Brasil é bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos

Foto mostra o goleiro do Brasil erguendo o troféu de bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos, ao lado de outros jogadores da seleção, comemorando a vitória no Centro de Treinamento Paralímpico.
Goleiro Luan ergue troféu de bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos ao lado dos jogadores do Brasil no CT Paralímpico (Foto: Flickr/CBDV. Créditos: Taba Benedicto)

Seleção Brasileira de futebol de cegos vence o Japão e conquista o bicampeonato do Grand Prix da modalidade; esse foi o segundo título consecutivo do Brasil.

A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou o Japão por 2 a 0, neste sábado (27), e conquistou o bicampeonato do Grand Prix da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O pernambucano Raimundo Nonato no primeiro tempo e o paranaense Tiago Paraná, no segundo, decretaram a vitória brasileira e coroaram uma campanha invicta, com cinco vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Brasil é bicampeão do Grand Prix

Esse foi o segundo título consecutivo do Brasil  em sua segunda participação no Grand Prix de futebol de cegos. No ano passado, em Puebla, no México, a Seleção Brasileira derrotou a rival Argentina, nos pênaltis (3 a 2), após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.

No jogo, desde o início o Brasil tomou a iniciativa, contra um Japão que tentava neutralizar as investidas de Nonato, a referência ofensiva do time brasileiro. O primeiro gol não demorou a sair. Aos nove minutos, Tiago Paraná fez a jogada pela direita e passou para Nonato, artilheiro isolado da competição, marcar o seu sétimo gol no Grand Prix.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira apresentou postura mais cautelosa diante de um Japão que mostrou muito empenho em busca do empate. O jogo ganhou momentos de tensão diante do placar apertado. O gol que trouxe alívio para os torcedores saiu apenas quando faltavam seis segundos para o final da partida. Em jogada individual, Tiago Paraná arrancou com a bola desde o meio do campo e finalizou no canto esquerdo do goleiro japonês.

"Trajetória vencedora"

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) comemorou o resultado:

“Muito importante essa vitória, em um evento que antecede o Campeonato Mundial de agosto e o Parapan do Chile, em novembro. É um sinal de que o Brasil, apesar dos desfalques do Ricardinho e do Jefinho, lesionados, continua forte e isso nos cria expectativa de seguirmos nessa trajetória vencedora”, pontuou.

Para o presidente e ex-atleta da modalidade, são duas as razões para a hegemonia do Brasil no futebol de cegos:

“O talento do jogador brasileiro e o planejamento da Confederação. Dos quatro titulares que iniciaram a partida de hoje, três [Maicon Junior, Jardiel e Tiago Paraná] são formados nas categorias de base e essa estratégia tem feito com que o Brasil siga esse caminho vencedor. Não é fácil, são cinco Jogos Paralímpicos, mas que venha a sexta conquista de ouro”, finalizou.

Publicidade

Craques da rodada

Entre os premiados do dia, Nonato foi eleito o artilheiro do torneio, enquanto a seleção do Chile ficou com o troféu Fair Play. Além disso, Dylan Malpas, goleiro da Inglaterra, foi eleito o melhor da posição. A Argentina, que derrotou a França por 1 a 0 na preliminar da final, terminou com a terceira colocação.

Grande protagonista do jogo e do Grand Prix, Nonato celebrou a boa fase dentro de campo:

“Estou muito feliz com todos os prêmios individuais, uma felicidade que completa a outra, mas o importante é que pude marcar e ajudar a Seleção Brasileira a conquistar esse título tão importante”, afirmou. “Foi muito bacana jogar com essa torcida que nos trouxe uma energia incrível”, acrescentou.

Autor de um gol e uma assistência, Tiago Paraná ressaltou a evolução da equipe brasileira dois meses antes do Mundial:

“O Brasil está em constante evolução, não dá para para o jogador chegar na Seleção e ficar estacionado. Temos que evoluir sempre e ir desta maneira para o Mundial, buscar a nossa vaga para os Jogos de Paris 2024”, declarou.

Sobre o Grand Prix de Futebol de Cegos

Ao todo, o torneio reúniu oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico – Brasil, Japão, Inglaterra, Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estiveram na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA (sigla para Federação Internacional de Esportes para Cegos) na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputou a competição pela segunda vez na história. 

O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. As informações são da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário