Guias em braille do álbum da Copa do Mundo 2022 são distribuídos a pessoas com deficiência visual

Guias em braille do álbum da Copa do Mundo 2022.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida com um guia em braille aberto sobre a mesa e dois exemplares do álbum da Copa do Mundo 2022. Sobre o guia há ainda três figurinhas transcritas em braille com o código alfanumérico. (Imagem: Reprodução. Créditos: Divulgação/Imprensa)

Parceria da Fundação Dorina para Cegos e editora Panini vai entregar cerca de 2.300 guias acessíveis, com informações sobre jogadores e estádios

A FIFA World Cup™ (nome oficial da Copa do Mundo FIFA) é um dos maiores eventos esportivos do planeta e, tradicionalmente, meses antes do torneio de futebol, acontece a famosa coleção de figurinhas e preenchimento do álbum, que conta com jogadores, seleções participantes e outras cartas especiais.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Guias em braille do álbum da Copa

    Para a edição 2022, serão distribuídos 1.945 guias para instituições parceiras da Fundação Dorina para Cegos, além dos cerca de 200 clientes atendidos na Fundação e 200 kits pela Panini.

    Segundo release, o kit é composto por um guia em braille dividido em três volumes e um pacote com três figurinhas com aplicação do braille. O guia é uma transcrição em braille completa do álbum com descrição de todas as figurinhas (transcritas em braille com o código alfanumérico).

    O kit é consultivo e ficará exposto para manuseio e acesso ao conteúdo por todos atendidos pelas instituições beneficiadas pelo País. Para as pessoas atendidas pela Fundação ou que receberem por meio da Panini, o material também auxiliará na brincadeira, pois poderão adquirir o álbum para interação e colagem das figurinhas.

    Inclusão de pessoas cegas e com baixa visão

    “O propósito da Fundação Dorina e dessa parceria é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Colecionar e preencher o álbum é uma atividade marcante para todos”, comenta Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.

    O guia em braille do álbum FIFA World Cup Qatar 2022™ começa a ser entregue neste mês de novembro. As instituições que receberão o material atendem pessoas com deficiência visual em diversas regiões pelo Brasil. O material não será comercializado.

    Carolina Motta, gerente de marketing da Editora Panini Brasil, fala sobre a importância do guia.

    “Juntos com a Dorina Nowill, estamos dando o primeiro passo para o desenvolvimento de produtos com mais inclusão e acessibilidade. Esperamos que seja o primeiro de muitos! O álbum FIFA World Cup Qatar 2022™ já é histórico por fomentar o início dessa trajetória”, destaca a gerente.

    Sobre a Fundação Dorina

    A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 75 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

    Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

    A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes no site através neste link .

    Sobre a Panini

    O Grupo Panini foi criado há quase 60 anos em Modena, Itália. Possui subsidiárias em toda a Europa, América Latina e Estados Unidos. É a líder mundial no setor de colecionáveis e publicações e a principal editora multinacional de quadrinhos, revistas infantis e mangás na Europa e na América Latina. A empresa possui canais de distribuição em mais de 150 países e conta com uma equipe de mais de 1.200 pessoas. Para mais informações, visite o site oficial .

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    • Siga nas redes sociais:

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário