isaac. Isa é uma mulher de pele branca, cabelos castanhos escuros na altura dos ombros, presos atrás da cabeça, e tem um olho verde e outro azul. Está sorrindo e usa uma blusinha rosa. Já o Gabriel é um homem branco de cabelos e barba pretos. Usa camiseta branca e uma jaqueta preta. Créditos: Divulgação

Marca de tintas dá voz a dois influenciadores PcD: Isabela Meirelles e Gabriel Isaac

Enxergando a pessoa com deficiência como público consumidor, a Suvinil aborda acessibilidade e inclusão digital com os creators parceiros, e entra para o time dos sites acessíveis com a EqualWeb

O acesso ao ambiente digital tem se fortalecido com o objetivo de tornar a internet um espaço mais inclusivo, que possa ser entendido e compartilhado com autonomia integral do início ao fim da navegação, por diversos perfis de consumidores. Em um movimento de reformulação de antigos padrões, para que mais pessoas possam pintar suas histórias de forma simples e prática, a Suvinil, que em 2021 completa 60 anos, traz à tona um tema tão importante como Acessibilidade e Inclusão, adaptando-se com ferramentas facilitadoras em seu site e redes sociais.

Publicidade

Para contribuir com esse caminho, a marca tem dado voz as pessoas que vivenciam a necessidade da inclusão no dia a dia – convidando dois creators parceiros, Isa Meirelles e Gabriel Isaac , para produção de conteúdos explicativos sobre um tema tão presente nas pautas de nossa sociedade – Suvinil ressalta em seus detalhes a conscientização sobre as possibilidades e importância de transformação do ambiente online.

De acordo com dados do Movimento Web para Todos (MWPT) e a plataforma de dados BigDataCorp, como publicamos aqui, em 2020, apenas 0,74% dos sites brasileiros são 100% acessíveis, o que cria uma barreira na comunicação para pessoas com deficiência. Pensando nisso, a fabricante apresenta ações que chegam ao mercado para colaborar com acesso e inclusão de todos e todas e, mais do que isso, convida marcas e empresas de diferentes setores para que juntos possam seguir nesta reformulação. Confira abaixo as modificações implantadas pela Suvinil:

  • Máscara de acessibilidade no site e loja online para facilitar a navegação para quem tem algum tipo de deficiência visual;
  • Descrição de imagens, vídeo e texto em site e redes sociais, dedicadas as pessoas com deficiência visual.
  • Legendagem de vídeos criados para feed e stories do Instagram;
  • Desenvolvimentos de conteúdos que abordem a importância da acessibilidade digital;
  • Criação e lançamento do podcast ‘Falando em Cores’ com conteúdo 100% acessível, levando conversas do Spotify para o Youtube em formato com Libras e legendas, facilitando a imersão dos ouvintes de diferentes perfis.
Foto da Isa, com descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da comunicadora Isa Meirelles, fazendo pose na rede social. Ela usa um vestido amarelo e colar em tons de rosa, roxo e lilás. Atrás dele há uma parede rosa. Créditos: Reprodução/Instagram

“A falta de acessibilidade digital  para a web ficou muito mais evidente durante a pandemia, quando tudo passou a ser feito pela internet – aplicativos, sites, redes sociais e outras plataformas”, conta a comunicadora Isa Meirelles, que tem baixa visão causada por um glaucoma congênito. Ela explica algumas opções simples que a ajudam a navegar nas redes: “É importante conseguir aumentar o tamanho da fonte, que normalmente é muito pequeno para quem tem deficiências visuais. O contraste da cor também é fundamental para eu conseguir entender o conteúdo e enxergar todos os elementos das páginas”.

Publicidade

Fotografia do Gabril. Descrição na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia do designer gráfico Gabriel Isaac, em ponto alto de um prédio, apreciando a vista de São Paulo. Ele usa blusa marrom e jaqueta jeans. Créditos: Reprodução/Instagram

Gabriel Isaac, designer gráfico e criador de conteúdo dedicado à comunidade surda, batizou a marca e criou o sinal em Libras para a Suvinil, simbolizando um leque de paleta de cores se abrindo e o movimento de pintar uma parede. “Os surdos batizam com um sinal próprio cada pessoa usando uma mania ou uma característica, algo que identifique que a pessoa começou a fazer parte da comunidade surda”, explica no vídeo.

O influenciador reforça ainda a importância das cores para as pessoas com deficiência auditiva. “O sentido que temos mais aguçado é a visão, porque é assim que nos conectamos com o mundo ao nosso redor e acessamos sentimentos de calma, energia, conforto ou criatividade, e as cores têm um significado bem forte por trás delas que podem ajudar bastante”, ele relata.

Reconhecendo a importância da inclusão dessa comunidade, Suvinil marca sua presença na casa de milhares de brasileiros, promovendo apoio a todos os perfis de pessoas e a riqueza da pluralidade presente em cada uma dessas histórias. “Queremos contribuir para que todas as pessoas se sintam incluídas e possam conhecer e sentir a energia do universo das cores. Ficamos felizes em contar com Gabriel e Isa, nossos creators parceiros nessa missão, tornando a busca pela conscientização muito mais rica e didática, dando voz também para que eles compartilhem suas vivências”, finaliza Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil.

Recentemente, para acompanhar os consumidores cada vez mais conectados, a marca reformulou toda a sua frente de Iniciativas Digitais de acordo com as necessidades de cada um de seus públicos, melhorando a experiência de compra, e tornando a navegação online ainda mais fluida, prática e amigável. Para conferir as mudanças feitas, acompanhar os conteúdos sobre acessibilidade digital e demais ações da Suvinil, acesse o perfil do Instagram @tintas_suvinil  e o site  da marca, que agora conta as soluções da EqualWeb, empresa que tem o site Jornalista Inclusivo como um dos seus embaixadores.

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário