Férias Acessíveis do Sesc São Paulo terá mais de 60 atividades em 2023

Colagem com 16 fotografias das atrações programadas nas unidades da instituição e sobreposição do texto “Férias Acessíveis do Sesc São Paulo em 2023”.
Confira os destaques das Férias Acessíveis do Sesc São Paulo em 2023. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação/ Sesc)

Programação cultural oferece recursos de acessibilidade em exposições, peças de teatro, espetáculos e oficinas nas unidades da capital, litoral e interior paulista

Durante as férias escolares no início do próximo ano, as unidades do Sesc São Paulo em todo o estado se preparam para receber um público ainda maior, e para isso, a instituição vem ampliando a oferta de recursos de acessibilidade em suas ações. O objetivo é garantir o acesso à cultura para todas as pessoas.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Férias Acessíveis do Sesc São Paulo

    A programação de férias acontece entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, com mais de 60 atividades recreativas, culturais e socioeducativas – presenciais e online –, com recursos de acessibilidade, entre as quais mobilidade nos espaços físicos, tradução em Libras, legendas em braile, audiodescrição, maquetes e réplicas táteis.

    De acordo com a assessoria de imprensa, “entendendo seu papel de oferecer a todas as pessoas a possibilidade de usufruir das experiências e dos serviços de sua programação”, as unidades do Sesc São Paulo possuem estrutura física equipada com rampas, elevadores, banheiros acessíveis e conteúdos em braile.

    Além disso, a instituição também garante o direito de utilização dos espaços por pessoas com deficiência acompanhadas de cães-guia e cães de serviço. “A esse cenário, soma-se a acessibilidade atitudinal, com capacitação das equipes para que estejam cada vez mais preparadas para acolher os mais diversos públicos”, divulgou.

    Destaques da programação

    Entre as exposições, destaca-se Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves , no Sesc Ipiranga, que faz a retrospectiva dos quase quarenta anos da trajetória artística do fotógrafo. A mostra é a única exposição no estado de São Paulo que possui recurso de Aro Magnético, um sistema de transmissão sonora em frequência específica para pessoas que usam aparelho auditivo.

    Para quem busca teatro, o Sesc Santana traz a história de Jorge Laffond (1952 – 2003)  na peça Jorge Pra Sempre Verão, com direção de Rodrigo França. O roteiro fala sobre as diferentes formas de preconceito sofrido pelo personagem. A peça está em cartaz de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e no dia 29/01, a apresentação contará com recursos de audiodescrição e tradução em Libras.

    A programação musical das férias com acessibilidade também ganhou destaque. No palco do Sesc Campo Limpo, duas poetas – uma surda (Cathy Moreira) e a outra ouvinte (Viic Oliveira) – mostram como o encontro da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se encaixam no espetáculo Poéticas de Asfalto , dias 15, 25 e 28 de janeiro.

    Publicidade

    Diversão para crianças

    Como a palavra férias é praticamente um sinônimo de diversão para as crianças, não poderiam faltar os espetáculos infantis, contação de histórias, peças e outras atividades, com recursos de acessibilidade.

    Entre os destaques das atividades infantis estão as oficinas Massinhas e Carimbos com Tintas Naturais e “Poções Mágicas Para Brotar”. A Sessão de Cine Azul do filme “Shaun, o Carneiro” e Circo DuNavô, entre outras, também contemplam a programação.

    > Confira mais datas do projeto Oba! Férias! no link .

    > A programação completa das Férias Acessíveis pode ser acessada neste link .

    Esporte e literatura

    A prática de esportes, que integra a programação do Sesc Verão, também traz eventos acessíveis com participação de paratletas e a experiência dos esportes adaptados. E para quem procura a leitura mesmo nos meses longe da escola ou faculdade, vale lembrar que algumas unidades do Sesc São Paulo possuem bibliotecas permanentemente equipadas com lupas eletrônicas, scanner com linha braile e conversão de textos em áudio simultaneamente. São elas: Sesc 24 de Maio, Avenida Paulista, Centro de Pesquisa e Formação, Guarulhos, Santo Amaro, Santo André, Santos, Jundiaí e Sorocaba.  

    Dados sobre Deficiência no Brasil

    Segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE  (PNS, 2019) no Brasil, 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade (8,4% dessa população) possuem pelo menos uma das seguintes deficiências: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências. Entre os idosos, cerca de 8,5 milhões (24,8% de pessoas com mais de 60 anos) estavam nessa condição.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    Este post tem 2 comentários

    Deixe um comentário