Evento será realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos em janeiro de 2024 na cidade de São Paulo (SP)
Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) recebeu nesta semana o certificado de aprovação do Brasil como o país-sede ↗ da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda.
Boa leitura!
Escolha do país-sede
De acordo com a assessoria de imprensa da CBDS, que também participará da organização do evento, a aprovação do Brasil aconteceu durante o 49º Congresso do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD ↗), realizado em Viena, na Áustria, no dia 9 de dezembro.
“Essa escolha mostra a confiança e o reconhecimento do ICSD ao trabalho que estamos realizando aqui no Brasil. E me sinto muito honrada por mais essa conquista para ampliar a visibilidade do desporto de surdos no Brasil e no mundo”, destacou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
Brasil no centro das atenções
Na ocasião, o município de São Paulo (SP) foi definido como a cidade-sede para o evento, que deverá atrair surdoatletas com idades entre 13 e 18 anos, de todo o mundo.
O local escolhido para sediar as atividades é o Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado às margens da Rodovia dos Imigrantes, na zona Sul da capital paulista.
“Nosso agradecimento especial ao presidente do CPB, Mizael Conrado, e toda sua equipe, que estiveram envolvidos no processo para trazer os Jogos para o Brasil. Graças a essa parceria tão importante com o CPB, com o governo e a prefeitura de São Paulo, vamos colocar o desporto de surdos brasileiro no centro das atenções de todo o mundo, novamente”, explica Diana.
Segundo ela, o objetivo, a partir de agora, será captar recursos e incentivar os jovens atletas surdos para participarem do evento.
“Vamos realizar uma campanha para a captação de patrocínios e também vamos focar na busca e no incentivo dos jovens que irão compor nossas seleções.”
Jogos Mundiais da Juventude Surda
A 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda será realizada entre os dias 14 e 24 de janeiro de 2024. Até lá, informa a assessoria, a CBDS vai preparar os atletas para participarem do evento. Além disso, a diretoria de Eventos da entidade estará envolvida na organização do evento, junto ao ICSD, responsável pela realização dos Jogos no Brasil.
Já a diretoria de Esportes irá cuidar da seleção e do preparo dos atletas brasileiros que irão compor as seleções do Brasil no evento.
“Estamos em busca de surdoatletas, com idade entre 13 e 18 anos, para participarem do Mundial nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Badminton, Tênis de Mesa, Basquete e Futsal”, destaca o diretor de Esportes da CBDS, Igor Valério.
Os Jogos Mundiais da Juventude Surda terão organização da CBDS e da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP), apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, além de patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.
Sobre o ICSD
O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) é o principal órgão responsável pela organização de Surdolimpíadas e outros Campeonatos Mundiais de Surdos.
Fundado em 1924 e conhecido como CISS (Comité International des Sports des Sourds), o ICSD está perto de completar um século como a organização por trás da estrutura, evoluindo e fortalecendo a tradição de convidar atletas de elite surdos e com deficiência auditiva do mundo inteiro para se unir não apenas nas competições em seus respectivos esportes, mas também para desenvolver união entre seus países.
Da Equipe de Redação