Perfil de G-TILS: Mapa de intérpretes de Libras no Rio de Janeiro

Mulher negra olhando para o texto, à esquerda: “Libras, perfil de G-TILS/RJ, pessoas tradutoras, intérpretes e guias”. Sobre o nome da Língua Brasileira de Sinais, está a tradução em Libras, ilustrando o mapeamento de intérpretes de Libras no Rio de Janeiro.
Segundo a AGITE-RJ, associação responsável pelo levantamento em nível estadual, o mapa de intérpretes de Libras tem o objetivo de conhecer o perfil de G-TILS e contribuir para o futuro da categoria. (Foto: WayHomeStudio)

Pesquisa online busca entender o perfil de G-TILS e atender às necessidades de profissionais de Língua de Sinais do Estado do RJ.

A Associação de Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais do Estado do Rio de Janeiro (AGITE-RJ) está empenhada em criar uma mudança positiva para profissionais da área. Fundada em 2016, a Associação tem como objetivo principal valorizar e fortalecer a categoria de G-TILS (pessoas tradutoras, intérpretes e guias-intérpretes) de línguas de sinais no estado do Rio de Janeiro. Para alcançar esse objetivo, a associação está conduzindo um amplo mapeamento de profissionais, visando melhorar as ações de políticas públicas e de formação que serão oferecidas.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Construindo a Comunidade Profissional

A AGITE-RJ foi criada com base na necessidade de uma união coletiva para elevar o reconhecimento e o prestígio das pessoas tradutoras, intérpretes e guias-intérpretes de línguas de sinais do estado. Desde a sua fundação em 2016, a associação tem buscado proporcionar uma representação mais efetiva para a classe. Não é necessário ser membro associado da AGITE-RJ ou de qualquer outra associação para contribuir para esse importante levantamento.

Objetivo do Mapa de Intérpretes de Libras

O mapeamento em andamento pela associação tem um propósito claro: coletar dados para orientar as ações formativas da Escola de Formação AGITE-RJ e políticas públicas, bem como auxiliar a compreensão das necessidades da categoria em um sentido mais amplo. O principal intuito é oferecer formação contínua para profissionais da língua de sinais, seja por meio de recursos próprios ou parcerias.

De acordo com Alex Sandro Lins, presidente da AGITE-RJ, compreender as necessidades e perfis individuais de intérpretes e guias-intérpretes é essencial para a criação de programas eficazes.

“As informações coletadas irão nortear as ações e contribuir para a construção de ações de políticas públicas que atendam toda a categoria. Por isso, é muito importante a atenção no preenchimento dos dados para uma compreensão mais fidedigna das informações”, esclarece Alex.

Confidencialidade e Participação

A privacidade e a confidencialidade são prioridades. Os dados individuais das pessoas participantes coletados por meio deste questionário são mantidos em sigilo absoluto. A AGITE-RJ assegura que as informações pessoais não serão compartilhadas.

Publicidade

Contribua para a Categoria

Se você é uma pessoa intérprete de Libras do estado do Rio de Janeiro, a AGITE-RJ convida você a contribuir para essa pesquisa essencial. A pesquisa está disponível no Link do Formulário . Leva apenas alguns minutos para preencher, e suas respostas anônimas podem ter um impacto significativo no futuro da categoria.

É importante salientar que não é necessário ser membro associado da AGITE-RJ ou de outra associação para responder este formulário e que a sua elaboração e a responsabilidade é da Comissão de Assessoria Pedagógica e Políticas de Formação da AGITE-RJ e da Diretoria da AGITE-RJ. Mais informações, no site da associação no link .  

Conclusão

A AGITE-RJ está empenhada em fortalecer e valorizar a comunidade de pessoas tradutoras, intérpretes e guias-intérpretes de línguas de sinais no estado do Rio de Janeiro. O mapeamento em andamento visa entender melhor tais profissionais e suas necessidades, a fim de proporcionar uma formação continuada mais eficaz e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais abrangentes. Sua participação no questionário é essencial, mesmo que você não seja membro associado da AGITE-RJ. Juntos, podemos moldar um futuro melhor para a categoria de intérpretes de Libras no Rio de Janeiro.

Sobre a AGITE-RJ

A Associação de Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais do Estado do Rio de Janeiro (AGITE-RJ) trilha seu caminho desde o dia 19 de Novembro de 2016, quando surgiu como resposta à crescente necessidade da comunidade profissional de se fazer ouvir e de unir forças para alcançar objetivos compartilhados com clareza e integridade.

A AGITE-RJ foi erguida sobre sólidos pilares e seus objetivos estão intrinsecamente entrelaçados com o progresso e a valorização dos profissionais que representa:

  • Promoção da Classe Profissional;
  • Solidariedade e Consciência Associativista;
  • Dignificação da Profissão;
  • Estudo e Solução de Questões Relevantes; Integração da Pessoa Surda na Sociedade;
  • Parcerias e Alianças Estratégicas;
  • Captação de Recursos e Gestão Eficiente;
  • Fomento e Esclarecimento da Profissão;
  • Capacitação e Atualização Contínua;
  • Colaboração e Articulação Estratégica.
Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário