5º Camping Acessível: Esportes de aventura gratuitos em Três Coroas (RS)

Um grupo de pessoas praticando rafting em um rio de corredeiras, durante edição do Camping Acessível.
A 5ª edição do Camping Acessível, evento gratuito com esportes de aventura para pessoas com deficiência, será no dia 16 de março. (Foto: Adriano de Oliveira)

Evento consolidado no Vale do Paranhana transforma Três Coroas em palco da inclusão; inscrições a partir de 19 de fevereiro.

No sul do país, o ‘Camping Acessível’, um evento estabelecido em Três Coroas, no Vale do Paranhana (RS), tem como meta tornar os esportes de aventura acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades. A quinta edição será realizada no dia 16 de março, dedicando o dia inteiro para crianças e adultos com deficiência participarem de atividades gratuitas.

Publicidade

Camping Acessível: Esportes de Aventura para Pessoas com Deficiência

O Raft Adventure Park será o palco do evento, que ocorrerá das 8h às 18h. Visitantes terão a oportunidade de experimentar uma variedade de atividades, incluindo rafting e outras sete opções de esportes e lazer. Estas incluem arco e flecha, trilhas, banho de rio, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e um playground adaptado e inclusivo. O melhor de tudo é que todas essas atividades são gratuitas.

“O Camping Acessível tem como missão destacar que as pessoas com deficiência também têm a capacidade de participar de esportes de aventura. Nosso objetivo é desmistificar a ideia de que deficiência significa incapacidade. Estamos empenhados em promover a inclusão e torná-la uma realidade no Brasil”, declara Gabriel Feiten, um dos criadores e organizadores do evento.

A maior descida de Rafting Acessível do Brasil

Neste ano, os organizadores do evento estão ansiosos para quebrar os recordes anteriores, planejando colocar 30 botes e um total de 200 pessoas nas conhecidas corredeiras do Rio Paranhana. O objetivo é superar a marca anterior do evento, que foi a maior descida acessível de rafting do Brasil.

Para as pessoas que desejam participar, é necessário fazer uma inscrição antecipada no site do Camping Acessível , onde também são fornecidas as regras gerais. Já para as outras atividades, é possível se inscrever no próprio dia e local do evento, de acordo com a disponibilidade e capacidade da equipe de atendimento.

Publicidade

O ‘Camping Acessível’ é um evento totalmente realizado por pessoas voluntárias e visitantes, sem cobrança de ingresso. No entanto, solicita-se que visitantes contribuam com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

A organização do ‘Camping Acessível’ é realizada pela Apdaf – Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas.

Uma pessoa em uma cadeira de rodas praticando arco e flecha com assistência de um instrutor no Camping Acessível.
Descrição da Imagem: A imagem mostra uma pessoa em uma cadeira de rodas segurando um arco, envolvido na prática de arco e flecha. Outra pessoa está ajudando, garantindo a forma correta e a segurança. O cenário é uma área ao ar livre com grama, com árvores e um prédio visíveis ao fundo, indicando um ambiente inclusivo e acessível para atividades recreativas como o arco e flecha. (Foto: Adriano de Oliveira)

Como se inscrever para participar

As inscrições para a 5ª edição do ‘Camping Acessível’ começam no dia 19 de fevereiro. Este evento, que apresenta a maior descida de rafting acessível do Brasil, é o mais aguardado da edição e o único que requer inscrição prévia. Para participar, as pessoas interessadas precisam preencher o formulário que ficará disponível no site www.visitetrescoroas.com.br a partir da data mencionada.

Publicidade

Como em outras edições do Camping Acessível, para colocar um total de 200 pessoas em 30 botes nas famosas corredeiras do Rio Paranhana simultaneamente, os organizadores contam a força da união do voluntariado.

“Essa realização só é possível graças ao esforço conjunto das equipes voluntárias e à colaboração das cinco empresas de rafting da cidade, que disponibilizam todo o seu equipamento”, destaca Gabriel Feiten, um dos organizadores do evento.

5º Camping Acessível

Quando: 16 de março de 2023
Horário: das 8h às 18h
Onde: Raft Adventure Park
Endereço: Estrada Geral Barro Preto, 3-155 – Zona Rural, Três Coroas – RS (95660-000)
Informações e inscrições: www.visitetrescoroas.com.br
Instagram: @campingacessiveltrescoroas

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário