Brasil é campeão no rúgbi e ganha destaque no tênis em CR

Em quadra, o Time do Brasil é campeão no rúgbi em CR e celebra ponto durante jogo do Campeonato Sul-Americano de rúgbi.
Time campeão no rúgbi em CR, Brasil conquista o primeiro Sul-americano da modalidade em cima da Colômbia. (Foto: Reprodução. Créditos: Alessandra Cabral/CPB)

Dupla de tênis em CR e Seleção de Rúgbi mostram a força do esporte brasileiro e a sua importância para pessoas com deficiência.

O esporte adaptado brasileiro está em festa. A dupla formada por Ymanitu Silva e Leandro Pena, na categoria Quad, é uma das quatro melhores do torneio de tênis Cajun Classic. Além deles, outro destaque do país é a conquista do Sul-Americano de rúgbi em cadeira de rodas (CR). A competição aconteceu em Lima, no Peru, e contou com a participação de diversos países da América do Sul.

Publicidade

Brasil campeão no rúgbi em CR

O destaque do paradesporto no Brasil foi o rúgbi em cr, no dia 15 de março. A equipe brasileira conquistou o título de campeã do 1º Campeonato Sul-Americano de rúgbi em cadeira de rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Com uma campanha invicta, o Brasil venceu todos os seus jogos, incluindo a final contra a Colômbia, por 50 a 33, garantindo a primeira colocação na competição. Essa vitória representa um marco histórico para o rúgbi em cadeira de rodas no Brasil e mostra o potencial dos atletas brasileiros nessa modalidade.

Sul-Americano de rúgbi

O torneio começou na última segunda-feira, 13, na capital paulista, com dois grupos de quatro seleções cada. O Grupo A foi formado por Brasil, Peru, Argentina e Uruguai. Já o B teve Brasil B, Colômbia, Chile e Paraguai. 

A Chave A foi liderada pelo Brasil, que ganhou todos os seus jogos, seguido pela Argentina. No outro grupo, a liderança ficou com a Colômbia, que também fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. O Brasil B ficou em segundo lugar na chave.

Na terça-feira, 14, os semifinalistas foram definidos. As Seleções Brasileiras A e a B se enfrentaram em uma semifinal da competição, com uma vitória do Brasil A por 54 a 26. 

Na outra semifinal, Colômbia e Argentina fizeram uma partida disputada até o último segundo. Os argentinos tinham a vantagem a um minuto do fim, mas os colombianos viraram o placar e derrotaram os rivais por 47 a 45. 

O torneio foi aberto ao público, com entrada gratuita e transmissão pelo YouTube da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) .

Ymanitu Silva, da dupla de tênis em CR. Ymanitu é um homem negro com tranças no cabelo.
Descrição da imagem #PraGeralVer: Foto do jogador Ymanitu Silva, da dupla de tênis em cadeira de rodas. Ymanitu é um homem negro com tranças no cabelo. Na imagem ele se concentra durante jogo, está de perfil e usa camiseta branca. (Foto: Reprodução. Créditos: Matsui Mikihito/CPB)

Destaque no tênis em CR

O esporte adaptado no Brasil vem ganhando cada vez mais destaque em competições internacionais. Entre os dias 16 e 19 de março, aconteceu o torneio de tênis em cadeira de rodas, Cajun Classic, nos Estados Unidos, que contou com a participação da dupla brasileira, Ymanitu Silva e Leandro Pena, na categoria Quad.

A dupla conseguiu chegar às semifinais da competição e garantiu uma posição entre as quatro melhores equipes do torneio. Os atletas também participaram do Georgia Open, em Rome, onde Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro avançaram até a segunda fase.

Circuito de tênis em CR

O Circuito UNIQLO Wheelchair Tennis Tour é um evento esportivo que recebe os principais atletas do mundo, em torneios de tênis em cadeira de rodas. Os eventos contam pontos para o ranking internacional, que define possíveis convocações para grandes eventos, como Grand Slams, Mundiais, Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos.

Com a participação de atletas brasileiros, o Brasil busca aprimorar suas técnicas e garantir um bom posicionamento no ranking, visando uma possível convocação para os próximos eventos internacionais.

Publicidade

Futuro do paradesporto no Brasil

O esporte adaptado é fundamental para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência, além de contribuir para o desenvolvimento físico e psicológico dos atletas. Com a prática do esporte, atletas podem desenvolver habilidades físicas e cognitivas, melhorar a autoestima, a socialização e a independência, além de obterem uma qualidade de vida melhor.

Com o crescente interesse e investimento no esporte adaptado no Brasil, é possível acreditar que o futuro dessa modalidade será ainda mais promissor. O país conta com diversos atletas de alto nível, que já estão se destacando em competições internacionais, o que contribui para o aumento da visibilidade do esporte adaptado.

Além disso, o país sediará, em 2027, os Jogos Parapan-Americanos, o que certamente trará ainda mais visibilidade e incentivo para o esporte adaptado no Brasil.

Deixe um comentário