Plataforma WikiLibras é relançada com novidades

Plataforma WikiLibras é relançada com novidades

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia que ilustra texto Plataforma WikiLibras é relançada com novidades mostra uma pessoa usando o computador. O computador está em cima de uma mesa, aberto na plataforma, onde se vê o intérprete virtual do VLibras. Ao lado tem um celular que está ligado e também mostra o intérprete. Foto: Freepik Premium/ Edit by RFerraz

Plataforma colaborativa ganha nova versão para aperfeiçoar o conteúdo com 17 mil sinais em Libras

Nova versão permite mais colaboração dos usuários e criação de sinais automatizada, além de cursos de capacitação

A plataforma Wikilibras ganhou nova versão com mais funcionalidades para atender  pessoas com deficiência e garantir acessibilidade. A Wikilibras soma 17 mil sinais disponíveis em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e três milhões de traduções realizadas por mês.

O Wikilibras é uma plataforma colaborativa da Suíte VLibras , que tem a finalidade de adicionar e corrigir sinais em Libras de forma colaborativa para o dicionário de sinais da Suíte VLibras.

Para aperfeiçoar o conteúdo que chega às pessoas surdas, essa nova versão da plataforma, lançada quinta-feira (10), propõe a criação de sinais de forma automatizada, e permite a colaboração de usuários e especialistas no assunto.

Além de promover a capacitação de animadores, agora a Wikilibras estabelece perfis específicos para cada etapa do processo: colaboradores, animadores e especialistas.

“O relançamento da WikiLibras é um momento oportuno e necessário para convidar pessoas interessadas, a comunidade surda, linguistas, especialistas e intérpretes de Libras para contribuírem na evolução da Suíte VLibras”, destacou a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Priscilla Gaspar.

A Suíte VLibras oferece à comunidade surda uma forma de acesso a conteúdos disponibilizados a todo momento na internet. A plataforma é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas online acessíveis para pessoas surdas.

Acesse a plataforma através deste link: https://wiki.vlibras.gov.br/

Acessível em Libras
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem retangular em fundo azazul com os dois avatares do VLibras, e o texto em fonte branca e caixa alta: Acessível em Libras. Os abates Ícaro e Hozana estão de braços cruzados, um ao lado do outro, no canto esquerdo da imagem. Ambos tem cabelos pretos, vestem camiseta azul e calça preta. Os dois tem pele branca, ele mais rosado, e ela amarelada. Imagem: Reprodução/ Divulgação

Não conhece a plataforma Wikilibras? Assista ao vídeo:

Cursos da plataforma Wikilibras: Videoaula

Além do lançamento da plataforma também foi anunciada a disponibilização de cursos em videoaulas para animadores, sobre as regras de descrição formal da língua de sinais utilizadas para a construção do corpus textual bilíngue do VLibras.

Nesse último, além das regras formais da Libras, os participantes aprendem como elas são interpretadas pelo elemento de tradução do VLibras em módulo de inteligência artificial (Tradutor DL).

Aula 01

Download do Software 3D e Arquivo VLibras

Aula 02

Fundamentos Básicos de Animação e a interface do Blender para o VLibras

Aula 03

Animação 3D de sinais em libras com Ícaro do VLibras

Aula 04

Regras de descrição formal da língua brasileira de sinais

Banner amarelo, acessível em Libras, com avatar virtual
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem retangular em fundo amarelo com a seguinte pergunta, do lado esquerdo, em fonte cinza e caixa alta: Quer ensinar um sinal para Ícaro? Mais abaixo em caixa alta na cor grafite: Conheça o, Wikilibras, onde Wiki está escrito em azul, e Libras na cor lilás. Na lateral direita está o acatar Ícaro, de lado, espalmando o logo da plataforma, formado por uma bola preta, e dentro um desenho com a junção das letras W e L. Imagem: Reprodução/ Divulgação

Cooperação

Desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Universidade Federal da Paraíba e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a plataforma passa a receber colaboração mais efetiva do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Em julho foi firmado um acordo de cooperação que prevê o planejamento de uma política de acessibilidade capaz de reunir a comunidade interessada na operacionalização do processo de correção e adição de novos sinais na plataforma Wikilibras. A ação faz parte do projeto de garantir melhorias contínuas do processo de tradução.

O acordo foi pactuado entre a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos.

Picture of Rafael Ferraz Carpi

Rafael Ferraz Carpi

Formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006), Rafael assina como Editor responsável pelo conteúdo do site, edição geral e publicações. É autor do projeto Jornalista Inclusivo e já trabalhou como repórter em jornais impresso, e rádio AM, como executivo de contas em revista, fotografia e assessoria de imprensa. Atualmente atua como produtor de conteúdo, redator, e com marketing digital em mídias sociais.

Todos os posts

Curtiu? Ajude a alcançar mais pessoas e compartilhe!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário