Projeto ‘Se Coloca No Meu Lugar’ mostra a dificuldade dos surdos na pandemia em Mauá

Imagem de capa ilustrando o texto “Projeto Se Coloca No Meu Lugar mostra a dificuldade dos surdos na pandemia em Mauá”. Descrição detalhada na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem de capa ilustrando o texto “Projeto Se Coloca No Meu Lugar mostra a dificuldade dos surdos na pandemia em Mauá”. Fotografia em área externa, com duas pessoas dialogando através da Libras (Língua Brasileira de Sinais). A pessoa que está de frente é um homem branco de cabelos pretos curtos. Ele usa roupa cinza e máscara de proteção transparente, indicada por não prejudicar a leitura labial por pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A outra pessoa está de costas. Créditos: Kemal Yildirim/Getty Images

Experiência inclusiva é uma realização da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá

Pela conscientização e inclusão da pessoa surda, a experiência Se Coloca No Meu Lugar será com funcionários e clientes do Mauá Plaza Shopping, evidenciando a dificuldade dos surdos durante pandemia da COVID-19

Com a máscara se tornando objeto indispensável em nossas vidas, por conta da pandemia da COVID-19, os surdos se viram diante de uma realidade muito séria. Como eles não conseguem fazer a leitura labial das pessoas, o ato de se comunicar se tornou uma tarefa bastante complicada. Pensando nisso, a APASMA (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá), em parceria com o Mauá Plaza Shopping, realiza a experiência inclusiva chamada “Se coloca no meu lugar”, com funcionários da empresa e clientes que estiverem visitando o local. 

Publicidade

Dividida em dois períodos, o primeiro no dia 12 de agosto, às 9h30 e às 15h30 (voltada para os funcionários) e o segundo nos dias 13 e 20 de agosto (horários ainda a definir/voltada para os clientes), a atividade tem como objetivo promover a conscientização da população por meio de games que vão emergir as pessoas na rotina vivida pelos surdos. Ou seja, eles precisarão pedir um lanche, comprar um telefone ou um ingresso para o cinema, avisar que o ticket do estacionamento não saiu, entre outras atividades.

É importante destacar que para ficar o mais próximo da realidade, os participantes estarão com fones, protetores auriculares, não poderão usar o celular e em cada ponto haverá um intérprete de Libras que vai se comunicar com eles apenas pela língua de sinais. 

“Essa vivência inédita para os clientes e funcionários do Mauá Plaza é muito importante para nós (da APASMA) trabalharmos no nosso propósito de conscientizar e trabalhar a inclusão das pessoas surdas na sociedade. Será uma oportunidade ímpar para nós”, declarou Suelen Izidio, uma das voluntárias da ONG.

Fachada da loja Coletivo do Bem, Maua Plaza Shopping.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia da fachada da loja Coletivo do Bem, uma ação solidária que é promovida pelo Mauá Plaza Shopping. A loja administrada por Organizações Não Governamentais (ONGs), foi inaugurada em maio devido a pandemia e funciona por meio de rodízio entre as ONGs. Créditos: Divulgação

Para Ariane Oliveira, gerente do Mauá Plaza, atitudes como essa são importantes para a construir uma sociedade mais igualitária e justa. “Pensamos que nossos funcionários precisam passar pelo que os surdos passam. Em tempos de pandemia, onde todos estão usando máscaras, a leitura labial fica impossível e viver sem conhecer a língua das pessoas é algo muito incapacitante. O Mauá Plaza sempre será para todos e esse trabalho se faz necessário para promover a inclusão. Queremos que os próprios surdos nos conduzam nessa caminhada rumo à inclusão real e que se sintam à vontade quando entrarem no nosso empreendimento”, diz Ariane.

Além dessa vivência para entender na prática a rotina dos surdos, os funcionários do Mauá Plaza também participarão de um curso de Libras entre os dias 16 e 27 de agosto. A carga horária da atividade será de 20h.

SERVIÇO:

Se Coloca No Meu Lugar

  • Local: Mauá Plaza Shopping (Av. Gov. Mario Covas Júnior, 01 – Centro, Mauá – SP, 09390-040)
  • Data: Dia 12 de agosto, às 9h30 e às 15h30 (voltada para os funcionários) | Dias 13 e 20 de agosto (horário a definir / voltada para os clientes)
  • Inscrições: Whatsapp: (11) 94772-4926
• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário