1º Pan-americano de Badminton para Surdos é sediado em Pará de Minas

Dois surdoatletas durante partida do 1º Pan-americano de Badminton para Surdos, sediado em ginásio de Pará de Minas. Na imagem também aparecem juiz e torcida na arquibancada.
À 90 km da capital mineira, Pará de Minas é sede do Badminton para Surdos e reúne surdoatletas de cinco países. (Foto: Divulgação)

Cidade mineira acaba de receber 1º Campeonato Pan-americano de Badminton para Surdos e em julho sediará o Mundial nas categorias Juventude e para adultos.

Na manhã desta sexta-feira, 14 de abril, foi realizada a cerimônia de abertura do 1º Campeonato Pan-americano de Badminton para Surdos, promovido pela Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

O evento é sediado no ginásio de esportes do Colégio Sagrado Coração de Maria, da Rede Verbita de Educação, localizado no centro de Pará de Minas (MG), e aconteceu até domingo (16), reunindo atletas de cinco países: Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai.

Publicidade

Durante a cerimônia, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, ressaltou a importância do evento para o esporte para surdos:

“Esta é a primeira edição do evento e é uma honra poder realizá-lo no Brasil. Agradeço à prefeitura de Pará de Minas, em nome do prefeito Elias Diniz e de seu vice-prefeito e secretário de Esportes, Paulo Francisdale, bem como suas equipes. Este evento é de grande importância, pois está preparando a cidade e o Brasil para o Campeonato Mundial de Badminton para Surdos, que será realizado em julho, também em Pará de Minas.”

Diana também expressou sua gratidão a todos os parceiros, apoiadores e patrocinadores do evento, que conta com a organização da Federação Mineira de Desporto de Surdos (FMDS) e da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), o apoio da Prefeitura de Pará de Minas e o patrocínio do Governo Federal. “Também agradeço ao deputado federal Eduardo Barbosa pela Emenda Parlamentar que possibilitou a realização do Pan-americano.”

O prefeito Elias Diniz, presente na cerimônia de abertura, manifestou seu apoio ao esporte para surdos e assegurou que as portas da cidade estão abertas para a CBDS: 

“Estamos felizes em sediar este evento em nossa cidade. É a primeira vez que ele é realizado e ter Pará de Minas e o Brasil como sede é motivo de orgulho. Este é um momento singular para nossa cidade”, declarou.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do diretor da PANAMDES , Eric Nielson, do diretor esportivo da CBDS e da PANAMDES, Igor Valério, e do presidente da Feneis, Antônio Abreu, entre outras autoridades de Pará de Minas.

Publicidade

Time Brasil no Pan-americano

O Time Brasil que disputa o torneio conta com o técnico Noeslem Lima, que comandou a equipe na 24ª edição da Summer Deaflympics, realizada em Caxias do Sul, em maio de 2022.

Para o Pan-americano o Time Brasil é formado por sete atletas. São eles: 

  1. Gabriel Hovelacque de Faria – MG
  2. Matheus Rocha da Costa – MG 
  3. Cauã Tadeu Ferreira da Silva – SP
  4. Leonardo Manuel Domingos – PE
  5. Geisa Vieira de Oliveira – SP
  6. Amanda Ferreira Sanches – SP
  7. Renata Faustino da Silva – RJ

Mundial de Badminton

Entre os dias 10 e 25 de julho, Pará de Minas irá receber os mundiais de Badminton de surdos, primeiro na categoria Juventude e, na sequência, para adultos.

“Graças a essa parceria com a prefeitura, vamos conseguir trazer outros eventos grandiosos para a cidade, como os mundiais de Badminton, que irão mostrar a cidade para o mundo, dando uma visibilidade muito grande ao trabalho de inclusão por meio do esporte realizado aqui, e também para o desporto de surdos do Brasil”, completou a presidente da CBDS.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, este é um momento importante para a cidade:

“Estamos preparando a cidade para os mundiais que virão, logo a seguir. Além da promoção da cidade, dos valores do esporte com foco na inclusão, vamos mostrar a grandiosidade de Pará de Minas e mostrar que nós valorizamos o esporte.”

Deixe um comentário