Documentário Stimados Autistas: Assista

Cenas do Documentário Stimados Autistas
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem do Youtube, sobre fundo degradê vermelho e preto, ilustrando o texto Documentário Stimados Autistas. Nos primeiros minutos do vídeo, um homem está se apresentando, dividindo a tela com a legendagem. Trata-se de um homem branco, usando óculos de grau, barba e bigode curtos, sem cabelos. Imagem: Cenas do video/ Edição Jornalista Inclusivo

Autista lança documentário sobre diagnóstico tardio e o impacto na vida de autistas

Recém-lançado pela Paradoxa, Documentário Stimados Autistas apresenta relatos reais de adultos diagnosticados tardiamente com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Paradoxa, empresa de educação da prática profissional de educadores e profissionais de saúde, acaba de lançar o documentário Stimados Autistas, com relatos de autistas adultos que tiveram seu diagnóstico tardiamente. A Direção é de Cristiano de Oliveira, autista diagnosticado aos 34 anos.

No vídeo disponibilizado  no final de outubro, segundo nota enviada à imprensa, seis pessoas contam como eram suas vidas antes do diagnóstico, como foi a busca por profissionais, e qual a importância do diagnóstico em suas vidas.

De acordo com Cristiano de Oliveira, responsável pelas entrevistas, o intuito da produção é o de instruir e conscientizar as pessoas:

“Pessoas autistas que receberam seu diagnóstico tardiamente, como eu, passam por grande sofrimento psicológico, tentando se enquadrar num suposto padrão da sociedade, devido a profissionais de saúde, educadores e a sociedade em geral não saberem identificar se uma pessoa é ou não autista”, disse em conversa com o Jornalista Inclusivo.

“Com uma maior conscientização, o diagnóstico pode ser feito mais precocemente”

Também perguntamos ao Cristiano, sobre a escolha do título, e o porquê do “Stimados”. Confira:

“Stimados” é a junção do termo “stim’ (bastante falado no filme) com o termo “estimados”. Os stims são comportamentos bastante presentes na vida de um autista, mas muitos profissionais e familiares tentam eliminar isso dos autistas. Por isso, eu quis associar o stim com um termo carinhoso: “estimados”, para reforçar o fato de que os stims são comportamentos positivos, que fazem bem aos autistas.

Participantes do Documentário Stimados Autistas
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem com filtros coloridos e as fotos de Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá, autistas entrevistados para o documentário, além do responsável Cristiano Oliveira. Foto: Divulgação

Foram entrevistados seis autistas adultos, que expuseram seus sentimentos de inadequação, crescendo em um mundo não inclusivo e sem entenderem por que se sentiam tão diferentes das pessoas ao redor.

Os participantes, segundo nota, são: Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá. 

O filme começou a ser produzido em meados de agosto e levou cerca de 2 meses para ser concluído. Foi gravado a distância, com entrevistados e entrevistador em suas próprias casas, devido ao isolamento social a que estamos submetidos.

Stimados Autistas Assista ao Documentario 16x9 1 Documentário Stimados Autistas: Assista
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem do Youtube, sobre fundo degradê vermelho e preto, com a capa que mostra o nome do Documentário Stimados Autistas. A imagem é colorida, com um letreiro dizendo “Assista”, e o nome com logo do canal Paradoxa. Imagem: Divulgação/ Edição Jornalista Inclusivo.

Sobre a Paradoxa: Lugar para iguais e desiguais

A Paradoxa é uma empresa de educação pautada na diversidade de ideias, opiniões e saberes, que atua na interface entre saúde e educação, visando ao aperfeiçoamento da prática profissional de educadores e profissionais de saúde.

O objetivo da empresa é facilitar o aprendizado, a interação e a inclusão no meio social, familiar e escolar de crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem, fornecendo aos pais e profissionais estratégias práticas que possibilitem a resolução de problemas do dia-a-dia, impactando positivamente na qualidade de vida de todos os envolvidos.

“Temos também como objetivo incentivar e disseminar práticas inclusivas e inovadoras no ambiente escolar, agregando conhecimentos da área da saúde para favorecer o processo de aprendizagem e formação de todos os alunos”, segundo o site.

O documentário pode ser assistido na página da Paradoxa, no YouTube, através deste link: http://bit.ly/paradoxa-filme

Assista abaixo ao trailer do Documentário:

Ficha técnica

Título: Stimados Autistas 

Direção: *Cristiano de Oliveira

Gênero: Documentário

Duração: 55 min.

Entrevistados: Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá.

Data de lançamento: 22/10/2020

Criação e Distribuição: Paradoxa

*Cristiano de Oliveira é autista, diagnosticado aos 34 anos (sua idade atual), é fonoaudiólogo e administra a Paradoxa, uma empresa que produz conteúdo sobre autismo.

Perfil no Instagram: @paradoxa_edu (https://www.instagram.com/paradoxa_edu/ )

Site: https://paradoxa-edu.com

Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário