Paula Pfeifer lança ‘Saia do Armário da Surdez’ no Dia Mundial da Audição – 03 de março

Arte colorida com foto e texto: “03 de março, Dia Mundial da Audição. Lançamento do livro Saia do Armário da Surdez, por Paula Pfeifer”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Arte colorida com foto e texto: “03 de março, Dia Mundial da Audição. Lançamento do livro Saia do Armário da Surdez, por Paula Pfeifer”. Na lateral direita da imagem está a foto de Paula, mulher de pele clara com cabelos curtos escuros. Está em pé, com as mãos entrelaçadas abaixo da cintura e sorrindo. Usa calça jeans, casaquinho creme com folhas pretas e camiseta preta com o nome do seu projeto: #SurdosQueOuvem. (Foto: Divulgação. Créditos: Assessoria/Edição JI)

Utilize recursos de Acessibilidade Digital da EqualWeb clicando no botão redondo flutuante, na lateral esquerda. Para a tradução em Libras, acione a Maya, tradutora virtual da Hand Talk , no ícone quadrado à direita. Para ouvir o texto com Audima utilize o player de narração abaixo.

Terceiro livro da fundadora do Surdos que Ouvem, 'Saia do Armário da Surdez' é um guia focado em promover a transformação na vida das pessoas com deficiência auditiva

Quinze por cento da população mundial  tem alguma deficiência. Segundo a OMS, no Relatório Mundial da Audição  lançado em 2021, 1,5 bilhão de pessoas no mundo têm algum grau de perda auditiva e os prejuízos globais da surdez não tratada ultrapassam U$750 bilhões por ano.

Depois de ajudar a transformar milhares de vidas com os livros ‘Crônicas da Surdez’ (finalista do Prêmio Biblioteca Nacional em 2013) e ‘Novas Crônicas da Surdez’, Paula Pfeifer está de volta para quebrar um grande tabu: a vergonha que as pessoas sentem de falar abertamente sobre a sua deficiência auditiva.

O livro ‘Saia do Armário da Surdez’ é um guia prático com 20 passos para os leitores desconstruírem o seu próprio capacitismo e transformarem suas vidas. Em pré-venda na Amazon Kindle, será lançado oficialmente no dia 03 de março, Dia Mundial da Audição, com live no Instagram @cronicasdasurdez .

Capa do livro com o nome Saia do Armário da Surdez e ilustração de pessoa saindo do armário.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem colorida da capa do livro digital. No topo aparece parte do título: “Saia do Armário”. No rodapé, acima do nome da autora Paula Pfeifer, aparece a outra parte do título: “da Surdez”.
No centro capa, a ilustração de uma pessoa com cabelos longos, usando camiseta com pintas de onça e calça azul. Está de braços abertos e saindo, literalmente, de dentro de um armário. Junto dela, a ilustração de arco-íris e outros adereços multicoloridos saem do armário. (Imagem: Reprodução. Créditos: Ilustração de Gian Paolo la Barbera)

A surdez é uma deficiência invisível, o que traz desafios ainda maiores para aqueles que convivem com ela — além das bocas cobertas por máscaras (o que impede a leitura labial), a falta de acessibilidade (legendas) no mundo digital e real. Quase todos pensam que “surdo é só quem não ouve nada”, “surdez é coisa de velho” e “todo surdo usa língua de sinais”. A expressão “Surdos Que Ouvem” – criada pela escritora e que acabou se tornando um poderoso movimento de representatividade — veio para desmitificar a surdez.

Ela tem graus: leve, moderado, severo e profundo. E o mais importante: também tem tratamento e o SUS possui uma das melhores políticas de reabilitação auditiva pública do mundo. Ainda assim, um número gigantesco de pessoas com algum grau de deficiência auditiva reluta em usar aparelhos auditivos ou até mesmo em mostrá-los e falar sobre eles por medo e vergonha.

Doze anos após a criação do site Crônicas da Surdez , que se tornou referência para PCDs, pais, professores e profissionais da saúde de todo o Brasil, o ‘Saia do Armário da Surdez’ é lançado como uma ferramenta preciosa para aqueles que estão fartos de tentar esconder a sua deficiência e ansiosos por retomar o protagonismo de suas próprias vidas.

Livro “Saia do Armário da Surdez”

  • Preço: R$ 49,00
  • Em pré-venda exclusiva na Amazon Kindle
  • Apenas em versão digital (não haverá livro impresso)
  • 91 páginas
  • Lançamento oficial: 03/3, Dia Mundial da Audição, com Live no Instagram @cronicasdasurdez às 21hs
  • Ilustração da capa: Gian Paolo la Barbera

BIO DE PAULA PFEIFER

Paula Pfeifer  é uma surda que ouve através de dois ouvidos biônicos. Cientista social, é criadora do movimento #SurdosQueOuvem (do TEDx Talks  homônimo), venceu o Facebook Community Leadership Program  e recebeu aporte de U$1 milhão para criar e executar o projeto de mesmo nome em 2019. Lidera a maior comunidade de pessoas com deficiência auditiva usuárias de tecnologias auditivas da América Latina; é membro do World Hearing, Fórum da Organização Mundial de Saúde; e Coordenadora da Unidade de Trabalho de Usuários de Tecnologias Auditivas, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. É escritora (com três livros publicados em três línguas) e palestrante (US Embassy, Google, Facebook, CCBB, AmCham, TEDx Talks, Avon, TIM, Itau, Bradesco Seguros, SESC, FEDERAMINAS, Creditas, Rayovac, Oticon Medical, Advanced Bionics etc). Seu trabalho de advocacia pró-reabilitação auditiva já foi reconhecido nos principais veículos de comunicação do país (BBC, O Globo, Vogue, Veja, Estadão, Zero Hora, Marie Claire, Programa Conversa com Bial (TV Globo), Correio do Povo, entre outros).

Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

• Siga nas redes sociais:

Deixe um comentário