Curso de inclusão digital para idosos no CEUB tem inscrições gratuitas até 15 de agosto

Homem de pele preta usando o computador. Sobreposição de texto. No canto esquerdo superior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em ambiente interno com sobreposição de texto. No canto esquerdo superior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos”. Fotografia de homem de pele preta com cabelos raspados. Está em frente ao computador, pensativo, segurando uma caneta encostada na testa. Usa óculos de grau, blazer azul e camisa quadriculada. (Imagem: Edição de arte. Foto: Freepik. Créditos: DCStudio)

Realizado pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), o Curso de Informática Básica para a Comunidade 60+ ensina noções de informática e orientações de combate às Fake News

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está com inscrições abertas para curso gratuito de noções básicas de informática e de internet voltado para pessoas idosas. As matrículas para o projeto de extensão ‘Curso de Informática Básica para a Comunidade’ podem ser feitas até 15 de agosto neste link . A iniciativa envolve docentes e alunos dos cursos de Computação e Engenharias.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Curso de inclusão digital para idosos

O programa universitário inclui também orientações sobre o dia a dia das redes sociais no celular e em computadores. As aulas terão início no final de agosto, nos laboratórios de informática do Centro Universitário, nos Campus Asa Norte e Taguatinga. Com duração de um semestre e aulas aos sábados das 9h às 12h, o curso abordará os seguintes conteúdos:

Desinformação e Fake News, Ferramentas Google, Sistemas Operacionais com foco no Windows, Internet, Mobile, Word, Excel e Power Point. Os alunos passarão por uma avaliação geral, que garante a entrega do certificado no fim do curso.

Oferecido todo início de semestre letivo, o curso de inclusão digital aberto à comunidade 60+ é de responsabilidade da coordenação da Ciência da Computação do CEUB, com auxílio de outros coordenadores, alunos e monitores alunos em cumprimento às horas de atividades complementares e de estágio.

Lições de cidadania e acesso à informação

Responsável pela ação, o professor de Ciência da Computação Santana Pereira destaca que o projeto de extensão acadêmica vai além do comprometimento da instituição com a educação de qualidade de seus alunos. Segundo ele, a iniciativa é responsável por cultivar lições de cidadania e acesso à informação, visando atender da melhor forma o público externo.

“A realização deste curso de informática se justifica pela necessidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação de Ciência da Computação, alinhado com o objetivo de formar cidadãos conscientes do seu papel social e incentivar o voluntariado entre os alunos, proporcionando uma forma de interagir com pessoas de outras gerações”, reforça Santana.

Casal de idosos sorri em frente ao computador. No canto direito inferior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos no CEUB”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em ambiente interno com sobreposição de texto. No canto direito inferior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos”. Fotografia com casal de idosos em frente ao computador. À esquerda, homem preto com cabelos grisalhos sorri e abraça a esposa. Usa camisa rosa e óculos de grau. À direita, mulher branca com cabelos grisalhos sorri, segura o rosto do marido e uma folha de papel. Usa camisa azul. (Imagem: Edição de arte. Foto: Pexels. Créditos: Kampus Production)

Aulas presenciais para idosos no CEUB

Com vagas limitadas, o curso de Informática Básica do CEUB terá turmas presenciais de até 50 alunos. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o calendário das aulas por e-mail e WhatsApp. O início da capacitação está previsto para 20 de agosto, com o término em 17 de dezembro. 

Para participar do curso é exigido o uso de e-mail da plataforma Google no ato da inscrição, para auxiliar o acesso às reuniões online via Meet. Para receber o certificado ao fim da jornada, é obrigatório registrar presença em 75% das aulas e aprovação na avaliação final.

Publicidade

Inclusão digital é um desafio no Brasil

De acordo com estudo realizado pela TIC Domicílios, as pessoas que permanecem longe do universo digital possuem alguma motivação: 31% por falta de interesse, 22% por não saberem usar o computador e 10% por considerarem, simplesmente, sem necessidade. Ou seja: as duas barreiras mais básicas, desinteresse ou desconhecimento, envolvem 63% da população brasileira.

Há uma relação clara entre a falta de acesso ao digital e a baixa escolaridade. A proporção de pessoas que nunca operaram um computador ou um smartphone é 20 vezes maior entre aquelas sem o ensino fundamental completo. A pesquisa também aponta que a partir dos 30 anos, o acesso à inclusão digital diminui gradualmente conforme a idade. O único atributo que não suscita grandes diferenças é o gênero: 21,5% dos homens não acessaram a internet nos últimos três meses, entre 19,5% das mulheres.

Serviço

CEUB oferece curso de informática para idosos

Inscrições: Até dia 15 de agosto
Link: https://forms.gle/Kq7wg6coxcXMrMkv5
Aulas: De 20/08 a 17/12/2022
Local: CEUB – Campus Asa Norte e Taguatinga

Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário