JI é o novo embaixador da EqualWeb Brasil

Homem mostra o celular aberto nas opções de acessibilidade e no canto direito superior aparece selo de empresa amiga da inclusão digital ilustrando noticia "JI é o novo embaixador da EqualWeb"
Descrição da imagem #PraCegoVer: O texto “JI é o novo embaixador da EqualWeb” é ilustrado pela fotografia de um homem de pele branca mostrando o celular. Ele está de costas, aparecendo parte do rosto e barba preta. Na tela do telefone aparece a aba de opções da ferramenta de acessibilidade. No rodapé, à direita, está o logo EqualWeb Digital Accessibility. No canto direito superior está o selo, que diz: Empresa promotora de impacto. Amiga da inclusão digital. Créditos: Designed by Freepik/Edição JI

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão redondo flutuante, na lateral esquerda. Para a tradução em Libras, acione a Maya, tradutora virtual da Hand Talk , no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima utilize o player de narração abaixo.

Tecnologia internacional, a EqualWeb garante 100% de acessibilidade digital na web para pessoas com deficiência

Agora com acessibilidade digital em um clique no PC, tablet ou smartphone, site JI é o novo embaixador da EqualWeb, ferramenta com até 31 recursos que garantem melhor experiência para o usuário

Cada vez mais presente, mas ainda longe do mínimo necessário, a garantia de acessibilidade digital é mais que uma questão ética, ou preocupação de governos e políticas. Sites acessíveis, além de ferramentas de descrição de imagem e legendagem presentes até em redes sociais, são imprescindíveis para que qualquer um possa acessá-los, inclusive pessoas com deficiência.

Como lojas físicas que precisam de rampas, sanitários e provadores acessíveis para receber a todos os clientes, serviços digitais também precisam estar preparados. Mas, apesar de leis como a LBI – Lei Brasileira de Inclusão (Nº 13.145/2015 ), que em seu artigo 63 obriga a implementação de acessibilidade digital na web, o número de sites acessíveis no Brasil não chega a 1%, segundo levantamento do Movimento Web para Todos e da plataforma BigDataCorp. Já entre as páginas web governamentais, somente 2% são acessíveis, de acordo com a pesquisa “Dimensões e características da Web brasileira: um estudo do .gov.br ” realizada pelo W3C.br/NIC.br

Publicidade

Quando um negócio digital não cumpre os requisitos de acessibilidade, ele se torna, por exemplo, um site deficiente que não consegue receber todas as pessoas e suas diversas formas de existir. Mais que uma questão social ou não cumprimento da legislação brasileira, não gerar impacto positivo, melhorar a imagem institucional da empresa e gerar oportunidades de negócios garantindo o acesso de um novo público é uma grande perda.

Indo ao encontro do conceito de uma sociedade digital inclusiva, o Diretor da W3C e inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee afirma: “O poder da web está em sua universalidade. Acesso para todos, independente de deficiência, é um aspecto essencial.”

Acessibilidade digital em um clique no JI com EqualWeb

Apesar dos desafios de recursos e estrutura, e com muito a ser feito ainda, o site Jornalista Inclusivo (JI) busca sempre estar em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 . Para isso, o portal já contava com o player de narração da Audima, e com a Maya, tradutora virtual de Libras, da Hand Talk.

Fazendo jus ao slogan “Acessibilidade e Inclusão através da Informação”, o portal JI anuncia hoje uma nova parceria, como embaixador da EqualWeb  – empresa líder mundial em acessibilidade digital, com 20 anos de experiência e mais de 10 mil clientes pelo mundo. 

Mulher de pele negra no computador e celular ilustrando o texto JI é o novo embaixador da EqualWeb
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de mulher de pele negra utilizando computador e celular. Na tela do laptop aparece a homepage do site jornalistainclusivo.com com a aba de opções da nova ferramenta de acessibilidade. Na tela do celular está o site da solução EqualWeb. Créditos: Designed by rawpixel.com / Freepik / Edição JI

Ultrapassando as 100 milhões de páginas da web acessíveis através dessa solução, a EqualWeb está presente no mercado global há quase 7 anos. No Brasil desde 2020, a ferramenta de origem israelense tem a missão de tornar sites e conteúdos digitais acessíveis para todos, oferecendo 31 recursos de acessibilidade com apenas um clique no computador, tablet ou smartphone.

Para acessar uma lista de opções, basta clicar no ícone flutuante de cor azul na lateral do site. Lá é possível mudar contraste da tela, aumentar o tamanho das e cores das fontes, acionar o narrador de textos, ressaltar links e cabeçalhos, entre outras diversas ferramentas.

“Nossa talentosa equipe de TI, especialistas em acessibilidade e marketing, designers e programadores estão comprometidos com um objetivo comum: oferecer, por meio de um processo simples e econômico, uma solução de acessibilidade digital para os websites de empresas de todos os portes”, informa a plataforma.

Botão redondo azul que aciona as ferramentas de acessibilidade da EqualWeb

Descrição da imagem #PraCegoVer: Botão redondo e azul, em tamanho aumentado, que aciona as ferramentas da EqualWeb. No centro, o logo da solução é formado pelo pictograma internacional da acessibilidade – o símbolo de uma pessoa em cadeira de rodas, com o formato da letra Q, segunda letra do nome Equal. Créditos: Reprodução

EqualWeb: Acessibilidade digital sem programador

Tornar um site acessível que obedece parâmetros e regras estabelecidas internacionalmente é garantia de democratização de acesso. Assim, pessoas com deficiência visual, auditiva e física, ou com baixa visão, daltonismo e idosos, por exemplo, podem a acessar o conteúdo de um site com autonomia suficiente para compreender, navegar e comprar produtos ou serviços.

Garantir um website acessível de forma rápida e econômica é algo simples, como explica a nova equipe da EqualWeb no Brasil. “Através de nossa tecnologia de ponta baseada em algoritmos de Inteligência Artificial, podemos ajudá-lo a tornar seu site e todo seu conteúdo digital acessível sem necessidade de programação. Basta inserir uma linha de código e a solução EqualWeb se encarrega do resto”.

Publicidade

Com interface amigável e simples de usar, a solução israelense oferece diferentes planos de acessibilidade, para pequenas, médias e grandes empresas. Além da fácil integração, não altera o Código Fonte, resolve instantaneamente até 95% dos problemas de acessibilidade, e oferece suporte com gestor de conta local e atendimento no Brasil.

Seja e-commerce, site institucional ou de comunicação, é garantia de conformidade com a legislação nacional e regulamentações globais, promove a igualdade social, ampliação do público, humanização e impacto da marca, inovação, fidelização dos usuários e clientes com uma solução instantânea em nuvem, 100% segura.

Ferramenta de acessibilidade digital EqualWeb
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print do site da solução com o título: Recursos exclusivos da ferramenta EqualWeb. Abaixo, ilustração mostra a interface com os recursos, e a descrição: Opção de comandos de voz; Navegação inteligente; Colaborações com gigantes da tecnologia. Na sequência, as informações: Atestado de acessibilidade, e Tutorial de uso da ferramenta. Créditos: Reprodução

Eliminando barreiras no mundo virtual e digital

Mas você sabe o significado exato desse termo: Acessibilidade Digital?

É a melhoria do design da usabilidade dos websites e conteúdos na internet, através de técnicas e ferramentas que melhorem a experiência de usuários com alguma necessidade específica. Dessa forma, reduzindo ou eliminando as barreiras, permite que mais pessoas com diferentes tipos de deficiência consigam acessar sozinhas websites e informações disponíveis na internet. Sem a acessibilidade, os usuários perdem autonomia e precisam contar com a ajuda de terceiros para executar tarefas simples e essenciais.

As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 consistem de um conjunto de recomendações de acessibilidade que foram desenvolvidas pelo consórcio W3C – World Wide Web, através do WAI (Iniciativa de Acessibilidade na Web), em colaboração com pessoas e organizações em todo o mundo.

Mulher de pele negra no computador e celular acessando o site da EqualWeb
Descrição da imagem #PraCegoVer: A mesma mulher da foto anterior, com o notebook e o smartphone. Na tela dos dois dispositivos, o site da EqualWeb. No canto direito superior o selo de Certificado de acessibilidade digital, LBI cmpliant. No canto esquerdo inferior, o logo da EqualWeb. Créditos: Designed by rawpixel.com / Freepik / Edição JI

Sobre a EqualWeb

Completando 7 anos de experiência no mercado global em 2021, e uma equipe dedicada no Brasil, a empresa já conta com mais de 10 mil clientes no mundo apostando nesta solução israelense. Dentre eles, marcas valiosas no mercado: Decathlon, Coca Cola, McDonald’s, Pizza Hut, MAC, Subaru, Jaguar, Clinique, Nutella e Crowne Plaza.

“Nossa solução chega ao Brasil para auxiliar na inclusão digital de mais de 60 milhões de brasileiros que possuem alguma limitação de uso da internet”, ressalta Jaques Haber, Head Comercial da EqualWeb.

“Estamos muito orgulhosos de ter o Instituto como parceiro nessa nova jornada. Estamos buscando ampliar constantemente nossos parceiros e clientes, para promover a acessibilidade digital no país. É perceptível a grande carência que temos no Brasil em relação a investimentos em Acessibilidade Digital, mas estamos no caminho de viabilizar esta mudança.”

Em junho de 2020, a EqualWeb anunciou a sua chegada ao Brasil e o lançamento de website local. De lá para cá, a empresa israelense tem estreitado parcerias com empresas, organizações corporativas, institutos, consultorias e agências de marketing.

Tornar o site e o conteúdo acessível ficou muito simples com a EqualWeb. Para mais informações, acesse o site www.equalweb.com.br  ou entre em contato através do E-mail: contato@equalweb.com.br

Conheça a Equipe EqualWeb Brasil:

A nova equipe da EqualWeb Brasil é formada por Andrea Schwarz (Presidente e Porta-voz); Jaques Haber (Head Comercial); Marcelo Herskovits (Head de Marketing); Ricardo Hechtman (Head de Inovação); Edmundo Fornasari (Head Institucional); e os conselheiros João Bezerra (Board Member) e Tiago Alves (Board Member).

Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Comunicação Social desde 2006, foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em acessibilidade e inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, além de redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário