Curso online de Apraxia de Fala na Infância capacita profissionais do SUS gratuitamente

Sessão de fonoaudiologia com profissional negra de cabelos longos e criança negra com cabelos black. Sobreposição da logo da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância: Curso online de Apraxia da Fala na Infância.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, em sessão de fonoaudiologia e sobreposição da logo da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância – Abrapraxia. À esquerda da fotografia está uma fonoaudióloga, mulher negra com longos cabelos pretos e lisos. Usa camisa azul clara e calça jeans. À direita, criança negra com cabelos crespos, usando camiseta rosa. As duas estão sentadas e interagindo entre si. (Imagem: Edição de arte. Foto: Freepik)

Iniciativa faz parte do projeto Abrapraxia Solidaria, oferecido a pessoas de baixa renda e profissionais SUS, pela Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância

A Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia) oferece gratuitamente aos profissionais do SUS o curso online introdutório sobre o distúrbio que afeta duas a cada mil crianças no Brasil e no mundo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Abrapraxia Solidária’. A Associação já capacitou mais de 15 mil pessoas por todo país, como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras, pais e familiares de crianças com apraxia.  

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Curso online de Apraxia de Fala

    O programa, ministrado pela Dra. Elisabete Giusti, fonoaudióloga e conselheira-técnica da Abrapraxia, possui carga horária de três horas e tem como objetivo difundir informações técnicas sobre o transtorno pouco conhecido no Brasil. 

    “Fonoaudiólogos buscam receber capacitação para diagnosticar e tratar a Apraxia, mas nem todos os cursos de graduação ou faculdades abordam o tema. Estamos aqui para promover o acesso às informações sobre apraxia de fala na infância também entre os vários profissionais, pais e familiares”, explica Dra. Elisabete.  

    Conteúdo Programático

    1. O que é Apraxia de Fala na Infância (AFI)?
    2. Quais os sinais de AFI?
    3. Avaliação Fonoaudiológica
    4. Fundamentos para Intervenção Terapêutica
    5. Métodos de Tratamento
    6. AFI e como a Família pode ajudar
    7. AFI e Escola

    Conferência Nacional

    O curso é o primeiro passo para profissionais que queiram se aprofundar no tema. Etapas mais avançadas sobre entendimento e tratamento do distúrbio serão oferecidos na VIII Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância , evento realizado pela Abrapraxia e que conta com profissionais do Brasil e do exterior. 

    Essa edição da Conferência será híbrida, com possibilidade de participação presencial ou online, com palestrantes nacionais e internacionais, e tradução simultânea. O encontro será no Anhembi, São Paulo, nos dias 07 e 08 de outubro e já está com inscrições abertas.

    Banner de divulgação com plano de fundo cor roxa, foto e texto. Centralizado, aparece o título: “Curso online de Apraxia de Fala na Infância”.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner de divulgação com plano de fundo cor roxa, foto e texto. Centralizado, aparece o título: “Curso online introdutório – Apraxia de Fala na Infância”. Ao lado está a fotografia da Dra. Elisabete Giusti, mulher branca com cabelos compridos loiros. Abaixo aparece seu nome e a informação: “Para pais e profissionais”. No canto direito inferior, a logo da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância – Abrapraxia. (Imagem: Divulgação. Créditos: apraxiabrasil.org)

    Publicidade

    O Que é Apraxia de Fala na Infância?

    Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um grave distúrbio motor na fala (neurológico) que afeta a habilidade da criança em produzir e sequencializar os sons da fala. A criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons para formar silabas, palavras e frases. A criança parece “não saber” o que fazer com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem a linguagem bem, mas falar é um grande desafio para elas. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer, no tempo certo, na ordem certa, para que as palavras sejam produzidas.

    Uma característica observada nas crianças pequenas, é que sua fala é muito limitada, com pobre repertório de palavras e/ou apresentam fala de difícil compreensão (a fala não é clara). Quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.

    A Associação Americana de Fonoaudiologia recomenda o termo Apraxia de Fala na Infância para “Distúrbio neurológico motor da fala na infância”, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários a fala, na ausência de déficits neuromusculares (por exemplo, reflexos normais, tônus alterado).

    Quais são as características da AFI?

    • Pobre repertório de vogais, erros com as vogais;
    • Pobre repertório de consoantes, incluindo as consideradas mais visíveis, como P e M;
    • Variabilidade de erros, presença de erros incomuns/idiossincráticos (às vezes, a transcrição da fala é um desafi­o!);
    • Os erros e dificuldade aumentam com o aumento da quantidade de sílabas das palavras;
    • Dependendo do grau de severidade, a criança pode produzir o som, sílaba ou palavra-alvo em um contexto, mas é incapaz de produzir o mesmo alvo com precisão em um contexto diferente;
    • Mais di­ficuldade nas tarefas que precisam de controle voluntário, em comparação com as realizadas de forma automática;
    • Di­ficuldade nas tarefas de diadococinesia, ou seja, para alternar com precisão a repetição das mesmas sequências, como pa/pa/pa ou de sequencias múltiplas, como pa/ta/ka;
    • Presença de alterações prosódicas, fala acelerada ou monótona, instável, erros de acentuação, défi­cit na duração dos sons e pausas entre as sílabas;
    • Em algum momento, podem demonstrar “procura” ou “esforço” para realizar as posições articulatórias;
    • Podem também apresentar di­ficuldades na sequência de movimentos orais voluntários (apraxia oral);
    • A criança demonstra que ­fica “perdida”, não sabe como movimentar a boca. Ela tenta falar, mas não consegue;
    • Os pais percebem uma discrepância entre a compreensão e a produção de fala (por ex. a criança pode compreender bem, mas não conseguir produzir a fala).

    Serviço

    • Curso Online de Apraxia de Fala na Infância | Introdutório 

    Inscrições: www.apraxiabrasil.org 

    Carga Horária: 3 horas 

    Público-alvo: Fonoaudiólogas, Pedagogas, Terapeuta Ocupacional, Psicólogas, Neuropsicólogas, Médicos Pediatras, Médicos Neurologistas, Psicomotricistas, Mães, Pais e Cuidadores de Crianças. 

    Ministrado por: Dra. Elisabete Giusti | Graduada em Fonoaudiologia – Universidade Estadual Paulista (UNESP); 


    • VIII Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância 

    Data: 07 e 08 de outubro  

    Local: Palácio das Convenções, Auditório Elis Regina – Sambódromo do Anhembi

    Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP, 02012-021

    Inscrições: www.apraxiabrasil.org

    Sobre o projeto

    Abrapraxia Solidária é um projeto da Associação que garante às pessoas de baixa renda e profissionais SUS acesso à informação e formação de qualidade sobre Apraxia de Fala na Infância.

    O projeto disponibiliza vagas gratuitas em cursos e materiais gratuitos para profissionais do SUS e instituições filantrópicas que atendem crianças com Apraxia de Fala, bem como para famílias de baixa renda. Mais informações nos links abaixo.

    Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário