Produção cultural inclusiva na web é tema de seminário online gratuito

Banner colorido com símbolos de acessibilidade e deficiências, com o título Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital, evento sobre a "produção cultural inclusiva na web".
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner colorido ilustra notícia dos eventos online sobre “Produção cultural inclusiva na web”. Fundo em degradê lilás e rosa com o título, em amarelo, no rodapé: Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital. No centro, dentro de círculos, aparece a ilustração de símbolos e pictogramas como o de acessibilidade, Libras, Braille, deficiências física, auditiva e visual. Créditos: Divulgação

Evento começa no Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (20/05) e segue até 14 de junho

Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital promovem diálogos com especialistas e oficinas técnicas com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência com foco na produção cultural inclusiva na web

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) organiza o seminário online Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital – uma série de debates e oficinas técnicas que abordarão conceitos, dados de mercado, dicas e melhores práticas para quem deseja produzir conteúdos culturais digitais mais inclusivos para todas as pessoas. Durante o evento, também será divulgado o Estudo CCBB sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência.

Publicidade

Destinados a produtores de conteúdo digital, curadores, professores, arte-educadores, pessoas com deficiência e todos aqueles que desejam uma Internet mais inclusiva, os encontros têm início no Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (20 de maio) e encerram dia 14 de junho. As inscrições, inclusive para quem necessita de recursos de acessibilidade digital, devem ser feitas em www.encontrosccbb.com.br .

Serão seis dias de debates e oficinas práticas com o objetivo de promover diálogos sobre acessibilidade digital e capacitar profissionais e interessados envolvidos na produção de conteúdo e criação de plataformas digitais, especialmente no âmbito da cultura e das artes. Os Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital são uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com curadoria do Movimento Web Para Todos, patrocínio do Banco do Brasil, idealização e produção executiva da Agência Galo.

Fotografia de Simone Freire, com descrição na legenda, curadora dos encontros de produção cultural inclusiva na web.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em área interna, com a Simone Freire. Mulher de pele branca e cabelos castanhos compridos. Está sentada, com as pernas cruzadas, usa calça jeans e camiseta preta do Movimento Web Para Todos. Ao seu lado direito, sobre uma mesa, pequeno quadro com a frase: “Se faz sentir, faz sentido”. Atrás dela, um banner do Movimento Web Para Todos. Créditos: Divulgação

“Os Encontros acontecem em um momento extremamente oportuno para se debater a acessibilidade digital. Devido ao isolamento social que temos enfrentado há mais de um ano, a nossa conexão com o mundo passou a ser online: para conversar com familiares e amigos, trabalhar, estudar, comprar e se divertir!”, contextualiza Simone Freire, curadora dos Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital e idealizadora do Movimento Web para Todos.

“Visitar uma exposição virtual sem recursos de audiodescrição se você não possui a visão ou participar de um debate online sem contar com a tradução para o seu próprio idioma (como Libras, utilizado por pessoas surdas sinalizadas) infelizmente ainda é a realidade em se tratando da experiência proporcionada para este público”, explica Simone.

A especialista acrescenta que uma das grandes barreiras para transformar essa realidade de exclusão é a falta de conhecimento sobre a temática. “Acessibilidade digital não é um bicho-de-sete-cabeças. São diretrizes internacionais, inclusive já traduzidas para o português, que estão ao alcance de qualquer profissional que queira se apropriar desse conhecimento e contribuir para transformar a web brasileira em um espaço mais inclusivo para todo mundo”, convida Simone.

Confira abaixo o vídeo release acessível do evento:

Todos os debates e oficinas previstos nos Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital contam também com a participação de palestrantes e instrutores com deficiência e apresentam recursos de acessibilidade – interpretação em Libras, legendas em tempo real (estenotipia) e audiodescrição.

Resultados de pesquisa serão apresentados e debatidos em 14/06

Como parte da sequência de eventos promovida pelo CCBB em prol da acessibilidade digital, será lançado, em 14 de junho, último dia dos Encontros, o Estudo CCBB Sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência, produzido para a ocasião pelo Movimento Web para Todos em parceria com a Agência Galo. Os dados a serem apresentados revelam um parecer das próprias pessoas com deficiência sobre a oferta de conteúdos culturais no contexto da acessibilidade digital. Os resultados da pesquisa serão debatidos por Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis, e Simone Freire, do MWPT.

“A ideia do estudo é apresentar, pragmaticamente, mais indicativos que ajudem a colocar no radar de produtores de conteúdos uma parcela bastante grande da população, de mais de 45 milhões de pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2010”, afirma Tales Rocha, da Agência Galo. “A pandemia tornou ainda mais urgente que além de medidas para garantir a acessibilidade arquitetônica em museus e galerias, as instituições, produtores e curadores se voltem também a considerar, cada vez mais, a acessibilidade digital”, completa.

Publicidade

Toda a programação será transmitida nas redes do CCBB, de acordo com os canais listados abaixo. A participação é gratuita e as inscrições, inclusive pelas pessoas que necessitam de recursos de acessibilidade digital, devem ser feitas em www.encontrosccbb.com.br .

Banner oficial com informações dos Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital, com descrição detalhada na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte em tons de rosa escuro e roxo, com fontes nas cores branca e amarela. Em destaque, há o texto Encontros CCBB sobre Acessibilidade Digital. Acesso e aprenda a produzir conteúdo digital mais inclusivo para todas as pessoas. Inscrições gratuitas: www.encontrosccbb.com.br.” No alto há vários ícones que remetem à acessibilidade (surdez, Braille, língua de sinais, cadeirante, bengala, entre outros). No rodapé estão os logotipos da produção Agência Galo; apoio institucional Web para Todos; realização Banco do Brasil e Pátria Amada Brasil Governo Federal. Classificação indicativa livre. Créditos: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

  • 20 de maio, das 16h às 17h30

Painel de abertura: Acessibilidade Digital nas artes visuais: por que você deve se preocupar com isso? 

Debate de abertura com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, Eric Klug, presidente da Japan House SP e Beto Pereira, presidente da ONCB – Organização de Cegos do Brasil.

Banner oficial do evento sobre produção cultural inclusiva na web.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. À esquerda, Eric Klug, da Japan House, homem calvo de pele branca e barba. Usa terno, camisa e gravata. À direita está Beto Pereira, da Organização de Cegos do Brasil, homem calvo de pele branca, usando camiseta vermelha de gola polo. Ao seu lado está um cão-fui, de pelagem letra. Créditos: Divulgação
  • 24 de maio, das 16h às 17h30

Oficina de Programação Acessível

Com o desenvolvedor e especialista em acessibilidade Reinaldo Ferraz e Leonardo Gleison, técnico em tecnologia assistiva da Laramara. A oficina abordará conceitos, critérios de sucesso (WCAG) com foco em desenvolvimento, melhores práticas (estrutura de páginas, navegação, responsividade, animações, WAI-ARIA, comportamento de mídias e formulários, testes, entre outros tópicos). Serão apresentados exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas, guias e ferramentas para ajudar equipes de desenvolvimento a criarem aplicações acessíveis e, depois, validarem o trabalho.

Banner oficial do evento sobre produção cultural inclusiva na web, com dois participantes.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. À esquerda está Reinaldo Ferraz, desenvolvedor e especialista em acessibilidade. Ele é branco, tem cabelos castanhos, usa barba e camisa branca. Na foto seguinte está Leonardo Gleison, técnico em tecnologia assistiva da Lamara. Homem branco de pele morena, cabelos pretos com deficiência visual. Créditos: Divulgação
  • 26 de maio, das 16h às 17h30

Oficina de Design Acessível

Com Odilon Gonçalves, gerente de tecnologia e inovação do Museu da Pessoa e Diniz Cândido, especialista em acessibilidade digital e criador do canal Mundo Cegal, no YouTube.  Serão apresentados conceitos, critérios de sucesso (WCAG) com foco em design e UX, melhores práticas (carrossel acessível, paleta de cores, tipologia, contraste, hierarquia da informação, links de atalho etc.), exemplos de aplicações de acessibilidade em páginas e outras peças, guias e ferramentas para auxiliar designers durante o desenvolvimento de aplicações web e validação.

Banner oficial do evento sobre produção cultural inclusiva na web, com dois participantes.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. À esquerda, o gerente de tecnologia e inovação do Museu da Pessoa, Odilon Gonçalves. Homem branco, com cabelos castanhos e barba. A fotografia da direita é do Diniz Cândido, especialista em acessibilidade digital e criador do Mundo Cegal. Ele é branco e cabelos escuros raspados. Créditos: Divulgação

Publicidade

  • 28 de maio, das 16h às 17h30

Oficina de Produção de Conteúdo Digital Acessível

Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, e Isa Meirelles, criadora de conteúdo e uma das líderes da Deficiência Tech, comunidade de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia no Brasil. Os tópicos a serem abordados incluem conceitos de acessibilidade digital, linguagem inclusiva, acessível e neutra, descrição de imagens e texto alternativo, melhores práticas para sites culturais e redes sociais (como estruturar conteúdo, vídeos e podcasts acessíveis etc.), exemplos de aplicação de acessibilidades em páginas, materiais de referência e apoio para auxiliar no planejamento e execução de conteúdos audiovisuais.

ISA MEIRELLES Produção cultural inclusiva na web é tema de seminário online gratuito
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto de uma participante, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. Isa Meirelles, criadora de conteúdo e uma das líderes da Deficiência Tech. Isa tem pele branca, cabelos mistos – em tons castanhos, e usa blusinha sem mangas. Créditos: Divulgação
  • 1º de junho, das 16h às 17h30

Debate: Desejos para a Construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva

Mediado por Alexandre Ohkawa, arquiteto, consultor e gestor cultural, presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar e gerente de comunidade na Hand Talk. Pessoas com diferentes tipos de deficiência falam de sua realidade e seus desejos para a construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva. Participam Marcos Lima, jornalista e criador do canal Histórias de Cego, no YouTube, Leandrinha Du Art, escritora e influenciadora digital com foco nas causas LGBTQIA+ e PCD, e Paula Pfeifer, cientista social, escritora e líder da maior comunidade online de usuários de tecnologias auditivas da América Latina.

Banner oficial do evento sobre produção cultural inclusiva na web.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. À esquerda, Alexandre Ohkawa, da Associação de Surdos do Estado de SP Vem Sonhar, e gerente da Hand Talk. Ele tem pele branca, barba e cabelos castanhos. Usa óculos de grau e jaqueta, e está fazendo o sinal em Libras que significa “amor” ou “te amo”. À direita está Marcos Lima, jornalista e criador do canal Histórias de Cego, no YouTube. Tem pele branca e cabelos pretos. Créditos: Divulgação
Banner oficial do evento sobre produção cultural inclusiva na web, com duas participantes.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. Na fotografia à esquerda está a Leandrinha Du Art, escritora e influenciadora digital, em sua cadeira de rodas. Tem cabelos longos e usa vestido preto. À direita está a Paula Pfeifer, cientista social, escritora e líder da Surdos que Ouvem. Ela tem pele branca e cabelos escuros curtos. Créditos: Divulgação
  • 14 de junho, das 16h às 17h30

Painel: Acesso a arte e cultura por pessoas com deficiência

Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, e Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis e criadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus. Participa também Fernando Campos, jornalista que mantém o canal Na Visão do Cego, no YouTube.

Banner do evento online, com as fotos de dois participantes.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto dos participantes, com filtro e moldura em degradê rosa escuro e lilás. À esquerda, Viviane Sarraf, especialista em acessibilidade cultural. Ela é branca e tem cabelos longos. Veste blusinha e casaco. Fernando Campos está à direita. Ele é jornalista que mantém o canal Na Visão do Cego, no YouTube. Tem pele branca, cabelos castanhos e usa camisa escura com listras brancas. Créditos: Divulgação

Acesse o site, entenda a importância da acessibilidade digital na produção de conteúdo cultural inclusivo, e faça sua inscrição, totalmente gratuita, no link: encontrosccbb.com.br

• Siga nas redes sociais:

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário