Projeto ‘Feito em Casa’ oferece 32 oficinas online acessíveis e gratuitas

Foto tirada de cima para baixo mostrando as mãos de artesã trabalhando sobre uma mesa branca, usando retalhos de pano, fitas, lantejoulas e outros materiais, pelo projeto Feito em Casa, de arte acessível.
Com curadoria do Zebra5 e realização da Muda Cultural, o projeto Feito em Casa ensina criar artesanato com oficinas acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. (Foto: Equipe Feito em Casa)

Iniciativa de arte acessível disponibiliza videoaulas de artesanato com intérprete de Libras e legendagem para pessoas surdas ou com deficiência auditiva

O ‘Feito em Casa’ é um projeto que incentiva o fazer artístico através de oficinas online e gratuitas inspiradas no movimento “faça você mesmo” e na artesania brasileira. São 32 videoaulas divididas em quatro módulos, com legendagem e o intérprete de Libras Fabiano Campos , que atua na esfera artística.

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Oficinas online acessíveis e gratuitas

    Com a legendagem e a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinas (Libras), as oficinas permitem que pessoas surdas ou com qualquer tipo de deficiência auditiva, consigam acessar as informações das oficinas.

    Todas as videoaulas do Feito em Casa já estão disponíveis gratuitamente  no site  e também nesta playlist do YouTube da Muda Cultural . É possível acompanhar mais informações sobre o projeto nas redes sociais: Instagram  e Facebook .

    “Promover a interpretação em Libras para iniciativas artísticas e culturais é fundamental para o reconhecimento, fortalecimento, valorização e integração dessa comunidade [pessoas surdas] na sociedade em geral”, afirma Fabiano Campos.

    Através dessa iniciativa com acessibilidade, pessoas com deficiência auditiva têm a oportunidade de acessar integralmente as 32 oficinas de arte com um panorama dinâmico e variado da produção visual e artesanal, construído sobre eixos contemporâneos, como a ludicidade e o ambientalismo, sem perder contato com a tradição expressa nas linguagens artísticas e práticas artesanais.

    Feito em Casa com Incentivo à Cultura

    O Feito em Casa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da BASF. A curadoria das oficinas é do coletivo Zebra5 e a realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.

    Como contrapartida social, o Feito em Casa realizará 11 workshops de formação para docentes da rede pública de instituições do estado de São Paulo ao longo do ano. Alguns deles terão inscrições abertas ao público. O objetivo dos encontros é discutir a importância das artes visuais e do artesanato no ensino de arte, elaborar projetos com materiais usuais, de fácil acesso, oferecer uma experiência direta com a prática artística e com a construção de forma individual e coletiva dos possíveis desdobramentos a serem realizados em sala de aula.

    Ilustração com o nome do projeto Feito em Casa, de arte acessível.
    Descrição da imagem #PraGeralVer: Ilustração mostra o nome do projeto Feito em Casa, misturando as letras com materiais de reuso, como lâmpada, lata, garrafa pet e prendedores, além de ferramentas como martelo, tesoura e pincel. (Imagem: Reprodução/Feito em Casa)

    Geração de valor e impacto positivo

    Para Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, essas ações permitem conectar a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades, que terão acesso aos projetos culturais, esportivos e sociais de forma gratuita. Assim, a empresa se posiciona como geradora de valor também para a comunidade, ao exercer sua cidadania corporativa.

    “Promover impacto positivo na sociedade faz parte da estratégia de sustentabilidade. Temos identificado oportunidades de conectar vários segmentos da sociedade, tendo como foco contribuir para a educação científica e ambiental, proteção de recursos naturais e da biodiversidade e empregabilidade. Este projeto permite que as famílias se conectem ao processo de circularidade (reuso de materiais)”, explica.

    Em 2022, quase 600 mil pessoas foram beneficiadas pelas 197 ações de engajamento social da BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.

    Serviço

    Projeto Feito em Casa (acessível em Libras)

    Acesso: gratuito através do site  e do YouTube da Muda Cultural

    Mais informações: feitoemcasa@mudacultural.com.br  

    Publicidade

    Sobre a BASF 

    A BASF é uma empresa que busca criar química para um futuro sustentável, combinando sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Com mais de 111 mil colaboradores em quase todos os setores e países, a empresa oferece um portfólio com seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. Em 2022, a BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões e as ações da empresa são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Saiba mais em www.basf.com .

    Sobre o Zebra5

    O Zebra5 é um coletivo de artistas-educadores que utiliza jogos como ferramenta de aprendizado estético. Atua em instituições culturais e educacionais, com propostas dos universos lúdico e artístico, com foco nas artes visuais, teatro, literatura ou educação ambiental. Trabalha com formação de educadores, exposições, jogos com conteúdo artístico e materiais gráficos educativos, entre outros projetos que unem arte e educação.

    Sobre a Muda Cultural

    A Muda Cultural é uma agência especializada em criar estratégias, gerenciar patrocínios e realizar projetos culturais financiados por leis de incentivo. Sua missão é expandir as potencialidades das pessoas, conectando marcas a seus públicos de interesse por meio da arte e da cultura. A agência possui uma extensa rede de colaboradores e parceiros, trabalhando com concepção, curadoria artística, produção de conteúdo e planejamento e execução de iniciativas culturais. Saiba mais no site da empresa no link .

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    Deixe um comentário