Programa dá 160 bolsas de curso de TI gratuito e acessível para pessoas com deficiência

Mulher em cadeira de rodas trabalhando no computador. Programa Transforme-se: 160 bolsas de curso de TI gratuito e acessível
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida, em ambiente interno, com mulher em cadeira de rodas trabalhando no computador. Ela tem cabelos pretos longos, usa blusa na cor marrom e está de costas. Na tela do notebook é possível perceber diversos códigos coloridos de programação. A imagem ao fundo está em preto e branco, realçando o contorno tracejado na cor rosa em volta dessa pessoa. (Imagem: Edição de arte. Foto: DCStudio/ Freepik)

Pessoas interessadas em aprender e trabalhar com tecnologia da informação têm até o dia 13 de novembro para se inscrever

Estudo divulgado em 2021 pela Brasscom  (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que até 2025, o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais na área de tecnologia. Para diminuir esse déficit, a Serasa Experian anuncia a 3ª edição do programa Transforme-se, com exclusividade para pessoas com deficiência interessadas em se capacitar e atuar profissionalmente com tecnologia e dados.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    160 bolsas de curso de TI

    Com apoio educacional e tecnológico da Wise Hands – startup que promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o programa está oferecendo 160 bolsas de curso de TI (tecnologia da informação) gratuitas para pessoas com deficiência. Para participar é necessário apresentar laudo médico, ter mais de 18 anos e ensino médio completo. A formação é 100% digital, ao vivo, online e acessível. As inscrições vão até o dia 13 de novembro e devem ser realizadas acessando o link .

    A pessoa selecionada receberá todo o equipamento necessário para as aulas, bem como qualquer tecnologia assistiva que precisar. Com linguagem multiacessível e totalmente inclusiva, o programa permitirá que as pessoas com deficiência se tornem profissionais qualificados, aumentando a empregabilidade em diversas empresas de tecnologia, como a Serasa Experian.

    Programa Transforme-se

    Programa oferecido pela Serasa Experian, o Transforme-se tem o objetivo de desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e grupos sub-representados nas áreas de programação e dados, contribuindo diretamente para inclusão social e a diversidade em um setor em ascensão, que gera oportunidades de emprego no mundo todo. O programa já ofereceu mais de 120 bolsas gratuitas para grupos exclusivos de jovens e mulheres. Apenas um mês após a conclusão do programa, 50% dos bolsistas já conseguiram emprego ou melhoraram sua situação salarial.

    Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019, pouco mais de 530 mil PcDs possuem um vínculo formal de trabalho no regime celetista. Isso representa 1,1% do total das relações formais de trabalho no país. De acordo com os dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as pessoas com deficiência com mais de 15 anos no país, 61,13% não têm instrução ou têm somente o ensino fundamental completo.

    Publicidade

    Aulas, mentoria e oportunidades

    A capacitação online e ao vivo terá início com conhecimentos básicos de informática, possibilitando o ingresso de pessoas sem expertise em tecnologia, e avançando para desenvolvimento nas linguagens Java e Python, introdução a bancos de dados, além de metodologias ágeis. 

    As aulas serão noturnas, três dias por semana, permitindo o equilíbrio com compromissos profissionais e pessoais. O início será no dia 02 de dezembro de 2022 e a duração de até 8 meses. Além das capacitações, os participantes também vão contar com mentorias e treinamentos realizados por funcionários da Serasa Experian para desenvolvimento de competências pessoais. Durante o curso, os bolsistas poderão se candidatar a vagas na Serasa Experian.

    Foto de mulher e de homem em cadeira de rodas, mulher cega e homem negro com aparelho de audição. Transforme-se: Formação em programação e dados para pessoas com deficiência (PcDs).
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte com fotos com filtro na cor pink e sobreposição de texto, no canto esquerdo superior: “Formação em programação e dados para pessoas com deficiência (PcDs). 100% gratuito e acessível. Possibilidade de contratação”. No canto esquerdo inferior tem a foto de mulher em cadeira de rodas; no centro aparece a foto de homem cadeirante e o nome “Transforme-se”; na sequencia está a foto de mulher cega fazendo leitura em braille; na lateral direita, a foto é de homem negro com aparelho de audição. As quatro fotografias estão com filtro na cor pink. (Imagem: Edição de arte. Foto: Divulgação/Transforme-se)

    Curso de TI gratuito e acessível

    “Com esse programa, estamos contribuindo para fechar a lacuna entre o baixo acesso da PcD às oportunidades de trabalho e a alta necessidade de profissionais no mercado de TI. Infelizmente, sabemos que muitos deles acabam ocupando vagas que estão aquém do potencial por falta de experiência e formação. Assim, por meio do Transforme-se, queremos incentivar e desenvolver a formação profissional dessas pessoas para que sejam valorizadas e tenham condições de atuar em posições estratégicas, como a área de tecnologia”, diz o gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Roger Cruz.

    De acordo com o fundador e CEO da Wise Hands, Junior Gaino, a inclusão das pessoas com deficiência depende fundamentalmente da acessibilidade em todas as suas dimensões: arquitetônica, comunicacional e atitudinal.

    “Queremos maximizar a inclusão das PcD no mercado de trabalho, entregando capacitação com acessibilidade e conectando essas pessoas com empresas realmente inclusivas. O projeto da Serasa Experian representa a concretização do nosso propósito e remove uma das principais barreiras relacionadas à inclusão das PcD nas organizações: a educação”, finaliza.

    Sobre a Serasa Experian

    A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.

    Com conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

    Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite o site www.serasaexperian.com.br .

    Publicidade

    Sobre a Experian

    A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

    Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

    Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o hub de conteúdo global  para as últimas notícias sobre a empresa.

    Picture of Rafael F. Carpi
    Rafael F. Carpi

    Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

    LinkedIn
    • Siga nas redes sociais:

    Deixe um comentário