Presença Festival 2023: Celebrando a diversidade e potências criativas

Foto de ator apresentando a peça “A Jornada De Um Herói”. Ele sorri, com o braço direito para o alto. À esquerda, sobreposição do nome Presença Festival 2023, e a data: 25 de maio a 4 de junho.
“Objetivo do Presença Festival é dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, pessoas com deficiência ou de povos originários”, destaca o idealizador José Menna Barreto. (Foto: Divulgação)

Segunda edição do evento multiplural acontece até o dia 4 de junho, no Rio de Janeiro, abrindo as celebrações do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

O Presença Festival, segunda edição, celebra a diversidade e suas potências criativas. Shows de Linn da Quebrada, Johnny Hooker e Grag Queen, além de uma Ball com a dançarina francesa Lasseindra Ninja. O evento acontece no Rio de Janeiro entre hoje (25) e dia 04 de junho, com exposições, teatro, cinema, oficinas, acessibilidade, Libras e muito mais.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Celebrando a diversidade com visibilidade

O Presença Festival chega à sua segunda edição oficial na cidade do Rio de Janeiro, trazendo consigo a celebração da potência da comunidade LGBTQIAPN+ nas artes, na cultura e no empreendedorismo. Com uma programação exclusiva e democrática, o evento marca o início das comemorações do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento, explica que o intuito é combater o preconceito:

“Meu objetivo é dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, pessoas com deficiência (PcDs) ou de povos originários. No festival, o debate é interseccional, temos o objetivo de juntar forças para combater o preconceito através da arte”.

Novidades do Presença Festival 2023

Nova edição, novas aspirações. Uma grande celebração em prol da diversidade, equidade, inclusão e, acima de tudo, representatividade. Conhecido pela pluralidade presente em diversas áreas, o evento terá diversas atrações, em sua maioria gratuitas.

Haverá uma mostra de Teatro Preto com apresentação das premiadas peças “A Jornada De Um Herói” e “Meus Cabelos de Baobá”; exposições de arte, oficinas de dança; atividades de literatura, dramaturgia e música instrumental; exibição de filmes, talks e bate-papos; shows e uma Ball inédita que traz à tona a cultura ballroom, movimento cultural criado em Nova York por pessoas pretas, latinas, transgêneras, marginalizadas e invisíveis socialmente, que ganhou o mundo.

Programação Presença Festival 2023: Teatro.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Arte com fundo vermelho e texto, à direita: 25 a 28 de maio, Mostra de Teatro Preto - Teatro da Caixa Nelson Rodrigues. Entrada gratuita. Compareça na bilheteria do teatro com 01 hora de antecedência para início dos espetáculos e retire seu ingresso. Sujeito à lotação. À direita, imagem de ator e texto: 25 e 26 de maio, às 19h, A Jornada de um Herói, com Matheus Amorin. Abaixo, imagem de atriz em cena e texto: 27 de maio, às 19h, 28 de maio, às 17h. “Meus cabelos de Baobá”, com Fernanda Dias. (Créditos: Reprodução)

Cultura ballroom: Orgulho LGBTQIANP+

“A cultura ballroom é um dos principais braços do Presença Festival, que este ano abre as comemorações do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o que é sensacional.  O evento é uma celebração à diversidade na cultura. Nesta segunda edição, traremos um olhar especial para os artistas talentosos que representam esse movimento político e social mas não recebem oportunidades porque ainda há pouco espaço para a diversidade no mercado cultural e artístico. O mundo está mudando, o cenário melhorando, mas precisamos sempre nos afirmar para manter nosso espaço e evitar que o conservadorismo volte a ocupar”, destaca José Menna Barreto. 

Publicidade

Diversidade, cultura e economia criativa

O objetivo do festival é demonstrar para a sociedade que a diversidade está presente nos mais variados segmentos culturais e da economia criativa. Artistas como a cantora, compositora, atriz e ativista travesti Linn da Quebrada, o irreverente cantor Johnny Hooker e a drag queen Grag Queen, vencedora do reality americano Queen of The Universe, sobem ao palco do Circo Voador, no dia 3 de junho, para shows que mesclam entretenimento, propósito e conscientização.

Além disso, durante os intervalos, a DJ Bruna Strait comanda as pickups e, no espaço ao ar livre, o quilombola Joelington Rios exibe seu trabalho no campo das artes visuais, com sua série de fotografias na exposição “O Que Sustenta o Rio”. 

Programação Presença Festival 2023: Shows.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Arte com fundo amarelo e texto, à direita: “3 de junho, Presença no Palco - Circo Voador. Ingressos à venda. Bandeira da comunidade LGBTQIAPN+. À esquerda, fotos e nomes das atrações: Grag Queen, Linn da Quebrada, Johnnh Hooker, Ball do Orgulho, Bruna Strait, V de Viadão e “O que sustenta o Rio - Exposição”. (Créditos: Reprodução)

Na mesma noite, acontece uma participação da badalada festa V de Viadão, tendo o DJ Edu Castelo como principal atração, e a Ball do Orgulho LGBTQIAPN+, coproduzida pela produtora Hell de Janeiro Ball, e que traz ao público uma convidada especial: a dançarina francesa transgênera Lasseindra Ninja, reconhecida como pioneira do cenário ballroom europeu e protagonista do filme Fabulous, produzido em 2019. 

Programação inclusiva, acessível e gratuita

No dia 4 de junho, o público terá acesso ao Mundo Presença, em que serão realizadas várias atrações gratuitas, das 10h às 20h, no Centro de Movimento Deborah Colker. Na seção Arte Sem Amarras, o artista visual Diego Moura apresentará a exposição “O Abecedário da Diversidade”.

Já no espaço Movimentos Transversais, haverá oficinas de breaking, de passinho, de samba, de afrofunk e de Vogue, que é mais do que um estilo de dança marcado por poses, ‘caras e bocas’, e sim um movimento de reafirmação de identidade de gêneros e sexualidade. Quem estará no comando desta oficina inédita é a dançarina francesa transgênera Lasseindra Ninja, convidada especialmente para o festival. Também serão ministradas atividades de música instrumental com participantes dos blocos de carnaval Amigos da Onça e Bloconcé na sala Diversidade Sonora.

No espaço Telas Plurais, os curtas Cinema Esperança, Chão de Fábrica, Filhas de Lavadeiras, Se Trans For Mar e Deus não Deixa serão exibidos, e, após cada sessão, haverá bate-papo com as diretoras de cada filme, Ana Carolina Francisco, Edileuza Penha de Souza, Cibele Appes e Marçal Vianna. Já na sala Letras Inclusivas, Alice Marcone estará à frente do workshop “Construção de Personagem – Análise de filmes com personagens trans” e Felipe Cabral comandará o talk “A representatividade LGBTQIAPN+ na literatura”.

Para as crianças, uma dinâmica especial com leitura e contação de histórias que celebram a diversidade, na seção Sementes do Futuro. Escrita e desenvolvida por Janine Rodrigues, a atividade infantil “Se esta história fosse minha” foi vencedora do Prêmio Arte Escola do Rio de Janeiro e do Prêmio Criança da Fundação Abrinq.

Programação Presença Festival 2023: Acessibilidade, inclusão e oficinas gratuitas.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Arte com fundo roxo e texto, no topo: Símbolo de cadeira de rodas: 4 de junho, Mundo Presença. Centro de Movimento Deborah Colked - Gávea. Símbolo de Libras - Língua Brasileira de Sinais. Abaixo, duas linhas com quatro fotos cada, e as atrações: “Arte sem Amarras - Exposição de Artes Visuais”; “Movimentos Transversais - Oficinas de Dança”; “Telas Plurais - Atividades de Audiovisual”; “Letras Inclusivas - Atividades de Literatura e Dramaturgia”; “Diversidade Sonora - Atividades de Música Instrumental”; “Diálogos Coletivos - Talks e bate-papos”; “Sementes do Futuro - Atividades Infantis”; “Feira Múltipla - Feira de Arte, Design, Moda e Gastronomia”. (Créditos: Reprodução)

Feira Múltipla e patrocinadores

O empreendedorismo também ganhará destaque no festival. A Feira Múltipla, patrocinada pelo Mercado Livre, reunirá arte, moda, design, acessórios e gastronomia, apresentando o trabalho de dez empreendedores, com foco em mulheres, negros e LGBTQIAPN+. Além disso, haverá pocket shows com as cantoras Tabatha Aquino e o DUO Mari Jasca + Paloma Ronai, proporcionando momentos de entretenimento ao público presente.

O Presença Festival 2023 é apresentado pela Shell, patrocinadora master, em parceria com o Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Conta também com o patrocínio do BNY Mellon, Mercado Livre, Bayer, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio da Deloitte, Caixa Cultural e Caixa Econômica Federal. O festival é produzido pela Araucária Agência Cultural, sendo idealizado, dirigido artisticamente e curado por José Menna Barreto. A realização é da CMX Associados, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Para conferir a programação completa, acesse a listas de links abaixo.

Links úteis
Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário