Programa Desenvolve 2024: Cursos gratuitos em Tecnologia para Pessoas com Deficiência

Pessoa em cadeira de rodas usando um computador em uma biblioteca. Programa Desenvolve 2024.
Com inscrições até sexta-feira (08), edição do Programa Desenvolve 2024 oferece uma variedade de cursos gratuitos na área de tecnologia, com destaque para nova trilha de aprendizado em mobile. (Foto: Freepik)

Iniciativa do Grupo Boticário, em parceria com ASID Brasil e Alura disponibiliza 210 vagas em cursos de seis meses, com início em janeiro de 2024.

O Programa Desenvolve 2024, resultado da parceria entre o Grupo Boticário, Alura e ASID Brasil, está disponibilizando 210 vagas destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência. Com duração de seis meses, o programa, ministrado de forma remota, oferece sete trilhas de cursos na área de tecnologia, como Dados, DevOps, Marketing Digital, Mobile, Segurança da Informação, UX e Web FullStack. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro neste link , com o início dos cursos previsto para janeiro de 2024.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Inclusão e Qualificação: Transformando Vidas

A iniciativa do Programa Desenvolve representa uma oportunidade de qualificação e mudança de cenário para um público frequentemente subrepresentado no mercado de trabalho. Conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2018, os cargos ocupados por pessoas com deficiência no Brasil muitas vezes carecem de exigência educacional mais elevada e oferecem poucas oportunidades de crescimento profissional.

João Miron, líder de projetos da ASID Brasil, destaca que o Programa Desenvolve visa quebrar barreiras, oferecendo oportunidades reais de inclusão no mercado de trabalho, especialmente na área de tecnologia. Essa iniciativa busca atenuar uma realidade em que pessoas com deficiência enfrentam desafios consideráveis na obtenção de formação acadêmica e inserção em empregos mais qualificados.

“O acesso às iniciativas de desenvolvimento e inclusão no mercado de trabalho são pilares fundamentais para a quebra do ciclo de exclusão enfrentado por pessoas com deficiência. O Programa Desenvolve 2024 representa um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, oferecendo oportunidades reais para o desenvolvimento profissional e pessoal desse público”, afirma o líder da ASID Brasil.

Enfretamento de Desafios Educacionais e Profissionais

Os números revelam a lacuna educacional enfrentada por pessoas com deficiência: apenas 5% dessa população possui Ensino Superior completo no Brasil, e somente 0,7% dos alunos matriculados em cursos de graduação são pessoas com deficiência, conforme dados mais recentes do IBGE e do Censo de Educação Superior . Paralelamente, o país enfrenta uma carência de 60 mil profissionais qualificados na área de tecnologia.

O Programa Desenvolve surge como uma oportunidade significativa para alterar essa realidade, proporcionando capacitação específica em tecnologia para pessoas com deficiência, abrindo caminhos para uma inserção mais ampla e inclusiva no mercado de trabalho.

Publicidade

Como Funciona o Programa Desenvolve 2024

As pessoas participantes do Programa Desenvolve 2024 terão acesso a aulas remotas com uma carga horária semanal de 20 horas, oferecendo flexibilidade para os estudantes. Além dos cursos de tecnologia, os inscritos terão a oportunidade de acessar cursos de idiomas, contribuindo para uma formação mais abrangente. Ao final do programa, os participantes formados serão integrados ao banco de talentos do Grupo Boticário, tornando-se elegíveis para futuras oportunidades de emprego.

Processo de Inscrição

As inscrições estão abertas até o dia 8 de dezembro. O processo seletivo conta com fluxos distintos para pessoas com e sem deficiência, assegurando uma avaliação inclusiva. Os candidatos com deficiência podem optar por um processo adaptado às suas necessidades, eliminando a etapa de envio de vídeo. Além disso, a renda familiar máxima deixa de ser um critério para a elegibilidade dos candidatos com deficiência.

Serviço

Programa Desenvolve 2024

Data: Até sexta-feira, dia 08 de dezembro
Insctições e informações: https://bit.ly/ProgramaDesenvolve2024
Cursos gratuitos e online: 210 vagas para pessoas com deficiência

ASID Brasil: Promovendo Inclusão Social

A ASID Brasil é uma plataforma dedicada à inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência. Atuando desde 2010, a organização idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo o território nacional. Com mais de 120 mil pessoas impactadas e reconhecimentos como Melhores ONGs Época e United People Global, a ASID Brasil se destaca pelo compromisso em gerar oportunidades para pessoas com deficiência e suas famílias, incentivando novas tecnologias sociais. Mais detalhes sobre a ASID Brasil podem ser encontrados neste link .

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário