Esporte em Rede: Universidade lança projeto de natação para pessoas cegas

Foto com texto: Esporte em Rede, mostra pessoas com deficiência visual dentro da piscina. Estão acompanhadas por instrutores, usando toca de cabelo e óculos de natação.
Quatro instituições devem participar do Esporte em Rede, projeto de natação para pessoas cegas. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação)

Piscinas da PUC-Campinas serão utilizadas no projeto de natação para treinar 50 pessoas cegas vinculadas às entidades parceiras

No interior do Estado de São Paulo, a PUC-Campinas inicia mais uma parceria que promete muito sucesso na Faculdade de Educação Física da Universidade. O projeto Esporte em Rede, que vai trazer benefícios para pessoas com deficiência visual, será lançado no próximo dia 28, no Espaço Mescla Unidade II, no Campus I da PUC-Campinas (SP), às 9h30.

Publicidade

O projeto de natação Esporte em Rede

A parceria, que une a Universidade, o Centro Cultural Louis Braile, o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, Associação Paralímpica de Campinas e a Fundação FEAC vai proporcionar que pessoas vinculadas às entidades parceiras do projeto possam utilizar as piscinas da PUC-Campinas para os treinamentos.

Podem participar do projeto pessoas com deficiência visual com mais de 8 anos de idade que morem em Campinas, se estendendo a jovens, adultos e idosos. Na maior parte, o grupo é composto por pessoas em situação de vulnerabilidade. A meta é que 50 pessoas cegas tenham a possibilidade de participar do projeto, com o objetivo de despertar em cada uma o interesse pelo esporte aquático, garantindo ainda mais qualidade de vida.

Atendimento multidisciplinar

Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, consultor do Esporte em Rede, explica que o projeto é muito mais abrangente do que o apoio na prática esportiva:

“É um trabalho multidisciplinar, com atendimento na área de esporte, psicologia, assistência social, treinamento de orientação e mobilidade. Então, além do aluno ter o desenvolvimento técnico, nós temos uma preocupação com a melhora da capacidade de ele se deslocar utilizando a bengala, o que vai trazer uma melhora da qualidade de vida e um domínio de novos territórios sociais de maneira mais abrangente”, reforça.

As aulas serão realizadas na Faculdade de Educação Física, de segunda a sexta-feira, com orientação de profissionais especializados e capacitados.

Compromisso social

Para a Profa. Dra. Giovanna Saroa, Diretora da Faculdade de Educação Física, é mais uma parceria que caminha na esteira da missão e dos valores da Universidade: 

“A PUC-Campinas atua em sua contínua busca pela excelência, orientada na sua missão e pelos seus valores institucionais: fraternidade e solidariedade, compromisso social, participação e corresponsabilidade, respeito à pluralidade e à diversidade, proatividade, inovação e compromisso com a formação integral da pessoas humana, além de desenvolvimento com sustentabilidade ambiental e econômico-financeira. Com essa iniciativa, a Universidade dá mais um passo na construção de uma sociedade justa e solidária, atendendo ao chamado de parcela da população com deficiência através de um projeto que visa melhorar a qualidade de vida e oportunizar visibilidade para quem luta todos os dias para ser reconhecido na escola, no lazer e no trabalho”, completa.

Publicidade

Sobre as parcerias do projeto

Instituto Louis Braile – O Centro Cultural Louis Braille de Campinas se dedica a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem-estar físico e psicológico.

Fundação FEAC – É uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Associação Paralímpica de Campinas (APC) – Entidade não governamental de Campinas, que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social desde 2007.

Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores – Organização da Sociedade Civil (O SC), fundada em 1933, que até hoje atende gratuitamente pessoas com deficiência visual no município de Campinas.

Deixe um comentário