1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda será no Brasil

Arte editada com nome 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda, São Paulo - Brasil, 14 a 22 de janeiro de 2024 (escrito em inglês). Logo dos realizadores e silhuetas de atletas.
Jogos Mundiais da Juventude Surda: Brasil é confirmado como país-sede da 1ª edição em 2024 (Imagem: Edição de arte)

Evento será realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos em janeiro de 2024 na cidade de São Paulo (SP)

Entidade máxima do desporto surdo no Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) recebeu nesta semana o certificado de aprovação do Brasil como o país-sede da 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Escolha do país-sede

    De acordo com a assessoria de imprensa da CBDS, que também participará da organização do evento, a aprovação do Brasil aconteceu durante o 49º Congresso do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD ), realizado em Viena, na Áustria, no dia 9 de dezembro.

    “Essa escolha mostra a confiança e o reconhecimento do ICSD ao trabalho que estamos realizando aqui no Brasil. E me sinto muito honrada por mais essa conquista para ampliar a visibilidade do desporto de surdos no Brasil e no mundo”, destacou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.

    Brasil no centro das atenções

    Na ocasião, o município de São Paulo (SP) foi definido como a cidade-sede para o evento, que deverá atrair surdoatletas com idades entre 13 e 18 anos, de todo o mundo.

    O local escolhido para sediar as atividades é o Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado às margens da Rodovia dos Imigrantes, na zona Sul da capital paulista.

    “Nosso agradecimento especial ao presidente do CPB, Mizael Conrado, e toda sua equipe, que estiveram envolvidos no processo para trazer os Jogos para o Brasil. Graças a essa parceria tão importante com o CPB, com o governo e a prefeitura de São Paulo, vamos colocar o desporto de surdos brasileiro no centro das atenções de todo o mundo, novamente”, explica Diana.

    Segundo ela, o objetivo, a partir de agora, será captar recursos e incentivar os jovens atletas surdos para participarem do evento. 

    “Vamos realizar uma campanha para a captação de patrocínios e também vamos focar na busca e no incentivo dos jovens que irão compor nossas seleções.”

    Publicidade

    Jogos Mundiais da Juventude Surda

    A 1ª edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda será realizada entre os dias 14 e 24 de janeiro de 2024. Até lá, informa a assessoria, a CBDS vai preparar os atletas para participarem do evento. Além disso, a diretoria de Eventos da entidade estará envolvida na organização do evento, junto ao ICSD, responsável pela realização dos Jogos no Brasil.

    Já a diretoria de Esportes irá cuidar da seleção e do preparo dos atletas brasileiros que irão compor as seleções do Brasil no evento. 

    “Estamos em busca de surdoatletas, com idade entre 13 e 18 anos, para participarem do Mundial nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Badminton, Tênis de Mesa, Basquete e Futsal”, destaca o diretor de Esportes da CBDS, Igor Valério.

    Os Jogos Mundiais da Juventude Surda terão organização da CBDS e da Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP), apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, além de patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.

    Sobre o ICSD

    O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) é o principal órgão responsável pela organização de Surdolimpíadas e outros Campeonatos Mundiais de Surdos.

    Fundado em 1924 e conhecido como CISS (Comité International des Sports des Sourds), o ICSD está perto de completar um século como a organização por trás da estrutura, evoluindo e fortalecendo a tradição de convidar atletas de elite surdos e com deficiência auditiva do mundo inteiro para se unir não apenas nas competições em seus respectivos esportes, mas também para desenvolver união entre seus países.

    Picture of Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    Deixe um comentário