Museu do Ipiranga 2022 apresenta segunda palestra sobre acessibilidade em museus

Banner de divulgação da segunda palestra sobre acessibilidade do novo Museu do Ipiranga 2022, com descrição detalhada na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Ilustração do texto “Museu do Ipiranga 2022: Segunda palestra sobre acessibilidade em museus” mostra imagem na lateral esquerda com o texto “PALESTRA, Live – Youtube.com/MuseudoIpirangaUSP, com interpretação em Libras. Comunicação inclusiva para museus: dilemas e possibilidades, com a Profa. Desirée Nobre. Data: 11/06 – sexta-feira, às 17h. Logo abaixo está a foto da palestrante Profa. Desirée Nobre, que tem cabelos lisos na altura dos ombros e está com uma blusa rosa de alças. Como fundo da imagem está a fachada sul do Museu do Ipiranga com um filtro de efeito envelhecido. No canto inferior direito da imagem está o logo do novo Museu do Ipiranga. Na lateral direita, com fundo verde e fonte em caixa alta, cor branca, está o texto “NOVO MUSEU DO IPIRANGA”. Créditos: Divulgação/ Edição JI

Dilemas e possibilidades da comunicação inclusiva para museus serão apresentados por doutoranda de dois programas de pós-graduação da área

Até a reabertura do Novo Museu do Ipiranga 2022, o setor educativo da instituição se prepara para atender de forma inclusiva todas as pessoas com deficiência e anuncia a segunda palestra sobre acessibilidade em museus

O setor educativo do Museu do Ipiranga da USP se prepara para atender de forma inclusiva todas as pessoas com deficiência, em sua reabertura, em 2022. Tendo a acessibilidade como um dos principais preceitos do Novo Museu , com recursos para uma fruição integrada, as exposições contarão com áudio-guias, audiodescrições, vídeo-libras, impressão em tinta ampliada, braile e objetos táteis, além do acesso irrestrito a todo o Edifício-Monumento. Até a reabertura, o Museu reafirma seu compromisso com palestras que visam ampliar a discussão sobre Museus e acessibilidade.

Publicidade

Nesta sexta-feira, 11 de junho, às 17h, o tema Comunicação inclusiva para museus: dilemas e possibilidades será apresentado por Desirée Nobre. Professora convidada da UFPel e doutoranda de dois programas de pós-graduação com foco em comunicação acessível, sobretudo para Museus, a palestrante irá compartilhar conceitos relacionados à linguagem simples e à escrita ampliada, ou aumentativa, e as possibilidades de aplicação desses referenciais nos textos e sistemas de comunicação dos museus. O evento será transmitido pelo YouTube do Museu , sem necessidade de inscrição prévia. A palestra contará com intérprete de Libras.

Imagem gerada por computador, reproduzindo uma sala do novo Museu do Ipiranga 2022, que apresenta segunda palestra sobre acessibilidade.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem gerada por computador reproduz uma das salas de acervos do Novo Museu do Ipiranga. Ao fundo estão duas grandes janelas, e logo abaixo uma linha do tempo, com a exposição de datas e informações. À imagem gráfica também foram adicionadas algumas pessoas e, entre elas, um homem em cadeira de rodas. Créditos: Divulgação

A primeira palestraPessoas com deficiência trabalhando em museus: desafio ou necessidade?, aconteceu no dia 7 de maio, e está disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=-tKE38l8VX4& ). Nela, o educador cego com atuação no Museu Histórico Nacional, Leonardo Oliveira, partiu de sua experiência como educador e usuário dos espaços museológicos para apresentar suas impressões e reflexões de como essa acessibilidade deve se dar, seus pressupostos e práticas, para que de fato o acesso seja pleno.

SERVIÇO:

  • O que: Comunicação inclusiva para museus: dilemas e possibilidades
  • Quem: Desirée Nobre
  • Quando: 11 de junho, sexta-feira, às 17h
  • Onde: Transmissão via YouTube do Museu do Ipiranga

SOBRE A PALESTRANTE

Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal) e Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural. Atuou como colaboradora da Rede de Museus e na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (2018-2020). Realizou estágio em Acessibilidade Cultural no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e residência profissional no Museu de Leiria, ambos em Portugal. Organizadora do livro multiformato “A Casa do Conselheiro”. Pesquisadora em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência.

MUSEUS DO IPIRANGA – USP

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br

Publicidade

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade. 

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

PATROCINADORES E PARCEIROS: 

BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler e Novalis.

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário

Este post tem um comentário