Como será o Sesc Verão 2024: Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Paraskatista em ação, usando camiseta roxa e calças cáqui, realizando manobra com o skate, presente no Sesc Verão 2024, inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.
A partir de 6 de janeiro, a programação gratuita do Sesc Verão 2024 é inspirada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, com Paraskate e outras modalidades. (Foto: Ricardo Ferreira)

Com o tema “Se Joga no Esporte!”, a 29ª edição do projeto de verão segue até 18 de fevereiro em todo o estado de SP; são mais de mil atividades para pessoas de todas idades.

Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!”. Entre os dias 06 de janeiro e 18 de fevereiro, pessoas de todas as faixas etárias terão à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Se Joga no Esporte: Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte – metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte. A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

Diversidade de Jogos no Sesc Verão 2024 

Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

Publicidade

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024:

“Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

Banner do Sesc Verão 2024 com o slogan ‘Se joga no esporte!
Descrição alternativa #PraGeralVer: Um banner colorido destacando o evento Sesc Verão 2024, incentivando a participação no esporte. O banner tem um fundo verde com um retângulo amarelo à esquerda que diz ‘sesc verão’ e um retângulo preto abaixo dele com o ano ‘2024’. Ao lado direito do retângulo amarelo, há um retângulo azul com o texto ‘Se joga no esporte!’. À direita, há uma faixa vertical laranja com o logotipo do Sesc e os meses ‘JAN FEV’.

Programação do Sesc Verão 2024

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no estado de São Paulo, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

Modalidades da 29ª Edição do Sesc Verão

  • Jogos de Invasão: Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.
  • Jogos de Lutas: Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.
  • Jogos de Marca: Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.
  • Jogos de Rebater: Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.
  • Jogos de Expressão: Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

Publicidade

Alguns destaques da programação de 2024

  • Circuito de vôlei, com Mireya Luis Hernandez

Considerada uma das melhores jogadoras de vôlei de todos os tempos, a atleta cubana, tricampeã olímpica e bicampeã mundial, realizará um circuito de clínicas esportivas, que passará pelas unidades Santo Amaro, Pinheiros, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Taubaté e São José dos Campos, sempre acompanhada por um representante do cenário esportivo nacional, como as ex-atletas Virna e Fofão.

Acesse a programação do Circuito de Vôlei acessando o Link.

  • Ginástica Rítmica

A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto participa do Sesc Verão, com a tríade espetáculo, conhecimento e vivência. Além de bate-papos sobre a modalidade olímpica e as questões que atravessam a prática deste esporte tão conhecido e admirado, as atletas, que visitarão as unidades Sorocaba, Vila Mariana e Belenzinho, darão mostras do que virá nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Acesse a programação com a Seleção de Ginástica Rítmica no Link .

  • Judô Paralímpico

O judô paralímpico também fará parte da programação do Sesc Verão, nas unidades 14 Bis, Consolação, Paulista e Rio Preto. Com demonstrações das técnicas aplicadas, das diferenças nas disputas entre as versões olímpicas e paralímpicas da modalidade, as atividades contarão com a participação dos judocas Antônio Tenório, Alana Maldonado e Ednanci Silva, que também contarão um pouco sobre suas respectivas carreiras e sobre a experiência nos jogos olímpicos. 

Acesse a programação com o Judô Paralímpico .

  • Arremesso de peso

Quem também comanda uma vivência olímpica e um bate-papo especial sobre o arremesso de peso é o atleta Darlan Romani, uma entre as muitas atrações da programação do Sesc Jundiaí.

Acesse a programação com o atleta Darlan Romani no Link .

Publicidade

  • Basquete3×3

Em uma apresentação focada na valorização da diversidade e no reconhecimento da potência presente no basquete 3×3, o Sesc Santana recebe atletas das seleções brasileiras masculina e feminina da modalidade, numa atividade que aborda as diversas possibilidades do basquete e as diferentes manifestações relacionadas ao esporte, como a cultura hip-hop. Participam do encontro: Jonatas Julio de Mello, Kawanni Silva Dantas Firmino, Leonardo de Souza “branquinho”, Luana Batista de Souza, Rayane de Freitas Souza de Sant’Anna e William Weihermann. 

Acesse a programação do Sesc Santana no Link .

  • Programação – Grande São Paulo

O público da capital paulista e da Grande São Paulo terá à disposição centenas de atividades para toda da família, tanto nas unidades do Sesc, quanto em espaços públicos e localidades externas.

Confira a programação do projeto Sesc Verão no Link .


 

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário