Exposição fotográfica: Apropriação da Paisagem por pessoas com deficiência em SP

Intérprete de Libras na cerimônia de lançamento da exposição fotográfica “Apropriação da Paisagem”, no Museu da Inclusão.
Instituto Jô Clemente (IJC) e Museu da Inclusão celebram a criatividade de pessoas com deficiência intelectual e autistas na mostra Apropriação da Paisagem. Entrada gratuita. (Foto: Divulgação)

Até 31 de outubro, a mostra traz a reflexão sobre o papel da fotografia na expressão, inclusão e construção de novas narrativas sobre a cidade de São Paulo.

No vasto universo da Deficiência Intelectual, a comunicação frequentemente emerge como um obstáculo notável. O desafio de expressar pensamentos e emoções encontra eco na luta pela inclusão. No entanto, em meio a essa adversidade, a fotografia surge como uma verdadeira luz. Com a tecnologia possibilitando outras formas de comunicação, a fotografia funciona como um veículo para a expressão artística e a construção de narrativas inexploradas. Nesse contexto, a exposição “Apropriação da Paisagem” se destaca como um testemunho dessa narrativa em constante evolução.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

‘Apropriação da Paisagem’ da cidade de São Paulo

Durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto) e a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (de 21 a 28 de agosto), o Instituto Jô Clemente (IJC) inaugura no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a exposição fotográfica “Apropriação da Paisagem”.

Com entrada gratuita, entre 23 de agosto e 31 de outubro de 2023, a mostra apresenta uma coleção de 80 trabalhos fotográficos capturados por jovens, adultos e idosos atendidos pelo Serviço de Longevidade do IJC  e orientados pelo professor de fotografia do Instituto e curador da exposição, Allan Cunha.

Uma celebração que inclui e empodera a comunidade

A exposição com novos olhares sobre movimentada capital paulista é uma celebração da capacidade criativa e expressiva das pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, ela também mostra o poder da fotografia como importante ferramenta de expressão, empoderamento e inclusão.

“Exposições como essa não apenas fornecem uma plataforma para que pessoas com deficiência e autismo mostrem seu talento e criatividade, mas também ajudam a desafiar estereótipos e preconceitos”, explica o fotógrafo e curador, Allan Cunha.

Enxergando o mundo com outros olhos

“A exposição também oferece aos visitantes a oportunidade de enxergar o mundo por meio dos olhos das pessoas acompanhadas no serviço de Longevidade”, destaca Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do IJC.

Essa é uma oportunidade para quebrar barreiras e promover a empatia e compreensão entre diferentes grupos, além de afirmar

Jovem atendido pelo Instituto Jô Clemente junto ao secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Descrição alternativa #PraGeralVer: Jovem atendido pelo Instituto Jô Clemente junto ao secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. Eles estão ao lado de um dos painéis da exposição fotográfica Apropriação da Paisagem, durante o seu lançamento, no Museu da Inclusão. (Foto: Divulgação)

Instrumento de inclusão e incentivo à reflexão

Durante o lançamento da exposição, no dia 22 de agosto, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a importância dessa iniciativa.

“A cultura é um instrumento muito importante para a inclusão de todas as pessoas e essa exposição chega ao nosso Museu como forma de incentivar a arte e a reflexão através do olhar de pessoas com deficiências intelectuais, fazendo com que a gente observe o cotidiano de forma plural”, disse o secretário Marcos da Costa. 

Publicidade

Atividade terapêutica como instrumento de conhecimento

O Serviço de Longevidade do IJC é dedicado a promover a reabilitação e manutenção da funcionalidade de jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual. Com mais de 450 pessoas acompanhadas, o serviço oferece atividades terapêuticas no campo motor, sensorial e psicossocial, buscando proporcionar saúde e bem-estar.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o IJC incorporou a oficina de fotografia como atividade terapêutica. Assim, essa atividade surgiu como uma forma de ressignificar momentos e lembranças. Através da arte, as pessoas com deficiência intelectual e com TEA, seus familiares e profissionais encontraram um novo instrumento de conhecimento.

Serviço

Exposição fotográfica Apropriação da Paisagem

Data: De 22 de agosto a 31 de outubro de 2023

Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Local: Museu da Inclusão: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, em São Paulo (SP)

Preço: Entrada gratuita

Publicidade

Sobre o IJC

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos com mais de 62 anos de atuação. Sua missão é promover saúde, qualidade de vida e inclusão social para pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, através de pesquisa científica, desenvolvimento de habilidades, assessoria jurídica e diagnóstico precoce de doenças, como o Teste do Pezinho Ampliado. O IJC também se dedica à produção e difusão de conhecimento, colaborando com projetos de pesquisa e inovação em parceria com instituições públicas e privadas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou acesse o site do IJC no link .

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário