Acessibilifolia 2022: Festival da folia acessível no Rio será entre 05 e 27 de abril

Orquestra Voadora: bloco que amplia participação de pessoas com deficiência no festival de folia acessível – Acessibilifolia 2022 - Festival da folia acessível no Rio
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto no bloco Orquestra Voadora, que repete a dose no Acessibilifolia 2022 – Festival da folia acessível no Rio. Na imagem, uma pessoa em cadeira de rodas está entre os foliões atravessando um túnel formado pelo naipe de metais (instrumentos de sopro). (Foto: Divulgação. Créditos: Marcos Credie)

Teatro Cacilda Becker recebe o festival com diversas oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais, tendo como tema a acessibilidade no carnaval carioca

Durante o mês de abril de 2022, o projeto Um Novo Olhar (UNO) promove o Festival Acessibilifolia, no Teatro Cacilda Becker, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. A programação, presencial e gratuita, começa na terça-feira, dia 5, e segue até 27 de abril.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Publicidade

    Festival da folia acessível no Rio

    Destinada a pessoas com e sem deficiência, a agenda do festival inclui rodas de conversa, apresentações e oficinas que têm como foco discutir a acessibilidade no carnaval carioca. Todas as atividades do Festival contam com recursos de acessibilidade física, interpretação em Libras e mediação acessível; e as apresentações, contarão também, com audiodescrição.

    “A iniciativa integra o programa Arte de Toda Gente (ATG) , uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música”, informa a assessoria de comunicação da Funarte.

    O Festival engloba o programa Acessibilifolia, cujo objetivo é fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares do patrimônio cultural, tais como blocos de carnaval, grupos de frevo, boi e maracatu, entre outros:

    “A partir desta iniciativa será possível gerar conteúdo e direcionar ações que busquem tornar os nossos festejos populares mais democráticos e inclusivos – não só para as pessoas com deficiência, mas para todos que compartilham desses espaços, promovendo a convivência e a diversidade”, segundo a assessoria.

    Publicidade

    O contexto

    O Festival promove atividades como oficinas de música e artes visuais, apresentações de grupos que trabalham integração entre as pessoas com e sem deficiência. Além de realizar rodas de conversa com a participação de grupos e instituições que já atuam na perspectiva da acessibilidade em seus festejos de carnaval. 

    “O carnaval tem, em sua essência, natureza democrática, mas para que esse ideal seja verdadeiramente alcançado, é necessário que a festa seja igualmente acessível a todas as pessoas, o que inclui as pessoas com deficiência”, afirma a Funarte.

    Tornar o carnaval acessível significa dar condições para que pessoas com deficiência participem das atividades em todos os espaços que formam esse ambiente. É preciso garantir a representatividade da pessoa com deficiência, não apenas no público do carnaval, mas igualmente na organização de blocos e desfiles, na produção da música, da dança e de outras formas de arte, assim como no mercado de trabalho e na economia criativa que a festa movimenta.

    “É da maior importância dar visibilidade ao debate construtivo, não apenas para transformar as condições físicas e logísticas dos eventos, mas principalmente para apontar caminhos que levem a uma conscientização transformadora no modo de pensar e de agir das pessoas que deles participam. Desse modo, a experiência do carnaval contribui na promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência”, encerra a assessoria.

    Orquestra Voadora: bloco que amplia participação de pessoas com deficiência no festival de folia acessível – Acessibilifolia 2022 - Festival da folia acessível no Rio
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia do bloco Orquestra Voadora, com três pessoas de costas, entre foliões. À esquerda, uma pessoa de blusa verde e saia preta. No centro, uma pessoa em cadeira de rodas com capa de chuva. Na sequência, outra pessoa em cadeira de rodas, com chapéu e uma fantasia atrás da cadeira imitando um bumbum usando fio dental. (Foto: Reprodução. Créditos: Divulgação)

    Confira a programação do Acessibilifolia 2022:

    Oficina de Instrumentos da Alegria

    Oficina presencial e gratuita destinada a pessoas com e sem deficiência com o objetivo de construir instrumentos musicais adaptados a partir de objetos recicláveis. Coordenador pedagógico e oficineiro: Mestre Riko e idealização: Embaixadores da Alegria.

    • Vagas limitadas (30 alunos). Inscrições gratuitas no site umnovoolhar.art.br  e neste link ;
    • Datas: 5, 12, 19 e 26 de abril (terças-feiras)
    • Horário: 13h30 às 15h30
    Oficina de Adereços e Alegorias da Orquestra Voadora

    Oficina presencial e gratuita destinada a pessoas com e sem deficiência. Concebida e conduzida por Luiza Süssekind ao longo de sua vivência na ala dos pernaltas da Orquestra Voadora, na qual ela pôde estabelecer laços com artistas e foliões. Nessa experiência, percebeu que é possível adereçar objetos que fazem parte da nossa vida cotidiana, transformando-os em alegorias de carnaval. A intenção da oficina é que, cada participante possa criar um personagem ou uma fantasia e confeccioná-la, do início ao fim, a partir de adereços simples e da customização de peças.

    • Vagas limitadas (30 alunos). Inscrições gratuitas no site umnovoolhar.art.br  e neste link ;
    • Datas: 5, 12, 19 e 26 de abril (terças-feiras)
    • Horário: 16h às 18h
    Oficina de Percussão e Iniciação Musical da Orquestra Voadora

    Oficina presencial e gratuita ministrada por Pedro Araújo e destinada a pessoas com e sem deficiência. Seu objetivo é promover a inclusão de todas as pessoas participantes na brincadeira, cada qual com sua potencialidade, sensibilidade e “sotaque” sonoro, com o estímulo à criatividade e o desenvolvimento de sua autonomia. As aulas buscarão trazer uma grande diversidade de instrumentos musicais e outras fontes sonoras para experimentação dos participantes para tocar com o pé, baquetas, mãos ou soprar, com variados tamanhos e formas de manuseio. A partir dessas ideias, a imaginação será estimulada a partir da criação de ritmos e execução dos instrumentos, produzindo narrativas sonoras.

    • Vagas limitadas (30 alunos). Inscrições gratuitas no site umnovoolhar.art.br  e neste link ;
    • Datas: 6, 13, 20 e 27 de abril (quartas-feiras)
    • Horário: 13h30 às 15h30
    • Oficineiro: Orquestra Voadora
    Roda de Conversa Folia Acessível

    Convidados: Andrea Chiesorin (Orquestra Voadora), Leila Scaf (Orquestra Voadora), Severa Paraguaçu (Orquestra Voadora), Joana Lyra (INES – Instituto Nacional da Educação de Surdos), Fernando Guilhon (IBC – Instituto Benjamin Constant), Caio Leitão (Embaixadores da Alegria) e Camila Cabral (Senta Que Eu Empurro).

    O encontro reunirá fazedores de folia em uma conversa sobre possíveis caminhos para a busca da acessibilidade nos festejos populares. Estarão presentes pesquisadores, professores, organizadores e participantes de blocos de carnaval que buscam a acessibilidade em suas atividades. A ideia é o fortalecimento da rede por meio da troca de experiências e de perspectivas sobre o atual contexto da folia no Brasil, as políticas públicas e os direitos das pessoas com deficiência, entre outros temas.

    • Data: 6 de abril (quarta-feira)
    • Horário: 19h
    • Forma de acesso: retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, 1h antes do início da atividade. Sujeito à lotação (95 lugares).
    Show da Alegria

    Apresentação da bateria Embaixadores da Alegria, coordenada pelo Mestre Riko, com a presença das ritmistas da Fina Batucada.

    • Data: 13 de abril (quarta-feira)
    • Horário: 20h
    • Forma de acesso: retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, 1h antes do início da atividade. Sujeito à lotação (95 lugares).
    Roda de Conversa Carnaval da Saúde Mental

    (Convidados a confirmar)

    • Data: 20 de abril (quarta-feira)
    • Horário: 19h
    • Forma de acesso: retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, 1h antes do início da atividade. Sujeito à lotação (95 lugares).
    Encontro dos Blocos Orquestra Voadora e Senta que eu Empurro

    A apresentação trará um repertório eclético, que mistura músicas autorais do grupo e versões de clássicos do samba, rock, maracatu, funk, entre outros gêneros. A interatividade com o público e a construção coletiva do espetáculo é uma das características marcantes que a orquestra traz de sua experiência no carnaval e em apresentações na rua. O show contará, ainda, com os participantes da oficina de adereços e alegorias realizada durante o Festival Acessibilifolia.

    • Data: 27 de abril (quarta-feira)
    • Horário: 20h
    • Forma de acesso: retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, 1h antes do início da atividade. Sujeito à lotação (95 lugares).

    Publicidade

    Serviço:

    Festival Acessibilifolia 2022

    • Data: Terças e quartas de abril de 2022
    • Horário: A partir de 13h30
    • Local: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro (RJ)
    • Recursos de acessibilidade: Oficinas e rodas de conversa (acessibilidade física, Libras e mediação acessível); Apresentações (acessibilidade física, Libras, audiodescrição e mediação acessível)
    • Inscrições para as oficinas e mais informações sobre as demais atividades no link: umnovoolhar.art.br

     Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Curadoria: Escola de Música da UFRJ

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário