Teste inédito para avaliar performance auditiva no Brasil é desenvolvido por pesquisadores

Criança com fone de ouvido durante teste inédito para avaliar performance auditiva no Brasil. Imagem mostra mulher no computador com o programa desenvolvido pelos pesquisadores da Unicamp.
Capaz de avaliar a performance auditiva com precisão, programa de computador desenvolvido por equipe da Unicamp pode contribuir para o diagnóstico de pessoas com dificuldade de compreensão. (Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp)

Tecnologia protegida com apoio da Inova Unicamp possibilita avaliações, em português, para o processamento auditivo espacial de ouvintes.

A capacidade auditiva do ser humano consegue diferenciar sons diversos que circulam no mesmo ambiente – percepção que especialistas definem como processamento auditivo espacial. No entanto, limitações podem surgir em muitos casos. Neste artigo, exploraremos o desenvolvimento de um teste inédito de avaliação da performance auditiva, criado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Veremos como essa tecnologia inovadora pode contribuir para diagnósticos no campo da audiologia.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Diagnóstico de dificuldades de compreensão

Para avaliar a performance auditiva, uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um programa de computador  que pode contribuir para o diagnóstico de pessoas com queixas de dificuldade de compreensão em ambientes barulhentos. 

Tecnologia avalia performance auditiva com precisão

O Teste de Processamento Espacial com Sentenças no Ruído é a primeira versão, em português, do Listening in Spatialized Noise-Sentences-Test (LISN-S), teste em inglês, para identificar quando pacientes encontram dificuldades para focar na percepção de determinados sons em detrimento de outros vindos de diferentes locais. 

“Não tínhamos uma versão em português até agora, mas tivemos contato com os idealizadores da tecnologia original, o que aumenta a confiabilidade sobre o que conseguimos desenvolver aqui”, explica um dos participantes do desenvolvimento da tecnologia, Bruno Sanches Masiero, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). 

O programa de computador foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp  para proteger a propriedade intelectual da tecnologia e foi incluído no Portfólio de Patentes e Softwares da Universidade.

Diagnóstico auditivo feito pelo programa de computador

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, o Brasil possui cerca de 2,2 milhões de pessoas com perda auditiva decorrente de alterações na orelha externa, média e/ou interna. Comprometimento nas vias e estruturas centrais auditivas podem levar ao denominado Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), cujo principal sintoma é a dificuldade de compreender a mensagem em ambiente ruidoso.  Novos testes poderão contribuir com o diagnóstico do TPAC mais preciso e contribuir de maneira mais assertiva com o planejamento terapêutico em crianças e adolescentes. 

“Hoje, as equipes de fonoaudiologia sabem que o desenvolvimento da fala e da audição de crianças e adolescentes precisa contar com uma equipe multidisciplinar, para identificar em que medida os possíveis problemas apresentados vão ter impacto não só na saúde, mas até mesmo no próprio processo de aprendizado das crianças”, explica Maria Francisca Colella dos Santos, professora da FCM e coordenadora do projeto de idealização da tecnologia.

Publicidade

Funcionamento do programa para o teste auditivo

No teste desenvolvido pelos pesquisadores da Unicamp, o especialista que usa a ferramenta deve inserir as informações do paciente. O programa apresenta quatro condições de teste, conectando a uma placa de som, que vai reproduzir, de forma síncrona, duas histórias infantis e uma sequência de frases de teste.

Conforme o teste é realizado, o paciente deve repetir ao especialista as palavras que consegue identificar e a quantidade dos acertos é anotada no software, que vai ajustando o nível sonoro da frase seguinte, conforme a evolução das etapas até chegar ao critério estabelecido pelo especialista. 

Os pesquisadores inventores da tecnologia inédita que avalia a performance auditiva, Leticia Reis Borges Ifanger, professora Maria Francisca Colella dos Santos (FCM-Unicamp) e professor Bruno Sanches Masiero (FEEC-Unicamp).

Descrição da imagem #PraGeralVer: Os inventores da tecnologia, Leticia Reis Borges Ifanger (Diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas), em pé, à esquerda; a professora Maria Francisca Colella dos Santos (FCM-Unicamp), sentada, e o professor Bruno Sanches Masiero (FEEC-Unicamp), sentado na mesa, da esq. para dir. Sobre a mesa está um computador com o programa desenvolvido e um fone de ouvidos. (Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp)

Potencial de licenciamento da tecnologia para empresas

Os pesquisadores acreditam que o programa de computador intitulado ProSER  poderá ser utilizado  por especialistas fonoaudiólogos, médicos, instituições públicas e privadas, ou empresas de produtos fonoaudiólogos.

O programa de computador pode ser licenciado por empresas que comercializam softwares e sistemas online para triagem ou treinamento auditivo. Empresas ou instituições interessadas na tecnologia devem contatar, via formulário de Conexão Pesquisa e Mercado, a Inova Unicamp , órgão responsável na Universidade por receber os contatos e realizar as negociações para transferência de tecnologias.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário